O recadastramento e a prova de vida dos servidores públicos ativos e inativos do Governo do Ceará, do Judiciário, Defensoria Pública e Ministério Público Estadual ocorrerão de forma digital em 2021. O motivo é a pandemia do novo coranvírus. A Fundação de Previdência Social disponibiliza o aplicativo ‘CearáPrev On-line’, que deve ser utilizado por cerca de 145 mil trabalhadores.
Com a digitalização dos processos, os servidores não precisarão mais ir ao banco conveniado ao Estado para fazer a prova de vida e recadastramento em um calendário estabelecido de acordo com a data de nascimento. Agora, todos terão um prazo único: até 30 de junho. Os servidores que não fizerem o procedimento dentro do prazo correm risco de terem salários ou benefícios bloqueados.
O aplicativo está disponível para download tanto para Android quanto IOS desde a última segunda-feira.
Como cadastrar
O servidor deve baixar e aceitar os termos de uso para acessar a interface da plataforma. Em seguida, clicar no serviço de ‘recadastramento e prova de vida’, informa o CPF, fazer o reconhecimento facial e preencher os dados pessoais. O acesso será liberado logo após a validação dos dados.
No entanto, para o cadastro no aplicativo funcionar é necessário que os beneficiários estejam com sua senha e CPF atualizados no site ‘Guardião’ da Secretaria de Planejamento e Gestão do Ceará.
Caso não lembre a senha, é necessário informar o e-mail cadastrado para receber o link de recuperação. Se servidor também não recordar o e-mail, ele terá que ir até o departamento de recursos humanos da sua pasta para atualizar seus dados cadastrais.
Dúvidas
A plataforma possui uma equipe de atendimento telefônico para tirar dúvidas e realizar agendamentos (caso o servidor ativo ou inativo não possua smartphone) sobre recadastramento e prova de vida. O número (85) 3108.0135, que funciona de segunda a sexta-feira, das 08h às 12h e 13h às 17h, com essa finalidade.
Fonte: G1 CE