O Programa Universidade Para Todos (Prouni) do 2º semestre de 2019 abriu nesta segunda-feira (15) o período para os candidatos manifestarem interesse na lista de espera. O prazo se encerra na terça (16).
O programa foi criado em 2004 e oferece bolsas de estudo integrais ou parciais para graduação em instituições privadas de ensino. Para concorrer à bolsa integral, o candidato deve comprovar renda familiar bruta mensal de até um salário mínimo e meio por pessoa. Para a bolsa parcial (50%), a renda familiar bruta mensal deve ser de até três salários mínimos por pessoa.
O candidato precisa ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2018 e não pode ter um diploma do ensino superior.
De acordo com o site do programa, o estudante que não foi pré-selecionado na primeira chamada terá a chance de concorrer mais uma vez.
Para participar, é necessário entrar na página do Prouni e se cadastrar.
De acordo com as regras do programa, o candidato que poderá participar da lista de espera:
1ª opção de curso:
– Aqueles que não foram pré-selecionado nas chamadas regulares;
– Os que foram pré-selecionados na segunda opção de curso, mas reprovados por não formação de turma.
2ª opção de curso:
– Aqueles que não foram pré-selecionados nas chamadas regulares, na hipótese de não ter ocorrido formação de turma na primeira opção de curso;
– Aqueles que não foram pré-selecionados nas chamadas regulares, na hipótese de não haver bolsas disponíveis na primeira opção de curso;
– Aqueles pré-selecionados na primeira opção de curso, mas reprovados por não formação de turma.
A relação dos candidatos participantes da lista de espera será divulgada na quinta-feira (18).
De acordo com o edital, todos os candidatos participantes da lista de espera terão que comparecer às instituições de ensino entre os dias 19 e 22 de julho para apresentar a documentação e comprovar as informações prestadas na inscrição.
Calendário do Prouni do segundo semestre
– Inscrição para lista de espera: 15 e 16 de julho
– Resultado da lista de espera: 18 de julho
– Comprovação da documentação: 19 a 22 de julho
Fonte: G1