Anúncio
Hospedagem de sites ilimitada superdomínios
Revista Cariri
  • Início
  • Últimas
  • Regionais
    • Crato
    • Barbalha
    • Juazeiro do Norte
    • Cariri
  • Segurança
  • Brasil
  • Política
    • Análises
  • Saúde
  • Classe A Rádio Hits
  • Rádio Forró das Antigas
  • Contato

Sem Resultado
Ver resultados
  • Início
  • Últimas
  • Regionais
    • Crato
    • Barbalha
    • Juazeiro do Norte
    • Cariri
  • Segurança
  • Brasil
  • Política
    • Análises
  • Saúde
  • Classe A Rádio Hits
  • Rádio Forró das Antigas
  • Contato
Sem Resultado
Ver resultados
Revista Cariri
Sem Resultado
Ver resultados
PUBLICIDADE

Governo do Ceará supera meta e capacita mais de 300 profissionais de saúde para uso do capacete Elmo

Testes clínicos mostram que o equipamento pode reduzir em 60% a necessidade de internações em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI)

22 de fevereiro de 2021
Governo do Ceará supera meta e capacita mais de 300 profissionais de saúde para uso do capacete Elmo

(Foto: Jackson de Moura/Governo do Ceará)

PUBLICIDADE

Para utilizar o capacete Elmo como alternativa de tratamento em quadros de insuficiência respiratória hipoxêmica, a Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), vinculada à Secretaria da Saúde do Estado, já realizou capacitações presenciais de mais de 300 profissionais de saúde da rede pública para uso do dispositivo. Os treinamentos do suporte foram planejados, inicialmente, para capacitar 285 profissionais de saúde da rede pública até março. A meta foi atingida em menos de dois meses.

Iniciadas em dezembro de 2020, as formações possibilitam aos treinados o desenvolvimento das competências técnica e educacional para manejo adequado do aparelho e para que se tornem multiplicadores do aprendizado aos demais profissionais que atuam na linha de frente no combate à Covid-19.

As capacitações são voltadas para médicos, enfermeiros, fisioterapeutas e engenheiros clínicos, e acontecem no Centro de Simulação Realística da ESP/CE, espaço que permite, em ambiente simulado, o desenvolvimento de habilidades clínicas. Dividida em etapas, a formação contempla a discussão de conteúdo teórico sobre o funcionamento do Elmo, apresentado por um instrutor, a aplicação do aparelho e as habilidades que os profissionais precisam desenvolver, além da experiência prática do manejo do equipamento.

Nesta fase, o treinamento é dividido em estações de habilidades com um passo-a-passo do uso que envolve a montagem, utilização no paciente simulado – representado por um ator -, desmontagem e desinfecção do dispositivo. O instrutor demonstra as habilidades a serem desenvolvidas em cada estação para, em seguida, os profissionais em treinamento praticarem, sob supervisão, a aplicabilidade do Elmo.

“O uso dessas estratégias, principalmente do treinamento de habilidades in situ, ou seja, presencialmente, e com a presença de um paciente simulado (ator), é o principal diferencial dessa capacitação, o que a torna muito mais eficaz em termos de desenvolvimento de habilidades e competências no manejo do sistema Elmo”, explica José Batista Tomaz, supervisor do Centro de Desenvolvimento Educacional em Saúde da ESP/CE.

Os profissionais capacitados finalizam a formação satisfeitos. “O treinamento possui uma estratégia muito interessante. Além da parte teórica, a gente já consegue aplicar nas situações práticas. O ator, por exemplo, realmente simula situações do cotidiano da assistência e aí a gente já aprende o que pode ocorrer no leito”, destaca Denise Fernandes, enfermeira da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Jangurussu.

Nessa abordagem de treinamento de habilidades, em um turno os profissionais já saem prontos para utilizar o Elmo como alternativa de tratamento e podem repassar os conhecimentos adquiridos a outros colegas. “O treinamento é objetivo. Dá a oportunidade de podermos participar, pois, como somos da assistência, não é necessário nos ausentarmos por muito tempo neste momento da pandemia. Saímos da ESP prontos para aplicar o Elmo na unidade e cuidar da população”, ressalta Marco Aurélio Pinheiro, médico da UPA do Jangurussu.

(Foto: Tatiana Fortes/Governo do Ceará)

Formações
As formações continuam sendo realizadas em turmas formadas para cada turno, de terça a quinta-feira. Gestores podem buscar informações sobre capacitação de profissionais para unidades de saúde da rede pública por meio do e-mail treinamentoelmo@gmail.com. Para a rede privada, o contato é comercial@esp.ce.gov.br.

No momento, a ESP/CE prepara o treinamento de habilidades do capacete Elmo na modalidade à distância e com suporte online para atender unidades de saúde do interior do Ceará e de outros Estados.

Força-tarefa
Testes clínicos realizados com o Elmo mostram que o capacete pode reduzir em 60% a necessidade de internações em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). O projeto do equipamento foi idealizado e desenvolvido pelo Governo do Ceará, por meio da Sesa, ESP/CE e Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai/Ceará), Universidade Federal do Ceará (UFC) e Universidade de Fortaleza (Unifor), com o apoio do Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH) e Esmaltec.

O treinamento de habilidades do equipamento Elmo conta também com o apoio da Santa Casa da Misericórdia de Fortaleza e do Centro Universitário Estácio do Ceará.

Revista Cariri Recomenda

Infectologistas explicam mitos e verdades sobre as vacinas
Coronavírus

Ceará é o primeiro estado do Nordeste com melhor desempenho na vacinação bivalente contra Covid-19 e o terceiro do País

22 de dezembro de 2023
Brasil recebe 1,4 milhão de doses da nova vacina contra Covid; saiba tudo sobre o imunizante
Coronavírus

Casos de Covid-19 aumentam em estados do Nordeste, segundo Fiocruz

14 de dezembro de 2023
Covid-19 e gripe: Comitê de Enfrentamento à Pandemia agenda “Dia D” de vacinação
Coronavírus

Com casos de Covid-19 em alta, Crato reabre Centro de Testagem

12 de dezembro de 2023
Sesa recomenda segunda dose da vacina bivalente para grupos prioritários; veja quais
Coronavírus

Sesa recomenda segunda dose da vacina bivalente para grupos prioritários; veja quais

8 de dezembro de 2023
Próximos
Desaprovação de Bolsonaro atinge 51,4%, aponta pesquisa CNT

Desaprovação de Bolsonaro atinge 51,4%, aponta pesquisa CNT

Ciopaer realiza transporte de bebê com cardiopatia de Barbalha para Fortaleza; veja vídeo

Ciopaer realiza transporte de bebê com cardiopatia de Barbalha para Fortaleza; veja vídeo

Fisioterapeuta barbalhense morre 10 dias após acidente de carro

Fisioterapeuta barbalhense morre 10 dias após acidente de carro

Mais Lidas

  • Fui bloqueado no WhatsApp. Como desbloquear?

    Fui bloqueado no WhatsApp. Como desbloquear?

  • Peter Greene, ator de ‘Pulp Fiction’ e ‘O Máscara’, morre aos 60 anos em Nova York

  • Ceará realiza maior mutirão do SUS da história com mais de 3 mil procedimentos em todo o estado

  • Mais de 2 mil hectares são embargados por desmatamento ilegal na Chapada do Araripe

  • Opas alerta para temporada de gripe mais precoce e com maior impacto em 2026

© Revista Cariri - Desenvolvido por Clik Design.

Sem Resultado
Ver resultados

© Revista Cariri - Desenvolvido por Clik Design.

Controle sua privacidade
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
WhatsApp chat