A Polícia Federal (PRF) surpreendeu funcionários do no Instituto Butantan na tarde deste domingo (17) ao estacionar viaturas na porta da instituição para fazer a escolta da vacina Coronavac até o aeroporto de Guarulhos.
O imunizante será levado ao galpão onde o Ministério da Saúde vai armazenar os lotes da Coronavac adquiridos o instituto para serem distribuídos a todo o país.
Policiais do choque da PM paulista já tinham sido acionados para fazer a escolta, mas mesmo assim a PF foi ao local, e também viaturas da Polícia Rodoviária Federal (PRF).
A iniciativa está sendo encarada como mais um capítulo da disputa política do Ministério da Saúde contra o governo de SP. O governador João Doria apostou todas as fichas na Coronavac, neste domingo a única alternativa disponível em solo brasileiro para o início da campanha de vacinação.
Já o presidente Jair Bolsonaro desdenhou da Coronavac e apostou numa importação emergencial de outro imunizante, desenvolvido pela Oxford/Astrazeneca, da Índia. O país, no entanto, se negou a exportar para o Brasil.
Por Mônica Bergamo
Fonte: Folha de S.Paulo