Anúncio
Hospedagem de sites ilimitada superdomínios
Revista Cariri
  • Início
  • Últimas
  • Regionais
    • Crato
    • Barbalha
    • Juazeiro do Norte
    • Cariri
  • Segurança
  • Brasil
  • Política
    • Análises
  • Saúde
  • Classe A Rádio Hits
  • Rádio Forró das Antigas
  • Contato

Sem Resultado
Ver resultados
  • Início
  • Últimas
  • Regionais
    • Crato
    • Barbalha
    • Juazeiro do Norte
    • Cariri
  • Segurança
  • Brasil
  • Política
    • Análises
  • Saúde
  • Classe A Rádio Hits
  • Rádio Forró das Antigas
  • Contato
Sem Resultado
Ver resultados
Revista Cariri
Sem Resultado
Ver resultados
PUBLICIDADE

Coletivo Camaradas: A nossa comunicação é política e deve ser unitária – Por Alexandre Lucas

Colunista escreve semanalmente no Revista Cariri

18 de junho de 2020
Coletivo Camaradas:  A nossa comunicação é política e deve ser unitária – Por Alexandre Lucas

Discussion and communication in the office, teamwork, brainstorming. Vector illustration.

PUBLICIDADE

O camarada Lênin já alertava para a importância da comunicação como parte de construção dos instrumentos de organização política, no artigo intitulado “Por onde começar?”, o líder da Revolução Russa destaca: “Um jornal, todavia, não tem somente a função de difundir ideias, de educar politicamente e de conquistar aliados políticos. O jornal não é somente um propagandista e agitador coletivo, mas também um organizador coletivo. Sobre esse último aspecto, se pode comparar o jornal com a estrutura de andaimes que envolve o edifício em construção mas permite adivinhar seus traços, facilita os contatos entre os construtores, lhes ajudando a subdividir o trabalho e a dar conta dos resultados gerais obtidos com o trabalho organizado. Através do jornal e com o jornal se formará uma organização permanente, que se ocupará não somente do trabalho local, mas também do trabalho geral sistemático, que ensinará a seus membros a acompanharem atentamente os acontecimentos políticos, a avaliar a importância e a influência de diversos estratos da população, a elaborar quais métodos permitem ao partido revolucionário exercitar sua influência sobre os mesmos”.

Para os marxistas, a comunicação não é apenas veículo de transmissão e diz respeito unicamente aos veículos que as transmite, nem é meramente manipulação. É atividade humana permeada de contradições e de conflitos, que tem como centralidade o ser humano historicamente situado.

Evidentemente a luta de ideias é a tarefa principal da comunicação, entendida na função de agitar, aproximar, dialogar e propagandear as nossas ideias.

A nossa construção organizativa, dialeticamente se entrelaça e se afirma pela comunicação.

A comunicação cria narrativa e está dentro das disputas de narrativas. Isso sinaliza que é preciso traçar perfis e objetivos, ou seja planejar a política de comunicação, no aspecto técnico, no sentido compreender a sistemática dos próprios instrumentos de comunicação e as suas possibilidades de potencializar ideias e no aspecto político, definir a identidade, a unidade e a clareza política e do que se quer comunicar.

Isso irá possibilitar que não sejamos engolidos pelo fervor midiático do momento, o que pode descontruir a nossa unidade e diluir a nossa compreensão política. Por outro lado, planejar a comunicação, também nos afasta de sermos dinossauros da tecnologia. É preciso definir a política e ao mesmo tempo se apropriar da técnica.

No caso do Coletivo Camaradas, a comunicação deve considerar, as especificidades que dizem respeito a sua estrutura de organização, atuação e concepção.

O Coletivo se organiza de forma descentralizada e de horizontalizada, a partir do conceito dos microcoletivos (que para outras organizações de esquerda recebe o nome de base, celular ou núcleo) e mantem uma única unidade de ação e concepção política, devendo prevalecer sempre o nome do Coletivo Camaradas em todas as ações, como forma de criar uma narrativa coletiva de organização.

Espacialmente, os Camaradas têm uma atuação de diálogo e construção nacional com forças do campo democrático, anticapitalista, progressista, popular e de esquerda, envolvimento com as lutas de democratização e justiça social, notadamente no campo das políticas públicas para a cultura. Localmente, tem uma atuação na comunidade do Gesso (Crato/CE), que serve com uma espécie de laboratório do nosso discurso de democratização estética, artística, literária e de emancipação humana e que ao mesmo tempo, é, elo de ligação com os sujeitos e com o lugar, inclusive no processo de construção de uma narrativa de lugar. O que do ponto de vista da comunicação pode ser duas coisas distintas e que se entrelaçam, ou seja, a comunicação do Coletivo, do lugar e dos seus sujeitos, bem como a relação do Camaradas e da comunidade.

A nossa estrutura de organização e atuação deve se ligar a nossa concepção política que é guiada (ou deve ser, de acordo com o nosso próprio estatuto) pelo marxismo. Essa é uma exigência e uma necessidade para o conjunto da nossa militância, estudar o marxismo para compreendemos a nossa atuação e proposituras.

A nossa comunicação deve compor o nosso processo de organização e concepção política. A nossa atuação local ou nacional não está desvinculada do processo de transformação social e a nossa comunicação deve contextualizar essa narrativa para que não sejamos “o movimento pelo movimento”.

Por Alexandre Lucas. Pedagogo, integrante do Coletivo Camaradas e presidente do Conselho Municipal de Políticas Culturais do Crato/CE

*Este texto é de inteira responsabilidade do autor e não reflete, necessariamente, a opinião do Revista Cariri

Revista Cariri Recomenda

Os perigos silenciosos de uma noite mal dormida – Por Mirta Lourenço
Colunistas

Os perigos silenciosos de uma noite mal dormida – Por Mirta Lourenço

6 de dezembro de 2025
Três questões anuladas, uma confiança destruída – Por Mirta Lourenço
Colunistas

Três questões anuladas, uma confiança destruída – Por Mirta Lourenço

22 de novembro de 2025
Agricultores de estrelas – Por Alexandre Lucas
Colunistas

Agricultores de estrelas – Por Alexandre Lucas

20 de novembro de 2025
Ceará é o 2º estado do Nordeste com mais inscrições confirmadas no Enem 2025
Colunistas

Segundo dia do Enem: Presença, Foco e Futuro – Por Mirta Lourenço

15 de novembro de 2025
Próximos
Bolsonaro se revolta com prisão de Queiroz e ignora apoiadores no Alvorada

Bolsonaro se revolta com prisão de Queiroz e ignora apoiadores no Alvorada

Óbitos por Covid-19 chegam a 87,5% dos municípios cearenses

Óbitos por Covid-19 chegam a 87,5% dos municípios cearenses

Em dia difícil para Bolsonaro, Weintraub anuncia saída do Ministério da Educação

Em dia difícil para Bolsonaro, Weintraub anuncia saída do Ministério da Educação

Mais Lidas

  • Elmano anuncia pagamento da segunda parcela do 13º e antecipação da folha de dezembro

    Elmano anuncia pagamento da segunda parcela do 13º e antecipação da folha de dezembro

  • Seleção Brasileira conhece tabela da fase de grupos da Copa de 2026

  • Datafolha aponta vantagem de Lula sobre Flávio Bolsonaro e Tarcísio em cenários para 2026

  • Ceará reúne 1.545 candidatos para a prova discursiva do CNU; veja horários, locais e regras

  • Criminosos usam dados de contribuintes para aplicar golpes em nome da Receita; saiba como se proteger

© Revista Cariri - Desenvolvido por Clik Design.

Sem Resultado
Ver resultados

© Revista Cariri - Desenvolvido por Clik Design.

Controle sua privacidade
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
WhatsApp chat