O teleférico de Juazeiro do Norte começa a partir do mês de agosto. O projeto executivo está sendo concluído pela equipe de técnicos do Brasil e estrangeiros. O grupo esteve na última semana na cidade para realizar avaliações dos locais onde já foi feita a topografia para receber o projeto que irá revolucionar o turismo local.
O teleférico, que contará com 26 cabines climatizadas e 10 vagas em cada uma, com capacidade de transportar cerca de mil passageiros a cada hora, será fabricado pela empresa austríaca Doppelmayr. Engenheiros alemães e espanhóis fizeram parte da equipe, que teve à frente o diretor executivo no Brasil e Peru, Rafael Lemos. Conforme o diretor, há a possibilidade de chegar a até 2 mil pessoas transportadas.
O Diretor afirma que já foi inclusive realizada toda a parte de topografia do terreno. A vinda ao Juazeiro do Norte foi justamente para fazer avaliação das áreas já com marcação e iniciar a elaboração do projeto executivo.
Rafael Lemos esteve com os engenheiros estrangeiros, visitando os espaços que irão se tornar a base das estações do teleférico, com saída da área onde atualmente funciona o estacionamento municipal dos ônibus das romarias, ao lado do Luzeiro do Sertão, com a base de destino na Colina do Horto, no final da área do estacionamento superior dos veículos de menor porte.
Fortalecimento do turismo
O Teleférico terá capacidade para transportar no mínimo mil passageiros por hora. A obra também inclui projeto de urbanização no entorno do ponto de visitação.
O teleférico ligará as estações Romeiros e Horto Padre Cícero. O equipamento terá estrutura mista (metálica e concreto armado), com área total construída de 1,3 mil metros quadrados (m²) e peso de 140 toneladas.
Além de impulsionar o turismo no Cariri, o teleférico será fundamental para melhorar o acesso à Colina do Horto, proporcionando mais conforto e segurança aos visitantes.
Por Samuel Pinheiro