Procuradores de Justiça das cidades de Juazeiro do Norte, Barbalha e Crato, na Região do Cariri, afirmaram nesta quinta-feira (11) que os três municípios vão proibir a venda de bebidas alcoólicas e consumo em estabelecimentos comerciais, como restaurantes e hotéis, tanto em ambientes fechados, quanto abertos.
Conforme ficou decidido em reunião de procuradores das três cidades nesta quinta, Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha vão editar e publicar decretos semelhantes com as medidas restritivas. O objetivo é coibir festas clandestinas que têm gerado aglomeração.
Em entrevista, procuradores afirmaram que o decreto deve ser publicado ainda nesta quinta e passa a valer à 0h desta sexta-feira (12). As medidas ficam em vigor até 19 de março.
O decreto das três cidades também vai determinar:
• apenas 50% da capacidade dos bancos dos ônibus devem ser utilizados;
• templos religiosos só vão poder funcionar com 30% do público;
• agências bancárias terão seus horários estendidos para atender a população.
Cidades sem lockdown
As medidas foram determinadas dois dias após os prefeitos da região Cariri decidirem por não adotar medidas de isolamento mais rígidas, o lockdown.
O resultado da votação entre os gestores das cidades foi de 17 contra medidas mais rígidas e 10 a favor.
Técnicos da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) participaram da reunião e alertaram aos gestores dos riscos de não adesão às medidas. Eles argumentaram que com a rapidez de transmissão do novo coronavírus nesta segunda onda em todo o Ceará, a rede de assistência pode colapsar.
Fonte: G1 CE