Anúncio
Hospedagem de sites ilimitada superdomínios
Revista Cariri
  • Início
  • Últimas
  • Regionais
    • Crato
    • Barbalha
    • Juazeiro do Norte
    • Cariri
  • Segurança
  • Brasil
  • Política
    • Análises
  • Saúde
  • Classe A Rádio Hits
  • Rádio Forró das Antigas
  • Contato

Sem Resultado
Ver resultados
  • Início
  • Últimas
  • Regionais
    • Crato
    • Barbalha
    • Juazeiro do Norte
    • Cariri
  • Segurança
  • Brasil
  • Política
    • Análises
  • Saúde
  • Classe A Rádio Hits
  • Rádio Forró das Antigas
  • Contato
Sem Resultado
Ver resultados
Revista Cariri
Sem Resultado
Ver resultados
PUBLICIDADE

Apreensões e resgates de animais silvestres caem 50% no Ceará

Entre janeiro e agosto deste ano, foram 2.215 animais aprendidos, a metade do registrado em igual período do ano passado. Para ambientalistas, durante a pandemia, a fiscalização caiu e os crimes ambientais tiveram crescimento

12 de setembro de 2020
PUBLICIDADE

Veado catingueiro, papagaio, cutia, tatu peba e vários outros. A lista de animais vítimas da caça ou tráfico, no Estado do Ceará, é vasta e retrata uma realidade bastante presente. Mesmo com aumento no número de crimes ambientais durante a pandemia da Covid-19, conforme atestam ambientalistas, as apreensões e resgates de animais, entre os meses de janeiro e agosto deste ano, tiveram redução de 50% em comparação a igual período do ano passado.

Nos primeiros oito meses de 2020, foram 2.215 animais, ante 4.430 a igual intervalo do ano anterior. Já nos doze meses de 2019, foram 5.118 animais apreendidos ou resgatados (3.655 no 1º semestre e 1.463 no 2º), sendo geradas 208 ocorrências referentes a procedimentos que resultaram em Inquéritos Policiais, Termo Circunstanciados de Ocorrência ou Boletim de Ocorrência. Os dados são do Batalhão de Polícia do Meio Ambiente (BPMA).

O tenente coronel Fábio Lessandro, do BPMA, conta que “esses animais são fundamentais ao meio ambiente e a maioria é inofensivo, se tornando alvo de exploração”. Ele acrescenta que “a proteção desses animais deve ser priorizada para que a natureza complete seu ciclo com perfeição”, diz.

Regiões
O tenente Paulo Yrtonny, subcomandante da 2ª Companhia do Batalhão da Polícia Ambiental em Juazeiro do Norte, explica que as regiões que mais preocupam no Estado são as de Jaguaribe, Crateús, Inhamuns e Cariri. “Essas são as regiões que mais apresentam problemas com caça predatória, criação de animais silvestres e armas de fogo”. Para coibir a prática, “são desenvolvidas operações nessas localidades, que duram em média de cinco a 10 dias, onde a gente promove a educação ambiental como também a fiscalização na casa, através de denúncias ou trabalho de campo”, acrescenta Yrtonny.

A unidade de Juazeiro, que atende 71 municípios cearenses, apresentou cenário diferente do restante do Estado. Ao invés de queda nas apreensões, alta. Conforme dados repassados pelo 2º Batalhão, 210 animais foram apreendidos no primeiro semestre deste ano, aumento de 37% em relação a igual intervalo do ano passado (153 animais). Ao longo de 2019, 414 animais silvestres foram apreendidos no Batalhão de Juazeiro do Norte.

Vulnerabilidade
Daniel Fernandes, coordenador geral da Associação Caatinga (AC), avalia que a expansão da vulnerabilidade socioeconômica de algumas famílias do semiárido favoreceu o aumento da caça de animais silvestres para subsistência. Segundo ele, isso pode ter consequências severas na saúde pública da população. “É muito perigoso e não só do ponto de vista de perda da biodiversidade”. Ainda segundo Fernandes, os animais comumente consumidos, como galinhas e porcos, passam por um controle fitossanitário e por um tratamento adequado para impedir contaminações, diferente do que ocorre quando há caça predatória. “O animal silvestre não tem isso, quem faz esse consumo pode adquirir uma série de zoonoses”.

Segundo a Associação, mais de 180 doenças podem ser transmitidas para o homem pelo contato direto ou indireto com animais silvestres, como raiva (que pode ser transmitida por macacos ou raposas); leishmaniose (difundida por roedores) ou toxoplasmose (uma infecção que pode ser adquirida através de alimentos contaminados ou mal passados). Além dos inúmeros riscos à saúde, a prática é tipificada como crime ambiental, podendo gerar multa de até R$ 5 mil e até três anos de prisão.

Déficit na fiscalização
Com 6.285 hectares, a Reserva Natural Serra das Almas, gerenciada pela AC, tem cerca de 40 comunidades no entorno. A reserva está localizada nos municípios de Crateús, no Sertão cearense, e Buriti dos Montes, no Piauí. Segundo Fernandes, a maior parte das famílias da região é formada por trabalhadores autônomos, impactados financeiramente na pandemia. “As pessoas se viram numa realidade de vulnerabilidade socioeconômica extensa e, diante da necessidade, a caça acaba aumentando”.

Para agravar o quadro, a fiscalização diminuiu. Na Associação, o corpo de profissionais que realiza o monitoramento da área foi reduzido pela metade. “A reserva é uma ilha de conservação que atrai caçadores. Durante a pandemia, nós reduzimos o quadro de profissionais. Só três funcionários ficaram na reserva, quando normalmente temos o dobro disso”, revela.

Fernandes aponta que essa limitação dificulta a mensuração dos dados e que essa realidade não é exclusiva da Serra das Almas. Segundo ele, houve uma diminuição da fiscalização no Estado como um todo, “sobretudo dos órgãos federais (Ibama e ICMBio)”, o que “potencializa o incremento da caça e perda de biodiversidade”.

Apesar da diminuição da atividade para subsistência nos últimos meses, ele acredita que a “caça esportiva” é um gargalo que persiste.

Em nota, a Polícia Militar do Ceará (PMCE) informou que realiza o policiamento ambiental no Estado, através do BPMA, com três unidades divididas estrategicamente no Ceará – em Juazeiro do Norte, Sobral e Fortaleza. “As ações de proteção, prevenção e ostensividade que envolvam assuntos relacionados ao meio ambiente e sua preservação são, diuturnamente, fiscalizadas pelos policiais militares ambientais”. A maior parte das ocorrências são geradas por meio do telefone.

Os animais que são recolhidos podem ser encaminhados para criadouros autorizados ou unidades especializadas, como abrigos ou zoológicos. Além disso, em casos de resgates, os animais são devolvidos à natureza, em áreas próprias do seu habitat.

A reportagem tentou contato com o Ministério do Meio Ambiente (MMA) e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), questionando o total de apreensões, se houve redução do efetivo nos primeiros meses do ano, e como está a situação hoje, mas não houve resposta até o fechamento.

Por Rodrigo Rodrigues

Fonte: Diário do Nordeste

Revista Cariri Recomenda

Estátua da Menina Benigna em Santana do Cariri (Foto: Ypsilon Félix/Divulgação)
Cariri

Complexo Religioso da Beata Benigna Cardoso será inaugurado em Santana do Cariri; saiba data

5 de fevereiro de 2026
(Foto: Tiago Stille/Governo do Ceará)
Regionais

Governo do Ceará e municípios assinam adesão ao Garantia Safra 2025/2026 e beneficiam mais de 195 mil agricultores

4 de fevereiro de 2026
Aeroporto de Juazeiro do Norte, Orlando Bezerra de Menezes (Foto: Divulgação/Aena)
Cariri

Aeroporto de Juazeiro do Norte registra mais de 500 mil passageiros em 2025 e reforça crescimento do turismo no Cariri

31 de janeiro de 2026
Os dados foram divulgados pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) (Foto: Samuel Pinheiro/Revista Cariri)
Regionais

Chuvas atingem 20 municípios do Cariri e Jardim registra maior volume do dia

30 de janeiro de 2026
Próximos
Conheça os dez melhores filmes de terror da Netflix (Foto: Unsplash/Jose Francisco Morales)

Os 10 melhores filmes de terror da Netflix segundo a crítica

(Foto: Andre Coelho/Getty Images)

Covid: Brasil tem queda de mortes mais acelerada do que 11 países latinos

Um menino de 11 anos foi atropelado pelo VLT de Juazeiro do Norte nesta segunda-feira (10) (Foto: Arquivo)

Suspenso desde março, VLT do Cariri volta a funcionar na próxima quarta-feira (16)

Mais Lidas

  • (Foto: Freepik)

    Trava Zap: o que são as mensagens que travam o WhatsApp

  • Cariri bate recorde de novas empresas no primeiro semestre com crescimento de 42%

  • Famosos se manifestam contra fala de Bolsonaro, que chamou o Nordeste de “Paraíba”

  • Anvisa registra seis mortes suspeitas e casos de pancreatite associados ao uso de canetas emagrecedoras no Brasil

  • Brasil e Venezuela deve ser o 1° jogo com estádio lotado na Copa América

© Revista Cariri - Desenvolvido por Clik Design.

Arquivos

  • fevereiro 2026
  • janeiro 2026
  • dezembro 2025
  • novembro 2025
  • outubro 2025
  • setembro 2025
  • agosto 2025
  • julho 2025
  • junho 2025
  • maio 2025
  • abril 2025
  • março 2025
  • fevereiro 2025
  • janeiro 2025
  • dezembro 2024
  • novembro 2024
  • outubro 2024
  • setembro 2024
  • agosto 2024
  • julho 2024
  • junho 2024
  • maio 2024
  • abril 2024
  • março 2024
  • fevereiro 2024
  • janeiro 2024
  • dezembro 2023
  • novembro 2023
  • outubro 2023
  • setembro 2023
  • agosto 2023
  • julho 2023
  • junho 2023
  • maio 2023
  • abril 2023
  • março 2023
  • fevereiro 2023
  • janeiro 2023
  • dezembro 2022
  • novembro 2022
  • outubro 2022
  • setembro 2022
  • agosto 2022
  • julho 2022
  • junho 2022
  • maio 2022
  • abril 2022
  • março 2022
  • fevereiro 2022
  • janeiro 2022
  • dezembro 2021
  • novembro 2021
  • outubro 2021
  • setembro 2021
  • agosto 2021
  • julho 2021
  • junho 2021
  • maio 2021
  • abril 2021
  • março 2021
  • fevereiro 2021
  • janeiro 2021
  • dezembro 2020
  • novembro 2020
  • outubro 2020
  • setembro 2020
  • agosto 2020
  • julho 2020
  • junho 2020
  • maio 2020
  • abril 2020
  • março 2020
  • fevereiro 2020
  • janeiro 2020
  • dezembro 2019
  • novembro 2019
  • outubro 2019
  • setembro 2019
  • agosto 2019
  • julho 2019
  • junho 2019

Categorias

  • Análises
  • Avisos e Editais
  • Barbalha
  • Brasil
  • Cariri
  • Carreira & Oportunidades
  • Ceará
  • Colunistas
  • Conteúdo Patrocinado
  • Copa do Mundo 2022
  • Coronavírus
  • Cotidiano
  • CPI da Covid
  • Crato
  • Cultura
  • Curiosidades
  • Desmentindo boatos
  • Economia & Negócios
  • Educação
  • Eleições 2020
  • Eleições 2022
  • Eleições 2024
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Famosos
  • Geral
  • Juazeiro do Norte
  • Meio Ambiente
  • Morte do Papa Francisco
  • Mundo
  • Novelas
  • Opinião
  • Política
  • Posse de Lula
  • Regionais
  • Saúde
  • Segurança
  • Tecnologia


Canetas emagrecedoras têm alerta para pancreatite na bula (Foto: Samuel Pinheiro/Revista Cariri)
Saúde

Anvisa registra seis mortes suspeitas e casos de pancreatite associados ao uso de canetas emagrecedoras no Brasil

7 de fevereiro de 2026

Seis mortes suspeitas e 225 casos de pancreatite associados ao uso de canetas emagrecedoras foram notificados à Agência Nacional de...

Leia Mais
Imóvel disponível pelos Correios na cidade de Catarina (Foto: Correios/VIP Leilões)

Correios colocam à venda seis imóveis no Ceará em leilões digitais; veja valores e como participar

7 de fevereiro de 2026
Baliza deixa de ser exigida no exame prático a partir de segunda (9) no Ceará (Imagem gerada por IA)

Detran-CE deixa de aplicar prova de baliza em exames práticos a partir de segunda-feira (9)

7 de fevereiro de 2026
Aniversário do PT reúne Lula, Camilo, Elmano, Evandro e Chagas na Bahia (Foto: Reprodução/Instagram)

Lula, Camilo, Elmano, Evandro e Chagas se reúnem para celebrar aniversário do PT na Bahia

7 de fevereiro de 2026
A pressão alta afeta o coração e pode comprometer vários órgãos (Imagem gerada por IA)

Hipertensão compromete outros órgãos; confira 10 fatores de risco

7 de fevereiro de 2026
Canetas emagrecedoras têm alerta para pancreatite na bula (Foto: Samuel Pinheiro/Revista Cariri)
Saúde

Anvisa registra seis mortes suspeitas e casos de pancreatite associados ao uso de canetas emagrecedoras no Brasil

7 de fevereiro de 2026

Seis mortes suspeitas e 225 casos de pancreatite associados ao uso de canetas emagrecedoras foram notificados à Agência Nacional de...

Leia Mais
Imóvel disponível pelos Correios na cidade de Catarina (Foto: Correios/VIP Leilões)

Correios colocam à venda seis imóveis no Ceará em leilões digitais; veja valores e como participar

7 de fevereiro de 2026
Baliza deixa de ser exigida no exame prático a partir de segunda (9) no Ceará (Imagem gerada por IA)

Detran-CE deixa de aplicar prova de baliza em exames práticos a partir de segunda-feira (9)

7 de fevereiro de 2026
Aniversário do PT reúne Lula, Camilo, Elmano, Evandro e Chagas na Bahia (Foto: Reprodução/Instagram)

Lula, Camilo, Elmano, Evandro e Chagas se reúnem para celebrar aniversário do PT na Bahia

7 de fevereiro de 2026
A pressão alta afeta o coração e pode comprometer vários órgãos (Imagem gerada por IA)

Hipertensão compromete outros órgãos; confira 10 fatores de risco

7 de fevereiro de 2026
  • Anuncie
Sem Resultado
Ver resultados

© Revista Cariri - Desenvolvido por Clik Design.