A Controladoria Geral de Disciplina dos Órgãos de Segurança Pública e Sistema Penitenciário (CGD) abriu uma investigação administrativa contra um 1º tenente da Polícia Militar do Ceará (PMCE). O agente é suspeito de usar indevidamente um cartão corporativo para abastecer um veículo particular.
Na portaria divulgada no Diário Oficial do Estado (DOE) no dia 14 de outubro, a CGD informa que as investigações sobre o uso indevido do cartão de abastecimento acontecem desde maio de 2019, quando foram recebidas denúncias sobre uma motocicleta pertencente à Polícia Militar abandonada em um bar de Pacatuba, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF).
De acordo com a portaria, a motocicleta da PMCE pertencia, para o uso legal de trabalho, ao policial militar. Contudo, o cartão de abastecimento da motocicleta da Polícia estava sendo utilizado em um veículo particular do policial.
Diante das investigações, foi instaurado o Conselho de Justificação, que apura suspeitas de ilícitos envolvendo oficiais militares. A punição pode variar de advertência à demissão. A decisão sobre o caso será tomada pelo governador do estado, Camilo Santana, e publicada no Diário Oficial.
Questionada sobre a investigação, a CGD informa, em nota, que o “procedimento encontra-se em fase de instrução processual”. O G1 solicitou também o posicionamento da Polícia Militar do Ceará em relação ao caso, mas a Instituição não se manifestou.
Fonte: G1 CE