Anúncio
Hospedagem de sites ilimitada superdomínios
Revista Cariri
  • Início
  • Últimas
  • Regionais
    • Crato
    • Barbalha
    • Juazeiro do Norte
    • Cariri
  • Segurança
  • Brasil
  • Política
    • Análises
  • Saúde
  • Classe A Rádio Hits
  • Rádio Forró das Antigas
  • Contato

Sem Resultado
Ver resultados
  • Início
  • Últimas
  • Regionais
    • Crato
    • Barbalha
    • Juazeiro do Norte
    • Cariri
  • Segurança
  • Brasil
  • Política
    • Análises
  • Saúde
  • Classe A Rádio Hits
  • Rádio Forró das Antigas
  • Contato
Sem Resultado
Ver resultados
Revista Cariri
Sem Resultado
Ver resultados
PUBLICIDADE

TCU cobra resposta de governo e Exército sobre cloroquina

Órgão exige explicações sobre produção e distribuição de remédio sem eficácia

12 de fevereiro de 2021
TCU cobra resposta de governo e Exército sobre cloroquina

Governo federal defendeu, sem embasamento científico, que o remédio deveria ser usado no tratamento de Covid-19 (Foto: Diego Vara)

PUBLICIDADE

O TCU (Tribunal de Contas da União) estabeleceu na última segunda-feira (8) o prazo de 15 dias para que o Ministério da Saúde e o Exército prestem esclarecimentos sobre a produção e distribuição para estados e municípios de comprimidos de cloroquina, remédio sem eficácia comprovada para o tratamento da Covid-19.

A decisão do ministro Benjamin Zymler coloca duas questões a serem respondidas pelo Ministério da Saúde. A pasta tem até o dia 23 de fevereiro para explicar “a guarda, fracionamento e distribuição dos 3 milhões de unidades desse medicamento recebidos em doação do governo dos EUA”, bem como os critérios de distribuição dos medicamentos produzidos pelo Exército.

O TCU pede que o ministério detalhe se havia contato prévio com as secretarias estaduais de saúde sobre a necessidade desse volume de cloroquina e estabelece a necessidade de apresentação de documentos que comprovem a requisição.

O Ministério afirmou em nota que adquire comprimidos de cloroquina para atendimento ao Programa Nacional de Controle da Malária e que o volume adquirido junto à Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) em 2020 foi programado no ano anterior e se manteve no patamar médio.Porém, a pasta também afirmou que a demanda da cloroquina por estados e municípios aumentou por conta da pandemia de Covid-19.

“Neste cenário, o Laboratório Químico e Farmacêutico do Exército (LQFEX), disponibilizou a Cloroquina 150 mg ao Ministério da Saúde, para distribuição ao Sistema Único de Saúde, como forma de auxiliar no enfrentamento da pandemia no país. As entregas do medicamento pelo LQFEX ocorreram diretamente às Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde”, diz o comunicado.

Sete perguntas ao Exército
Por sua vez, o Exército deve responder a sete perguntas relacionadas à produção do remédio. O magistrado incluiu em sua decisão questionamentos sobre a quantidade de Sal Difosfato, insumo adquirido para a produção de cloroquina, e o número de comprimidos produzidos.

O TCU também questiona qual foi a quantidade de medicamento produzida pelo Exército nos três anos que antecederam a pandemia de Covid-19. O Exército deve apresentar ainda respostas sobre a quantidade de estoque do remédio e qual a previsão de produção dele em 2021.

Ontem, em sua live semanal, o presidente Jair Bolsonaro voltou a defender, contra recomendações médicas, que a hidroxicloroquina poderia ser usada no tratamento da Covid-19.

A reportagem também entrou em contato com o Exército e assim que receber um posicionamento ele será incluído na reportagem.

Fonte: UOL

Revista Cariri Recomenda

TRE-CE mantém cassação de vereadores do MDB em Farias Brito por fraude à cota de gênero
Política

TRE-CE mantém cassação de vereadores do MDB em Farias Brito por fraude à cota de gênero

27 de janeiro de 2026
Lula: reunião com Trump foi ‘ótima’, e tarifa e sanções vão ser negociadas ‘imediatamente’
Política

Lula conversa com Trump sobre Venezuela, ONU e combinam visita a Washington

26 de janeiro de 2026
“Está prevalecendo a lei do mais forte”, diz Lula ao criticar Trump e defender o multilateralismo
Política

“Está prevalecendo a lei do mais forte”, diz Lula ao criticar Trump e defender o multilateralismo

24 de janeiro de 2026
Lula: reunião com Trump foi ‘ótima’, e tarifa e sanções vão ser negociadas ‘imediatamente’
Política

Brasil avalia convite dos EUA e vê Conselho da Paz de Trump como chance para pressionar reforma da ONU

23 de janeiro de 2026
Próximos
Governo do Ceará chegará em fevereiro a 703 leitos de UTI exclusivos para pacientes com Covid-19

Governo do Ceará chegará em fevereiro a 703 leitos de UTI exclusivos para pacientes com Covid-19

Covid: Leitos de UTI em dois hospitais de Barbalha registram 100% de ocupação; HRC tem taxa de 96,7%

Covid-19: Todas as cidades do Cariri estão em nível de alerta "altíssimo"

Usar duas máscaras pode bloquear mais de 92% de partículas infecciosas, diz estudo

Usar duas máscaras pode bloquear mais de 92% de partículas infecciosas, diz estudo

Mais Lidas

  • Delete já: vírus que rouba contas bancárias foi encontrado em 10 apps; veja lista

    Trava Zap: o que são as mensagens que travam o WhatsApp

  • Reino Unido alerta para casos graves de inflamação no pâncreas associados a Wegovy e Mounjaro

  • Caetano Veloso e Maria Bethânia vencem Grammy de Melhor Álbum de Música Global

  • Apostas online deixam de ser entretenimento e passam a ser tratadas como crise de saúde pública no Brasil

  • Nova tabela do Imposto de Renda amplia isenção e beneficia 16 milhões de brasileiros

© Revista Cariri - Desenvolvido por Clik Design.

Sem Resultado
Ver resultados

© Revista Cariri - Desenvolvido por Clik Design.

Controle sua privacidade
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
WhatsApp chat