Durante apresentação ao vivo em suas redes sociais na noite desta terça-feira (16) o governador Camilo Santana apresentou um breve balanço das ações sociais do Governo do Ceará durante a pandemia e anunciou a renovação da isenção da conta de água por mais dois meses para famílias vulneráveis do Ceará. Dessa forma, o Estado isenta completamente a fatura ou a tarifa de contingência por cinco meses, beneficiando mais de 2,3 milhões de cearenses a cada mês. “Além das ações de saúde, temos feito muitas outras na área social”, apontou o governador.
Em maio, conforme apresentou o governador Camilo Santana, aproximadamente 584 mil famílias, portanto quase 2,3 milhões de pessoas, foram beneficiadas com o pagamento da conta de água ou a isenção da tarifa de contingenciamento. “É uma ação importante que beneficiou em abril, maio e estamos ampliando. A conta chegar zerada para essas famílias que consomem até 10 metros cúbicos por mês”, explicou, acrescentando que famílias da zona rural também estão sendo amparadas. “São aproximadamente 128 mil famílias da zona rural, que são abastecidas pelo Sisar”.
Outra importante ação do Estado que favoreceu milhares de famílias cearenses foi o pagamento de contas de energia. Foram mais de 540 mil, só em maio, cujos consumos não ultrapassam 100 megawatts/hora por mês. “Também receberam as contas zeradas. É mais uma política importante do Estado”, avaliou. “Temos, ainda, outra política importante que entregou mais de 245 mil vale-gás e estamos terminando de pagar a segunda parcela do vale-alimentação dos estudantes de escolas públicas estaduais. São 415 mil alunos agora em junho receberam o cartão”.
O Governo do Ceará antecipou para essa segunda-feira (15), pela quarta vez consecutiva, o pagamento do Cartão Mais Infância para auxiliar as famílias cearenses mais vulneráveis neste momento de pandemia do coronavírus. O valor de R$ 85 que seria depositado somente no mês de julho já está disponível na conta dos beneficiários, totalizando um investimento de cerca de R$ 4 milhões. “É um auxílio que damos todos os meses às mãezinhas que têm filhos de zero a seis anos. Um auxílio importante para famílias de baixa renda, na extrema pobre no Ceará. São quase 45 mil famílias que recebem a antecipação, como venho fazendo desde o início dessa pandemia”.