As eleições municipais estão se aproximando, e alguns aplicativos podem ajudar bastante o eleitor na hora de escolher seu candidato e se preparar para o dia do voto. Separamos quatro apps que podem te ajudar antes, durante e depois das eleições, confira:
1. Eleições 2020
O aplicativo Eleições 2020 , disponível para Android, é uma excelente opção para descobrir mais informações sobre os candidatos. O app traz detalhes sobre todos os que estão concorrendo a prefeito ou vereador em todos os municípios brasileiros.
Embora não seja criado pelo governo, o aplicativo consulta dados abertos de fontes do governo, trazendo as informações oficiais. Nele, é possível encontrar, por exemplo, o plano de governo de cada candidato – assim, fica mais fácil de escolher em quem votar.
Com uma interface simples e intuitiva, o usuário pode escolher o estado e município onde vota e, em seguida, uma tela surgirá com todas as opções disponíveis para prefeitura e legislativo municipal.
2. Pardal
Criado pela Justiça Eleitoral , o aplicativo Pardal (disponível para Android e iOS) tem o objetivo de permitir que os eleitores atuem como fiscais das eleições, combatendo a propaganda eleitoral irregular.
Com o app, qualquer pessoa pode fotografar ou filmar irregularidades, enviando a denúncia direto para a Justiça Eleitoral. Através da ferramenta, é possível denunciar propaganda irregular, como outdoor de candidatos, e participação de funcionários públicos em atos de campanha durante horário de expediente.
3. E-Título
Desenvolvido pelo Tribunal Superior Eleitoral , o E-Título é o aplicativo que substitui o título de eleitor . Disponível para Android e iOS, o uso dele é bem simples : basta cadastrar algumas informações para usar a versão digital do seu documento no dia das eleições.
4. Resultados
Depois das eleições, chega a hora de saber o resultado. O aplicativo Resultados, disponível para Android e iOS, é o canal oficial da Justiça Eleitoral para mostrar a apuração dos votos .
Com o app, qualquer pessoa pode acompanhar, em tempo real, a contagem dos votos em todo o Brasil, filtrando pelo município escolhido.
Fonte: iG