Produção de baixo custo com resultado em menos de cinco minutos e o diagnóstico para a Covid-19 visível na tela do celular de maneira rápida e precisa. É isso que promete um novo teste rápido desenvolvido por pesquisadores brasileiros.
Liderada pelo pesquisador Ives Silva, do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da Universidade de São Paulo, uma equipe de especialistas de diversas áreas, como saúde e tecnologia, se uniram para criar não só um aplicativo, como também uma fita diagnóstica que contém anticorpos produzidos em peixes.
Chamada de “Zebrafish COVID19 Rapid Test”, a iniciativa já está em processo de validação pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e passará por avaliações em laboratórios e com pacientes. O próximo passo é firmar parcerias com empresas e entidades para iniciar uma produção em larga escala.
“Uma testagem rápida e acessível é fundamental em um cenário de pandemia, uma vez que permite identificar pacientes positivos o mais cedo possível, evitar sua circulação e, com isso, diminuir a curva de contágio”, diz o coordenador do estudo.
O peixe zebrafish é reconhecido internacionalmente por seus benefícios e vantagens na produção de pesquisas científicas e testagem de medicamentos. Chamado no Brasil de paulistinha, é um peixe de água doce e mede por volta de cinco centímetros quando adulto. Cerca de 70% dos seus genes tem similaridade com o de humanos. Além disso, o custo para manter o zebrafish é bem mais baixo se comparado ao de roedores.
“Para gerar os anticorpos, uma proteína do vírus é aplicada nos peixes. Logo depois, os anticorpos são passados para os ovos, e retirados por meio de um processo químico”, explica Ives. O processo utilizando peixes também é mais rápido: os anticorpos são produzidos em sete dias, enquanto que em galinhas, por exemplo, são necessários 21.
Para fazer o teste, é simples, explica o pesquisador. “O paciente utiliza uma haste plástica, por exemplo, para coletar a saliva. Em seguida é só colocá-la em contato com a fita, que conta com um QR Code em sua ponta. Ao abrir o aplicativo e apontar a câmera do celular, o resultado é rapidamente mostrado”.
Além do diagnóstico rápido de Covid-19, o aplicativo permite o monitoramento e rastreamento de casos positivos. O projeto conquistou o terceiro lugar no Global Virtual Hackathon Covid-19 – evento que reuniu 600 projetos de 40 países e premiou iniciativas voltadas ao combate do novo coronavírus.
A expectativa é que o teste chegue ao consumidor por US$ 5, cerca de R$ 30.
Fonte: UOL