Nesta sexta-feira (16), a Secretaria Municipal de Saúde de Barbalha recebeu duas câmaras frias para armazenamento das vacinas contra a Covid-19. Na próxima semana elas serão abertas, após avaliação da estrutura onde serão instaladas. Essa análise será feita com uma equipe de saúde do Governo do Estado do Ceará.
O Plano de Vacinação está sendo finalizado e, em breve, o Município passará a informar a quantidade e os públicos prioritários.
O Ceará se prepara para executar o Plano Estadual de Vacinação contra a Covid-19. Em estoque, há 6 milhões de seringas e agulhas. A meta mínima do Governo do Ceará é vacinar 95% dos grupos prioritários, totalizando 1.794.076 pessoas. Para que a vacinação ocorra, o Estado tem se antecipado e já no mês de outubro o Governo do Ceará anunciou a aquisição de 147 câmaras refrigeradas para acondicionar vacinas nos municípios. As primeiras chegam em janeiro.
Cronograma de distribuição
A Sesa estima que a distribuição de doses da vacina, a serem repassadas pelo Ministério da Saúde (MS), acontecerá de forma fracionada e programada, com o objetivo de garantir melhor logística e armazenamento deste imunobiológico.