A vitória de Joe Biden nas eleições dos Estados Unidos repercutiu no mundo todo. Políticos, líderes mundiais, aliados e adversários se pronunciaram sobre o resultado da votação. Confira abaixo o que eles disseram:
Barack Obama, ex-presidente dos EUA
Em pronunciamento oficial nas redes sociais, o ex-presidente dos EUA Barack Obama afirmou que não poderia estar mais orgulhoso de parabenizar “nosso próximo presidente, Joe Biden, e a vice-presidente Kamala Harris”.
O democrata afirmou que quando Biden chegar à Casa Branca em janeiro, vai enfrentar desafios que nenhum presidente enfrentou antes, como uma pandemia incessante, sistemas econômicos e de Justiça únicos, uma democracia em risco e o sistema climático em perigo.
“Sei que ele fará o melhor trabalho para o interesse de cada norte-americano, mesmo que ele tenha ou não recebido seu voto. Então, sugiro que os norte-americanos deem uma chance a ele. Essa eleição mostrou que nosso país ainda continua profundamente dividido”, afirmou Obama.
George W. Bush – ex-presidente dos EUA
Outro ex-presidente dos EUA, George W. Bush emitiu uma nota, na qual parabeniza Joe Biden e Kamala Harris pela vitória. No texto, Bush afirma que, apesar de ter diferenças políticas, sabe que Joe Biden “é um bom homem, que ganhou a oportunidade de liderar e unificar” os Estados Unidos.
Nicolas Maduro, presidente da Venezuela
Crítico e adversário feroz de Donald Trump, Nicolas Maduro cumprimentou Joe Biden e Kamala Harris com duas postagens em uma rede social. Inicialmente, ele parabenizou a chapa vitoriosa nos EUA. Depois, afirmou eu seu país “estará sempre disposto ao diálogo”.
Benjamin Netanyahu, primeiro-ministro de Israel
O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu parabenizou Biden e Kamala, mas também agradeceu a Trump.
“Estou ansioso para trabalhar com vocês dois para fortalecer ainda mais a aliança especial entre os EUA e Israel”, postou para o novo presidente eleito dos EUA.
“Obrigado @realDonaldTrump pela amizade que você demonstrou ao estado de Israel e a mim pessoalmente, por reconhecer Jerusalém e o Golã, por enfrentar o Irã, pelos acordos de paz históricos e por levar a aliança americano-israelense a patamares sem precedentes”, escreveu ao presidente derrotado.
Viktor Orbán, primeiro-ministro da Hungria
O primeiro ministro da Hungria, Viktor Orbán, desejou “saúde e sucesso” a Joe Biden, apesar de o líder ultranacionalista ter apoiado a campanha de Donald Trump.
“Deixe-me parabenizá-lo por sua campanha presidencial de sucesso. Desejo-lhe boa saúde e sucesso contínuo no cumprimento de suas tarefas de excepcionalmente grandes responsabilidades”, diz a mensagem enviada a Biden e publicada do domingo (8) pela agência MTI.
Emmanuel Macron, presidente da França
Macron escreveu mensagens em inglês e em francês para dar os parabéns a Biden e à vice eleita, Kamala Harris. “Os americanos escolheram seu presidente”, disse. “Parabéns, Joe Biden e Kamala Harris! Temos muito o que fazer para superar os desafios de hoje. Vamos trabalhar juntos”, escreveu Macron.
Boris Johnson, primeiro-ministro britânico
O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson usou a conta no Twitter para parabenizar Joe Biden e Kamala Harris pela vitória. Em sua publicação, Johnson afirma que os Estados Unidos são o aliado mais importante do Reino Unido, e que está “ansioso” para trabalharem juntos em prioridades como mudanças climáticas e segurança.
Ali Khamenei, líder supremo do Irã
“A situação nos Estados Unidos e o que eles dizem sobre as eleições é um espetáculo! Este é um exemplo da cara feia da democracia liberal nos Estados Unidos.
Independentemente do resultado, uma coisa é absolutamente clara: o declínio político, civil e moral definitivo do regime dos EUA.”
Michelle Obama, ex-primeira-dama dos EUA
“Estou muito emocionada que meu amigo Joe Biden e nossa primeira vice-presidente negra e índia-americana, KamalaHarris, pretendem restaurar alguma dignidade, competência e coração na Casa Branca. Nosso país precisa muito disso.”
Cyril Ramaphosa, presidente da África do Sul
“Parabenizamos o presidente eleito, Joe Biden, a vice-presidente, KamalaHarris, e o povo americano em sua eleição. Estamos ansiosos para trabalhar com vocês e aprofundar nossos laços de amizade e cooperação.”
Hage Geingob, presidente da Namíbia
“Eu parabenizo Joe Biden em sua vitória. Durante nossa luta pela liberdade, passamos a conhecê-lo como um senador que se opôs ao apartheid na África do Sul e na região. Estou ansioso para trabalhar com ele por relações bilaterais mais fortes e multilateralismo por um mundo mais justo.”
Macky Sall, presidente do Senegal
“O Senegal espera continuar suas excelentes relações de amizade e cooperação com os Estados Unidos da América.”
Nana Akufo-Addo, presidente de Gana
“Tenho esperança de que as relações entre Gana e os Estados Unidos da América continuem a crescer cada vez mais, relações que, ao longo dos anos, se basearam em uma agenda compartilhada de liberdade, desenvolvimento, progresso e prosperidade”
Ursula von der Leyen, presidente da Comissão Europeia
“A União Europeia e os EUA são amigos e aliados e os nossos cidadãos partilham laços profundos. Estou ansiosa para trabalhar com o presidente eleito Biden”
Simonetta Sommaruga, presidente da Suíça
“Este é um sinal forte. A Suíça está convencida de que nossas excelentes relações com os Estados Unidos continuarão a se desenvolver e prosperar sob a nova administração.”
Luis Lacalle Pou, presidente do Uruguai
“Felicito o presidente eleito dos EUA”, disse Lacalle no Twitter. “Trabalharemos para fortalecer as relações entre os nossos países para o bem da nossa gente.”
Marito Abdo, presidente do Paraguai
“Desejamos a Joe Biden muito sucesso e reafirmamos nosso compromisso de continuar fortalecendo as relações bilaterais com base nos princípios e valores democráticos que compartilhamos.”
Iván Duque Márquez, presidente da Colômbia
“Desejamos a eles muito sucesso em sua gestão. Trabalharemos juntos para fortalecer a agenda comum em comércio, meio ambiente, segurança e luta contra o crime transnacional.”
Alberto Fernández, presidente da Argentina
“Parabenizo o povo americano pela participação nas eleições, expressão clara da vontade popular.”
Martín Vizcarra, presidente do Peru
“Trabalharemos para fortalecer a democracia, o multilateralismo, a cooperação internacional e para preservar o meio ambiente.”
Sebastian Piñera, presidente do Chile
“Chile e Estados Unidos compartilham valores como liberdade, defesa dos direitos humanos e desafios como paz e proteção do meio ambiente.”
Lenín Moreno, presidente do Equador
“Parabéns Joe Biden e KamalaHarris, presidente e vice-presidente eleita dos Estados Unidos. Que as relações entre nossos países permaneçam firmes e prósperas no período, sempre em benefício de objetivos comuns. Sucesso em suas funções!”
Juan Orlando H., presidente de Honduras
“Parabéns presidente Joe Biden por uma vitória que fortalece a democracia dos EUA. Meus melhores desejos para você, Kama Harris e sua equipe. Espero que possamos trabalhar juntos, como no passado, para fortalecer a aliança de nossos países.”
Heiko Maas, ministro de relações exteriores da Alemanha
Na Alemanha, o ministro de Relações Exteriores, Heiko Maas, comemorou a divulgação dos resultados pelas agências americanas. “Bom que finalmente tenhamos números claros”, afirmou nas redes sociais. “Estamos felizes para trabalhar com o próximo governo dos EUA. Queremos investir na nossa cooperação para um novo começo transatlântico, um novo acordo”, completou Maas.
Mark Rutte, primeiro-ministro da Holanda
“Em nome do gabinete holandês, gostaria de parabenizar Joe Biden e Kamala Harris pela vitória eleitoral após uma disputa acirrada. Estou ansioso para continuar o forte vínculo entre nossos países e espero falar com ele [Biden] sobre esses assuntos em breve.”
Erna Solberg, primeira-ministra da Noruega
“Os EUA são os aliados mais importantes da Noruega e trabalhamos juntos em muitas áreas. Estou ansiosa para desenvolver nossa cooperação com os EUA com Joe Biden e KamalaHarris.”
António Costa, primeiro-ministro de Portugal
“Esperamos trabalhar com a nova administração dos EUA para fortalecer as relações transatlânticas e cooperar em questões globais, como mudanças climáticas, defesa da democracia e segurança internacional.”
Jacinda Ardern, primeira-ministra da Nova Zelândia
“Parabéns, presidente eleito Joe Biden e KamalaHarris sobre sua vitória nas eleições presidenciais dos EUA. Com tantos problemas enfrentados pela comunidade internacional, sua mensagem de unidade é a que compartilhamos. A Nova Zelândia espera trabalhar com vocês dois!”
Justin Trudeau, primeiro-ministro do Canadá
“Parabéns, Joe Biden e Kamala Harris. Nossos dois países são amigos íntimos, parceiros e aliados. Compartilhamos um relacionamento único no cenário mundial. Estou realmente ansioso para trabalhar juntos e desenvolver isso com vocês dois.”
Pedro Sánchez, primeiro-ministro da Espanha
“O povo americano elegeu seu 46º presidente. Estamos prontos para cooperar com os Estados Unidos e enfrentar juntos os grandes desafios globais.”
Sebastian Kurz, primeiro-ministro da Áustria
“A Europa e os Estados Unidos compartilham um sistema de valores — valores que defendemos juntos. Ansioso por nossa futura cooperação.”
Nicola Sturgeon, primeira-ministra da Escócia
“Essa é uma vitória que será acolhida por progressistas em todo mundo. Mulheres e negros se sentirão inspirados pela conquista histórica da vice-presidente eleita Kamala Harris.
A Escócia e os EUA compartilham laços profundos e duradouros de amizade e espero que eles sejam renovados e fortalecidos nos próximos anos.”
Alexander De Croo, primeiro-ministro da Bélgica
“Um número recorde de pessoas votou nesta eleição. Isso ilustra a vibração da vida política americana e sua democracia.”
Narendra Modi, primeiro-ministro da Índia
“Parabéns Joe Biden por sua vitória espetacular! Como vice-presidente, sua contribuição para o fortalecimento das relações Índia-EUA foi inestimável. Estou ansioso para trabalharmos juntos mais uma vez para levar as relações Índia-EUA a um patamar maior.”
Scott Morrison, primeiro-ministro da Austrália
“A aliança Austrália-EUA é profunda e duradoura e construída a partir de valores compartilhados. Estou ansioso para trabalhar com você [Biden], enquanto enfrentamos os muitos desafios do mundo juntos.”
Yoshihide Suga, primeiro-ministro do Japão
“Estou ansioso para trabalhar com vocês para fortalecer ainda mais a Aliança Japão-EUA e garantir paz, liberdade e prosperidade na região Indo-Pacífico e além.”
Jeb Bush, irmão de George W. Bush
O republicano Jeb Bush, irmão do ex-presidente dos EUA George W. Bush e ex-governador da Flórida, parabenizou Biden: “Orei pelo presidente a maior parte de minha vida adulta. Estarei orando por você e seu sucesso”, escreveu em uma rede social. Ele disse ainda que agora é a hora de curar feridas profundas e que muitos contam que Biden lidere o caminho.
Mitt Romney, senador republicano
“Ann e eu damos parabéns ao presidente eleito Joe Biden e à vice-presidente eleita Kamala Harris. Nós os conhecemos como pessoas de boa vontade e caráter admirável. Oramos para que Deus os abençoe nos dias e anos que virão”, disse o senador republicano Mitt Romney.
Nancy Pelosi, presidente da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos
“Mantivemos a república! Parabéns a Joe Biden por sua vitória para a alma de nosso país. Parabéns a Kamala Harris por fazer história. É hora de curar e crescer juntos. E Pluribus Unum”, escreveu, citando o lema nacional dos EUA que, do latim, significa “de muitos, um”.
Bill Clinton, ex-presidente dos EUA
“A América falou e a democracia venceu”, disse o democrata Bill Clinton. “Agora temos um presidente-eleito e um vice-presidente eleito que irá nos servir e nos unir. Parabéns para Joe Biden e Kamala Harris nesse momento vitorioso.”
Hillary Clinton, ex-secretária de Estados dos EUA
“Os eleitores falaram e escolheram JoeBiden e KamalaHarris para ser nosso próximo presidente e vice-presidente. É um ticket para fazer história, um repúdio a Trump e uma nova página para a América. Obrigado a todos que ajudaram a fazer isso acontecer. Avante, juntos.”
Fonte: G1