Anúncio
Hospedagem de sites ilimitada superdomínios
Revista Cariri
  • Início
  • Últimas
  • Regionais
    • Crato
    • Barbalha
    • Juazeiro do Norte
    • Cariri
  • Segurança
  • Brasil
  • Política
    • Análises
  • Saúde
  • Classe A Rádio Hits
  • Rádio Forró das Antigas
  • Contato

Sem Resultado
Ver resultados
  • Início
  • Últimas
  • Regionais
    • Crato
    • Barbalha
    • Juazeiro do Norte
    • Cariri
  • Segurança
  • Brasil
  • Política
    • Análises
  • Saúde
  • Classe A Rádio Hits
  • Rádio Forró das Antigas
  • Contato
Sem Resultado
Ver resultados
Revista Cariri
Sem Resultado
Ver resultados
PUBLICIDADE

Covid-19 agrava depressão e demanda tratamentos diferenciados

Psiquiatras mostram como o coronavírus favorece a depressão por diferentes vias. E quais os métodos modernos para controlá-la

6 de dezembro de 2020
Covid-19 agrava depressão e demanda tratamentos diferenciados

A pandemia favorece a depressão por diferentes vias (Ilustração: Pedro Hamdan/Saúde é Vital!)

PUBLICIDADE

A pandemia de coronavírus contribuiu para o aumento significativo de sintomas psíquicos e de transtornos mentais. A depressão se destaca nesse cenário, especialmente entre as mulheres, que passaram a sofrer maior estresse ao conciliarem os cuidados com os filhos, os afazeres domésticos, a rotina do trabalho e as relações afetivas.

A bem da verdade, a Covid-19 interfere na gênese da depressão em vários aspectos. Entre eles, destacamos a possível ação do vírus no sistema nervoso central, experiências traumáticas associadas à infecção, a morte de familiares ou pessoas próximas, a mudança na rotina devido às medidas de distanciamento social, a perda de renda e a interrupção de serviços essenciais de saúde mental. Especialistas apontam que os sintomas de estresse, como insônia e abuso de álcool e drogas, cresceram por causa da pandemia.

Em geral, o tratamento com antidepressivos de primeira linha demonstra eficácia em até 70% dos casos. Mas, dependendo da progressão e da gravidade do quadro, torna-se necessária a adoção de outras metodologias. Isso também vale para transtornos mentais como esquizofrenia e catatonia, que podem não responder aos remédios.

Com o avanço tecnológico, ganham cada vez mais força os chamados tratamentos não farmacológicos. Falamos, por exemplo, de estimulação neuroelétrica (eletroconvulsoterapia), estimulação magnética transcraniana e a estimulação cerebral por corrente elétrica contínua. Todas essas técnicas foram aprimoradas e têm sido adotadas em ambiente hospitalar para pacientes com depressão leve, moderada ou grave.

O tratamento não farmacológico mais eficaz para quadros depressivos graves e resistentes às medicações é a eletroconvulsoterapia. É o que algumas pessoas equivocadamente ainda chamam de eletrochoque, termo estigmatizante que nos remete a cenas de filmes de terror antigos. Mas, diferentemente do passado, esse tratamento é realizado seguindo protocolos rígidos de segurança e eficácia, de forma indolor e com o mínimo de efeitos colaterais.

A técnica da eletroconvulsoterapia (ECT) consiste na indução de uma crise convulsiva de curta duração (20 a 30 segundos) através de uma corrente elétrica de pulso breve. Os pacientes recebem sedação e relaxantes musculares imediatamente antes da crise. A técnica é considerada altamente eficaz na psiquiatria, atingindo taxas de resposta superiores a 60% no atendimento de quadros graves de depressão. O paciente recebe acompanhamento e monitoramento contínuo antes e depois do procedimento.

No Instituto de Psiquiatria (IPq) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP), o Serviço de ECT realiza cerca de 500 a 600 procedimentos por mês.

Outro tratamento é a neuromodulação, que utiliza técnicas de estimulação magnética transcraniana (EMT) e estimulação elétrica transcraniana (EET). Em resumo, a estratégia incita a ativação dos neurônios. A recomendação é para casos leves e moderados de depressão. Ela não é invasiva, tem mínimos efeitos colaterais e dispensa a sedação.

O uso da cetamina e da escetamina é mais uma modalidade terapêutica, aprovada recentemente no Brasil e com resultados promissores nos estudos de curto prazo. Trata-se de um anestésico com propriedades antidepressivas de ação rápida. Utilizado em doses baixas, ele é aplicado por via intravenosa ou intranasal (spray) em pacientes graves, refratários e com risco de suicídio. O tratamento requer acompanhamento e monitoramento em ambiente hospitalar.

O grau de eficácia dessas novas técnicas adotadas pelo IPq, considerado o maior e mais bem equipado centro de sua especialidade no Brasil, estimulou a criação de um curso acadêmico que passará a fazer parte da grade de cursos de especialização Latu Sensu da Escola de Educação Permanente (EEP) do HCFMUSP. As inscrições foram abertas em novembro e o curso terá início em 2021, com duração de dez meses.

O curso de Psiquiatria Intervencionista é aberto a profissionais de saúde de todo o país. Ele almeja atualizar e capacitar médicos com residência em psiquiatria, neurologia, anestesia e clínica médica baseada em procedimentos realizados em ambiente hospitalar, com finalidade terapêutica, que necessitam de uma técnica específica para segurança e eficácia. As inscrições devem ser feitas pelo site: https://eephcfmusp.org.br/portal/online/modalidade/especializacao/

Por José Gallucci Neto é diretor médico do Serviço de ECT e Vídeo EEG do Instituto de Psiquiatria (IPq) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP). Andre Brunoni é professor associado e livre docente do Departamento de Psiquiatria da FMUSP

Fonte: Saúde é Vital!

Revista Cariri Recomenda

Ceará recebe 29 mil doses da vacina contra vírus sincicial respiratório (VSR)
Saúde

Ceará recebe 29 mil doses da vacina contra vírus sincicial respiratório (VSR)

7 de dezembro de 2025
Anvisa proíbe fabricação, venda e divulgação de três suplementos alimentares no Brasil
Saúde

Anvisa proíbe fabricação, venda e divulgação de três suplementos alimentares no Brasil

4 de dezembro de 2025
Insônia: causas, sintomas e quando procurar tratamento para problemas com o sono
Saúde

Relógio mental desajustado pode explicar insônia em adultos mais velhos, aponta estudo

2 de dezembro de 2025
OMS publica primeira diretriz sobre uso de terapias com canetas emagrecedoras no tratamento da obesidade
Saúde

OMS publica primeira diretriz sobre uso de terapias com canetas emagrecedoras no tratamento da obesidade

2 de dezembro de 2025
Próximos
STF tem maioria contrária à reeleição de Maia e Alcolumbre no Congresso

STF tem maioria contrária à reeleição de Maia e Alcolumbre no Congresso

Ex-TV Verdes Mares, Taís Lopes anuncia saída da CNN Brasil após um ano de contrato

Ex-TV Verdes Mares, Taís Lopes anuncia saída da CNN Brasil após um ano de contrato

6 dicas para controlar os gastos no Natal

6 dicas para controlar os gastos no Natal

Mais Lidas

  • Elmano anuncia pagamento da segunda parcela do 13º e antecipação da folha de dezembro

    Elmano anuncia pagamento da segunda parcela do 13º e antecipação da folha de dezembro

  • Seleção Brasileira conhece tabela da fase de grupos da Copa de 2026

  • Datafolha aponta vantagem de Lula sobre Flávio Bolsonaro e Tarcísio em cenários para 2026

  • Ceará reúne 1.545 candidatos para a prova discursiva do CNU; veja horários, locais e regras

  • Criminosos usam dados de contribuintes para aplicar golpes em nome da Receita; saiba como se proteger

© Revista Cariri - Desenvolvido por Clik Design.

Sem Resultado
Ver resultados

© Revista Cariri - Desenvolvido por Clik Design.

Controle sua privacidade
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
WhatsApp chat