Anúncio
Hospedagem de sites ilimitada superdomínios
Revista Cariri
  • Início
  • Últimas
  • Regionais
    • Crato
    • Barbalha
    • Juazeiro do Norte
    • Cariri
  • Segurança
  • Brasil
  • Política
    • Análises
  • Saúde
  • Classe A Rádio Hits
  • Rádio Forró das Antigas
  • Contato

Sem Resultado
Ver resultados
  • Início
  • Últimas
  • Regionais
    • Crato
    • Barbalha
    • Juazeiro do Norte
    • Cariri
  • Segurança
  • Brasil
  • Política
    • Análises
  • Saúde
  • Classe A Rádio Hits
  • Rádio Forró das Antigas
  • Contato
Sem Resultado
Ver resultados
Revista Cariri
Sem Resultado
Ver resultados
PUBLICIDADE

Após Governo decretar lockdown no Ceará, prefeitos mudam discurso e defendem medida como necessária

Grandes municípios comandados pela oposição vinham apostando em medidas menos restritivas, mas pregam o cumprimento da nova determinação

12 de março de 2021
Após Governo decretar lockdown no Ceará, prefeitos mudam discurso e defendem medida como necessária

Em Juazeiro do Norte, o prefeito Glêdson Bezerra revogou decreto municipal que, segundo ele, "perder a razão de existir" com o lockdown (Foto: Toni Sousa)

PUBLICIDADE

Com baixa adesão à recomendação dada no início do mês, o governador Camilo Santana (PT) decretou lockdown por uma semana em todos os municípios do Estado. Prefeitos de oposição, que tentaram até então barrar o avanço do coronavírus com medidas menos restritivas, acabam, agora, reconhecendo o isolamento social rígido como necessário no atual momento da pandemia de Covid-19.

A decisão do governador de decretar lockdown em todos os municípios do Estado a partir desde sábado (13) não gerou contestações públicas de prefeitos cearenses, inclusive de opositores da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) que demonstraram resistência à medida, quando ela era apenas uma recomendação do Governo no decreto que estabeleceu o fechamento das atividades em Fortaleza desde o último dia 5.

Caucaia, Maracanaú e São Gonçalo do Amarante, alguns dos maiores municípios comandados por opositores, não haviam decretado lockdown, mas agora estão sujeitos ao novo decreto, que vale até o dia 21.

Em São Gonçalo do Amarante, o prefeito Professor Marcelão (Pros) admitiu a necessidade da medida. “Nosso município seguirá o novo decreto do Governo do Estado, que estabelece isolamento social rígido em todo o território cearense. Tentamos equilibrar o problema com os grupos que sofrem com a pandemia, mas o atual momento, com o aumento do número de casos de Covid-19, exige medidas mais duras”, afirmou.

Reconhecendo o impacto econômico do decreto, o prefeito prometeu auxílio aos comerciantes. “Enviaremos para a Câmara Municipal um pacote de medidas compensatórias para o setor com caráter urgente urgentíssimo”.

Medida antecipada em Caucaia
Já em Caucaia, antes mesmo do anúncio do lockdown estadual, o prefeito Vitor Valim (Pros) já havia decidido ceder à recomendação do Governo, anunciando, pelas redes sociais, isolamento rígido para o município a partir desta sexta-feira (12). O gestor reconheceu que o último decreto, que ampliava medidas de restrição como o toque de recolher, mas não determinava fechamento de atividades, não foi suficiente.

“A Prefeitura de Caucaia estabeleceu, no último dia 4 de março, um decreto com o objetivo de unir ciência e economia. Tentamos de todas as maneiras evitar um fechamento mais restrito, porém, por conta de uma série de motivos, entre eles a falta de colaboração de muitas pessoas, o aumento de pacientes em nossos equipamentos de saúde, a carência de leitos no município, mesmo com o recente aumento em nossa capacidade de atendimento em UTI, realidade essa observada em todo o estado, decidimos que estava na hora de tomar uma atitude mais intensa. Nesse momento, o mais importante é preservar vidas”, afirmou o prefeito.

Em Maracanaú, embora os leitos de UTI para Covid-19 já estejam 100% ocupados, o prefeito Roberto Pessoa (PSDB) também não havia aderido ao lockdown até a decisão do governador pelo isolamento rígido estadual.

“A Prefeitura de Maracanaú irá seguir as determinações do decreto estadual do Governo do Ceará, pois se aplica a todos os municípios cearenses”, disse a Prefeitura por meio da assessoria de comunicação.

Para o presidente da Associação de Municípios do Estado do Ceará (Aprece), o prefeito de Chorozinho, Júnior Castro (PDT), o momento deve ser de união.

“Ao longo das últimas semanas, temos acompanhado um aumento considerável nos casos de coronavírus no nosso Estado, o que fez com que o nosso governador Camilo Santana instituísse medidas de isolamento social rígido em todos os municípios do Ceará”, disse.

“Teremos a missão de fazer com que essas medidas sejam efetivamente cumpridas nos municípios e gostaríamos de contar com a participação de toda a população e das equipes de Segurança Pública, pois só assim teremos a diminuição da circulação desse vírus em nosso estado”, completou.

Bebidas alcoólicas em Juazeiro
Juazeiro do Norte é outro município que vinha se posicionando contrário ao lockdown. Na última terça-feira (9), o prefeito Glêdson Bezerra (Podemos) encabeçou o movimento de gestores do Cariri que decidiram pela não adesão da região ao isolamento social rígido.

Agora, além de ter que cumprir o decreto estadual a partir de amanhã, o município também revogou decreto que proibia venda de bebidas alcoólicas, medida que havia sido tomada como alternativa ao lockdown na tentativa de barrar o avanço do coronavírus. Segundo o prefeito, o decreto “perdeu a razão de existir”.

“A nossa finalidade era tentar achatar a curva de contágio, bem como evitar as festas clandestinas, as aglomerações de pessoas, e também evitar acidentes de trânsito nesse período gravíssimo, evitando assim a lotação por consequência a lotação nas unidades clínicas e unidades de UTI. Contudo, quando o Governo do Estado decreta o lockdown, fica restrito o trânsito de pessoas nas ruas”, justificou.

“As pessoas só vão poder se descolar em caráter excepcional. Consequentemente, não há que falar em venda de bebida, porque ninguém vai poder andar nas ruas, salvo em situação de extrema necessidade”, disse Glêdson.

Por Flávio Rovere

Fonte: Diário do Nordeste

Revista Cariri Recomenda

PGR denuncia Bolsonaro e aliados por tentativa de golpe de Estado
Política

Bolsonaro passará por perícia médica nesta quarta-feira, após determinação do STF

16 de dezembro de 2025
Moraes determina início do processo para extradição de Ramagem, foragido nos EUA
Política

Moraes determina início do processo para extradição de Ramagem, foragido nos EUA

16 de dezembro de 2025
Defesa pede cirurgia urgente e prisão domiciliar para Bolsonaro após piora no quadro de saúde
Política

Defesa pede cirurgia urgente e prisão domiciliar para Bolsonaro após piora no quadro de saúde

15 de dezembro de 2025
Justiça condena Bolsonaro e União a pagar R$ 1 milhão por falas racistas
Política

Defesa afirma que exame confirma duas hérnias inguinais em Bolsonaro e reforça pedido de cirurgia ao STF

15 de dezembro de 2025
Próximos

Mortes por Covid-19 no Brasil ficam acima de 2 mil pelo 3º dia seguido

Fachin mantém condenações de Lula anuladas e envia caso ao plenário

Fachin mantém condenações de Lula anuladas e envia caso ao plenário

Vacina de Oxford será testada em crianças e adolescentes

Ceará deve receber novo lote de vacinas contra a Covid-19 na próxima semana, diz Camilo

Mais Lidas

  • Fui bloqueado no WhatsApp. Como desbloquear?

    Fui bloqueado no WhatsApp. Como desbloquear?

  • Auxílio Catador terá novo edital em 2026 com mais de 3,6 mil vagas no Ceará

  • Anvisa aprova uso de semaglutida para tratamento de gordura no fígado com inflamação

  • Moraes determina início do processo para extradição de Ramagem, foragido nos EUA

  • Bolsonaro passará por perícia médica nesta quarta-feira, após determinação do STF

© Revista Cariri - Desenvolvido por Clik Design.

Sem Resultado
Ver resultados

© Revista Cariri - Desenvolvido por Clik Design.

Controle sua privacidade
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
WhatsApp chat