Anúncio
Hospedagem de sites ilimitada superdomínios
Revista Cariri
  • Início
  • Últimas
  • Regionais
    • Crato
    • Barbalha
    • Juazeiro do Norte
    • Cariri
  • Segurança
  • Brasil
  • Política
    • Análises
  • Saúde
  • Classe A Rádio Hits
  • Rádio Forró das Antigas
  • Contato

Sem Resultado
Ver resultados
  • Início
  • Últimas
  • Regionais
    • Crato
    • Barbalha
    • Juazeiro do Norte
    • Cariri
  • Segurança
  • Brasil
  • Política
    • Análises
  • Saúde
  • Classe A Rádio Hits
  • Rádio Forró das Antigas
  • Contato
Sem Resultado
Ver resultados
Revista Cariri
Sem Resultado
Ver resultados
PUBLICIDADE

Mas é lógico! – Por J. Flávio Vieira

Colunista escreve semanalmente no Revista Cariri

21 de março de 2021
Mas é lógico! – Por J. Flávio Vieira
PUBLICIDADE

O Delegrado Sigisfredo Capanema chamou os dois soldados sob sua autoridade, Quintiliano e Severo, e ordenou que detivessem e trouxessem coercitivamente para depoimento o Mestre de Obras Jonevraldo Gambiarra. Recebera, pela manhã, uma queixa crime do Coronel Anfrízio Maia contra ele e queria pôr tudo em pratos limpos, com máxima urgência.

— Tragam Jonefraldo aqui, imediatamente! Se não quiser vir por bem, que venha sob força de pesqueiro, de solavanco e de sabacu!

A soldadesca espreguiçou-se e bocejou. Não estava habituada a ações heroicas, a campanas desvairadas. Quintiliano e Severo tinham no seu portfolio, como atividades mais perigosas, a prisão de Jojó Fubuia, quando se excedia na mendraca e um ou outro arranca rabo, aquieta-arreda, em desavença de marido com mulher. Só. De posse da ordem formal de Sigisfredo, partiram, meio ressabiados, prontos a cumprir aquela que foi denominada, pelo próprio delegado de Operação Sibito Baleado. Imaginaram que fazia referência à magreza do perseguido, cabra chupado, de canela fina, pescoço de girafa desnutrida e que não tinha carne sobre os ossos suficiente pra encher um pastel de vento. Mesmo assim, Quintiliano e Severo, desacostumados com as ações policiais de confronto, saíram com a purga detrás da orelha. E se o homem resistisse? Se quisesse botar boneco e confrontar a autoridade estabelecida? De comum acordo, combinaram que, nesse caso, o ideal era pedir para ele capar o gato, ganhar o bredo e eles lavrarem o relatório explicando que o meliante tinha se evadido.

Macaco velho, não mete a mão em cumbuca! Diplomaticamente, para evitar conflitos desnecessários, Quintiliano e Severo abordaram Gambiarra, em casa, com uma técnica de dissuasão chamada de “Cerca-Lourenço”. Quem quer pegar galinha não diz Xô! — pensaram com prudência. Soltaram então a lábia, com língua de camurça, pedindo a Jonevraldo para segui-los até a delegacia. O sargento Sigisfredo estava precisando, urgentemente, da sua valiosa contribuição para elucidar um caso cabeludo e que suas informações, imprescindíveis ao bom andamento do inquérito, transcorreriam em absoluto segredo de justiça e que ele, inclusive, poderia ser premiado, se tudo se solucionasse a contento. Gambiarra ainda titubeou, estava de saída para o trabalho, mas, diante de tão alvissareiro convite, acompanhou os dois milicos até a delegacia.

Em lá chegando, diante do delegado, descobriu que a historinha não era bem aquela que lhe tinham contado. Um Capanema, grosso como apito de navio, informou-lhe que tinha recebido uma denúncia do Cel. Anfrízio Maia sobre um trabalho desmantelado que Gambiarra tinha feito na casa dele e, aberto o processo indenizatório, antes de levar às barras dos tribunais, queria ouvir a versão dele sobre o ocorrido. Para o seu próprio bem, contasse tudo tim-tim por tim-tim se não quisesse levar, antes, uns conselhos no lombo para ir tomando tento.

— Gambiarra, que trabalho você empeleitou com o Coronel?

— Ele me encomendou o conserto de um muro da casa dele que tinha caído uma parte por causa da chuva.

— E como se justifica, seu Zé Mané, a falta d´água que, desde este dia, tem acontecido na casa do homem?

— Azar muito! Quando eu tava ajeitando o muro, o resto desmoronou, e derrubou aquele pé de Timbaúba que tem defronte da casa do coronel. Pois num é que o tronco quebrou e a Timbaúba resolveu cair logo por cima da caixa d’água de cinco mil litros e tudo veio abaixo?

— A inundação tá explicada, e o incêndio, meu amigo, tu tá doido? Como diabo é que se explica?

— O diabo do fio elétrico do poste defronte caiu em cima do banheiro de palha do coronel e, dali, para o fogo tomar conta da casa foi um pulo!

— Por causa de um pedaço de muro, o coronel ficou sem a caixa d´água, sem a Timbaúba e sem a casa? É isso, seu irresponsável? Que diabo de profissional é você?

— Num me incrimine não, seu delegado! Tive culpa não! Foi o muro! Se não tivesse ventando tanto, também não tinha o fogo se espalhado para as três casa vizinhas e para a torre da igreja e a prefeitura!

— O que? Que profissional é você? Seu fogo-pagou!

— Num brigue comigo não, já lhe disse: não tive culpa! A responsabilidade do desmantelo é do muro, da Timbaúba, da caixa d´água, do fio elétrico e do vento. Eu sou só especialista em Logística, tendeu?

Por J. Flávio Vieira, médico e escritor

*Este texto é de inteira responsabilidade do autor e não reflete, necessariamente, a opinião do Revista Cariri

Revista Cariri Recomenda

Os perigos silenciosos de uma noite mal dormida – Por Mirta Lourenço
Colunistas

Os perigos silenciosos de uma noite mal dormida – Por Mirta Lourenço

6 de dezembro de 2025
Três questões anuladas, uma confiança destruída – Por Mirta Lourenço
Colunistas

Três questões anuladas, uma confiança destruída – Por Mirta Lourenço

22 de novembro de 2025
Agricultores de estrelas – Por Alexandre Lucas
Colunistas

Agricultores de estrelas – Por Alexandre Lucas

20 de novembro de 2025
Ceará é o 2º estado do Nordeste com mais inscrições confirmadas no Enem 2025
Colunistas

Segundo dia do Enem: Presença, Foco e Futuro – Por Mirta Lourenço

15 de novembro de 2025
Próximos
Edson Montenegro, ator de Cidade de Deus, morre de Covid-19 aos 63 anos

Edson Montenegro, ator de Cidade de Deus, morre de Covid-19 aos 63 anos

Há 5 dias sem reconhecer Biden como presidente eleito dos EUA, Bolsonaro diz que precisa ‘ter pólvora’ contra sanção por causa da Amazônia

Bolsonaro derrete: crise da Covid, efeito Lula e auxílio desidratado ameaçam base do governo no Congresso

STF decide que vacina contra a Covid pode ser obrigatória, mas não forçada

Ministério da Saúde autoriza que vacinas armazenadas para 2ª dose sejam aplicadas como 1ª dose

Mais Lidas

  • Investimento bilionário impulsiona infraestrutura elétrica no Ceará; cidades do Cariri serão contempladas

    Investimento bilionário impulsiona infraestrutura elétrica no Ceará; cidades do Cariri serão contempladas

  • IBGE amplia prazo de inscrições e altera cronograma de seleção com 9.590 vagas temporárias

  • Transnordestina tem 100% das obras autorizadas no trecho do Ceará

  • Instrutores autônomos no Crajubar se credenciam para novo modelo de formação de condutores

  • Dupla é presa por receptação e celular furtado é recuperado em Barbalha

© Revista Cariri - Desenvolvido por Clik Design.

Sem Resultado
Ver resultados

© Revista Cariri - Desenvolvido por Clik Design.

Controle sua privacidade
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
WhatsApp chat