Uma cobra da espécie jiboia, com cerca de dois metros de comprimento, foi capturada em uma chácara no distrito de Gadelha, zona rural de Iguatu, na região Centro-Sul do Ceará, por bombeiros militares, na manhã desta quarta-feira (25), por volta das 10 horas. O animal foi solto em uma área de proteção ambiental.
A dona da chácara, Márcia Oliveira, contou que ficou apreensiva ao perceber a cobra e decidiu ligar para o Corpo de Bombeiros. O tenente Alcântara e o soldado Willami Oliveira atenderam a ocorrência. A dupla contou que “a cobra, durante a apreensão, regurgitou uma presa, um gambá, conhecido popularmente por cassaco”.
A 1ª Seção de Combate a Incêndios e Resgate do Corpo de Bombeiros, em Iguatu, informou que nos últimos três meses, 20 animais foram resgatados e 16 capturados. A média mensal é de 10 animais.
A captura refere-se a animais silvestres, que são devolvidos ao ambiente natural da espécie e o resgate é de bichos domésticos (cães, gatos) que ficam presos.
Para o tenente Diniz, do Corpo de Bombeiros, “o desmatamento, a expansão das áreas urbanas e a escassez de alimento no habitat natural, fazem com que os animais silvestres se aproximem cada vez mais das casas”.
A cobra da espécie jiboia não é venenosa e mata suas presas por constrição, impedindo o fluxo sanguíneo. Ela não apresenta glândulas de veneno, nem dentes inoculadores.
Por Honório Barbosa
Fonte: Diário do Nordeste