O Plano Municipal de Operacionalização para a Vacinação já está sendo posto em prática, para dar o ponta pé inicial, com as primeiras pessoas imunizadas contra a doença. Primeira imunização no município está marcada para esta terça-feira (19), com transmissão com redes sociais
Grupos prioritários
Os grupos prioritários na primeira etapa de vacinação, previamente definidos pelo Ministério da Saúde (MS), são os trabalhadores da saúde, idosos a partir de 75 anos, além de pessoas com mais de 60 anos, que vivem em instituições de longa permanência (ILPI) e instituições psiquiátricas. Além disso, segue nas etapas comunidades quilombolas, os indivíduos de 60 a 74 anos, as pessoas com comorbidades confirmadas e que serão amplamente divulgadas, para que a sociedade compreenda quem tem a garantia de oferta, pessoas com deficiências permanente severa, os trabalhadores da educação, força de segurança e salvamento, os funcionários do sistema prisional, detentos, além de motoristas de transportes coletivos e transportes rodoviários de cargas e pessoas em situação de rua.
Segundo a Secretária de Saúde do Crato, Marina Feitosa, o plano de operacionalização foi desenvolvido com o apoio da equipe técnica e vigilância em saúde, atenção à saúde, células de vigilância epidemiológica e imunização, assistência farmacêutica, e colaboração dos profissionais de saúde.
Estratégias de controle
O plano contempla estratégias e ações para prevenir controlar os casos da Covid -19 no município. “Mas consideramos os grupos prioritários que foram previamente definidos pelo Ministério da Saúde e a possibilidade de expansão de pessoas, caso haja a disponibilidade no mercado para aquisição dos imunobiológicos”, explica.
O planejamento prevê os insumos e organização, mobilização e comunicação, incluindo a logística para o desenvolvimento dessas ações.