Anúncio
Hospedagem de sites ilimitada superdomínios
Revista Cariri
  • Início
  • Últimas
  • Regionais
    • Crato
    • Barbalha
    • Juazeiro do Norte
    • Cariri
  • Segurança
  • Brasil
  • Política
    • Análises
  • Saúde
  • Classe A Rádio Hits
  • Rádio Forró das Antigas
  • Contato

Sem Resultado
Ver resultados
  • Início
  • Últimas
  • Regionais
    • Crato
    • Barbalha
    • Juazeiro do Norte
    • Cariri
  • Segurança
  • Brasil
  • Política
    • Análises
  • Saúde
  • Classe A Rádio Hits
  • Rádio Forró das Antigas
  • Contato
Sem Resultado
Ver resultados
Revista Cariri
Sem Resultado
Ver resultados
PUBLICIDADE

Cresce número de prefeituras comandadas por aliados do Governo

PDT e PSD se fortaleceram no Estado, aumentando a quantidade de prefeituras que as legendas devem administrar nos próximos quatro anos

17 de novembro de 2020
Cresce número de prefeituras comandadas por aliados do Governo

Votações do primeiro turno das eleições municipais fortalecem algumas siglas no Ceará

PUBLICIDADE

Abertas as urnas no Ceará, as eleições municipais mostraram que partidos políticos que integram grupo que governa o Estado conseguiu se fortalecer ainda mais nas disputas pelos municípios. Enquanto isso, partidos de oposição, como Pros, Podemos e Psol, permaneceram com pouca amplitude em âmbito estadual. Mesmo aliado do governador Camilo Santana, o MDB de Eunício Oliveira sofreu baixas, como mostram os dados divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A legenda, que já governou 33 prefeituras em 2008, quatro anos depois passou a administrar 28 cidades. Após o pleito de domingo caiu para 17.

A força dos partidos no interior do Estado, com o resultado das eleições municipais, já prepara o cenário para os próximos dois anos quando o eleitor vai escolher o novo governador ou governadora, além das vagas para o Senado, Assembleia Legislativa e Câmara dos Deputados. Buscando manter a hegemonia como o maior partido do Ceará, o PDT aumentou de 48 para 66 a quantidade de prefeitos eleitos no primeiro turno. Em 2016, a legenda obteve a última administração no segundo turno, em Fortaleza.

A força dos irmãos Cid e Ciro Gomes ao que parece continua influenciando os resultados da eleição no Estado.

Os seus principais aliados saíram vencedores, como em Sobral, com Ivo Gomes, e nos principais centros eleitorais. A exceção foi a derrota em Juazeiro do Norte, quando o grupo não conseguiu reeleger o atual prefeito Arnon Bezerra (PTB), derrotado pelo oposicionista Glêdson Bezerra, do Podemos, partido liderado pelo senador Eduardo Girão. Na ala da oposição, o Pros venceu em dois municípios, o Podemos e o Psol em um.

O grupo governista se mantém forte em Fortaleza, e em Caucaia, segundo maior colégio eleitoral do Ceará.

Na Capital, Sarto Nogueira (PDT) recebeu maior número de votos e vai disputar o segundo turno com Capitão Wagner (Pros). Já em Caucaia, Naumi Amorim (PSD) – que é também aliado do ex-vice-governador Domingos Filho – foi o candidato mais votado e enfrentará Vitor Valim (Pros) no próximo dia 29.

Domingos Filho e o ex-senador Eunício Oliveira, que integravam a oposição ao governador Camilo Santana (PT) ainda na disputa eleitoral acirrada de 2014, seguem a agora na trincheira governista. A mudança de lado se deu antes da reeleição do petista para o Executivo estadual. Mais próximo do governador, o grupo de Domingos Filho conseguiu ampliar o número de prefeituras pelo PSD. Saiu de 21 para 27 – inclusive recuperando a administração de Tauá, o maior colégio eleitoral do sertão dos Inhamuns, com a eleição de Patrícia Aguiar, que ocupava mandato de deputada estadual.

Perdas
Por outro lado, Eunício Oliveira viu o MDB perder espaço. Do mesmo lado de Domingos Filho no cenário estadual, o ex-senador perdeu a batalha no berço eleitoral, em Lavras da Mangabeira, para o grupo de Domingos, que é ex-conselheiro do extinto Tribunal de Contas dos Municípios. Foi lá que o emedebista Ildsser Lopes, atual prefeito, foi derrotado por Ronaldo da Madeireira, do PSD, na disputa da reeleição no município.

Eunício viu o partido presidido por ele deixar o segundo lugar em número de prefeituras e cair para o quarto lugar, atrás do PT que enfrentou nos últimos anos uma resistência do eleitor em alguns municípios do interior. Apesar de ser partido do governador Camilo Santana, o PT conseguiu melhorar o cenário em apenas três prefeituras. Está atrás das forças do PDT e PSD.

Os cálculos de prefeituras são usados principalmente na mesa de negociação quando as legendas vão estudar as possibilidades de lançar um nome para o Senado ou de barganhar uma vaga de vice na chapa majoritária do Palácio da Abolição. Foi nesse cenário que Domingos Filho, então no MDB, foi vice-governador na gestão do então governador Cid Gomes (PDT). Havia a expectativa do ex-presidente da Assembleia Legislativa, inclusive, ser apoiado para a sucessão no Abolição.

Cenário
A professora de Teoria Política da Universidade Estadual do Ceará, Monalisa Torres, destaca a perda de espaço do PSDB no Ceará. Ela aponta que os tucanos chegaram a governar 83 municípios no Estado entre o fim da década de 1990 e o início dos anos 2000, e que agora vai administrar apenas quatro – apesar de uma delas ser um município importante da Região Metropolitana de Fortaleza, que é Maracanaú. Nos últimos tempos, inclusive, o partido tem se aproximado mais do governador.

Sobre o MDB a pesquisadora aponta que “reflete também a uma queda” da liderança de Eunício. “Uma das características das liderança personalista é que quando eles estão no poder isso facilita uma tropa mais profícua com os prefeitos. O MDB, com o baque da não reeleição dele, fragilizou essa troca, e é simbólico ele perder no próprio berço eleitoral”, apontou.

Para a professora, um indicativo a ser colocado é a força que ganhou neste pleito a família Domingos. Segundo ela, é um “grupo político que tenta ampliar a base mirando 2022. Com os ganhos políticos eles podem ser oposição ou situação”.

A observação de Torres lembra a história política recente quando o grupo de influência nos Inhamuns fez forte oposição à família Ferreira Gomes no episódio da extinção do Tribunal de Contas dos Municípios, quando o ex-deputado estadual presidia a instituição.

Por Wagner Mendes

Fonte: Diário do Nordeste

Revista Cariri Recomenda

Sete anos sem Marielle: a ausência que ainda ecoa – Por Mirta Lourenço
Política

Dino marca julgamento do caso Marielle na 1ª Turma do STF; veja data

5 de dezembro de 2025
Detran-CE lança ferramenta virtual para acompanhamento de processos de habilitação
Política

Congresso amplia exigência de exame toxicológico para obtenção da CNH nas categorias A e B

5 de dezembro de 2025
Congresso aprova LDO de 2026 com calendário obrigatório para pagamento de emendas
Política

Congresso aprova LDO de 2026 com calendário obrigatório para pagamento de emendas

5 de dezembro de 2025
Lei de Impeachment sobre afastamento de ministros do STF “caducou”, afirma Gilmar Mendes
Política

Lei de Impeachment sobre afastamento de ministros do STF “caducou”, afirma Gilmar Mendes

4 de dezembro de 2025
Próximos
PF volta a prender blogueiro bolsonarista Oswaldo Eustaquio, que veiculou vídeo com acusações a Boulos

PF volta a prender blogueiro bolsonarista Oswaldo Eustaquio, que veiculou vídeo com acusações a Boulos

Governo vê inflação maior neste ano; salário mínimo deve subir mais em 2021

Governo vê inflação maior neste ano; salário mínimo deve subir mais em 2021

41% dos prefeitos eleitos no Ceará vão governar a cidade onde nasceram

41% dos prefeitos eleitos no Ceará vão governar a cidade onde nasceram

Mais Lidas

  • Sete anos sem Marielle: a ausência que ainda ecoa – Por Mirta Lourenço

    Dino marca julgamento do caso Marielle na 1ª Turma do STF; veja data

  • Acréscimo de 25% pode aumentar aposentadoria do INSS; saiba como solicitar

  • Brasil conhece adversários na Copa do Mundo de 2026; confira grupos

  • Carro desgovernado atropela duas mulheres e invade casas em Várzea Alegre

  • Alexandre de Moraes integra lista de personalidades mais influentes do mundo, segundo o Financial Times

© Revista Cariri - Desenvolvido por Clik Design.

Sem Resultado
Ver resultados

© Revista Cariri - Desenvolvido por Clik Design.

Controle sua privacidade
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
WhatsApp chat