O Plano de Operacionalização para Vacinação contra a Covid-19, da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), sugere aos municípios o início da vacinação de idosos a partir de 72 anos para este sábado (20). O documento foi atualizado nesta quinta-feira (18).
Pela projeção, todas as faixas etárias de idosos seriam vacinadas no Ceará até o dia 24 de abril, de forma escalonada. Contudo, o avanço de fase dependerá da chegada de novas vacinas e da etapa em que se encontra o município.
Confira o calendário indicado no plano:
O documento ressalta que o calendário é uma sugestão “para facilitar o agendamento e organização da vacinação” pelos municípios.
Mais de 75% dos grupos prioritários da Fase 1 do Programa Nacional de Imunização (PNI) já foram vacinados no Estado, fato que permite o avanço.
Conforme a Sesa anunciou na última quarta-feira, (17), Fortaleza e outros 80 municípios já podem seguir à segunda fase da vacinação contra a Covid-19.
De acordo com a pasta, a previsão ficou definida durante reunião com a Comissão Intergestores Bipartite do Ceará (CIB/CE).
A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) informou que Fortaleza ainda está na primeira etapa da campanha. Quando todos os idosos acima de 75 anos forem alcançados, ocorrerá a ampliação para as demais faixas, gradativamente.
Pedido do MP
Nesta quarta-feira (17), os Ministérios Públicos Federal (MPF), do Estado (MPCE) e do Trabalho (MPT) entraram com uma ação na Justiça do Ceará para obrigar o Ceará a iniciar imediatamente a vacinação contra a Covid-19 de todos os idosos.
Atualmente, estão sendo imunizados os profissionais de saúde, pessoas institucionalizadas e aquelas acima de 75 anos. Recentemente, o Estado liberou o cadastramento para adultos a partir dos 18 anos, apontando para a possibilidade de iniciar a próxima etapa da imunização, que contempla os idosos a partir de 60 anos.
A expectativa é de que ocorra a ampliação da faixa etária desta população-alvo, mas isso dependerá de cada cidade. Em Aracati, no Litoral Leste do Estado, a aplicação da vacina de idosos a partir de 60 anos começará nesta sexta-feira (19).
Fonte: Diário do Nordeste