Pense na última vez em que você fez ou comprou algo novo ou começou uma nova atividade. A princípio, essas experiências trouxeram imensa alegria, mas com o tempo elas se tornam rotina e ficaram entediantes. A sensação parece familiar? Essa sensação desagradável e bastante comum é o tédio, que pode até evoluir para problemas emocionais mais graves. Especialistas entrevistados explicam como ele funciona e dão dicas de como vencer o tédio e manter o cérebro ativo.
Um estudo de 2016 publicado no jornal Emotion estimou que 63% das pessoas sofre de tédio regularmente. Além disso, uma pesquisa mostra que pessoas cronicamente entediadas estão mais propensas a sofrer de depressão, uso de drogas e ansiedade.
Apesar da crença popular de que só pessoas chatas ficam entediadas, o tédio não é uma falha de caráter, nem um sentimento autoinfligido. É uma emoção provocado por algo chamado adaptação hedônica ou a tendência de se acostumar com as coisas ao longo do tempo. Isso explica por que as atividades — e até os relacionamentos — inicialmente gratificantes às vezes perdem o brilho.
Paixão passageira
De acordo com com Sonja Lyubomirsky, professora de psicologia da Universidade da Califórnia, em Riverside, os seres humanos são muito bons em se acostumar a mudanças em suas vidas, tanto positivas, quando negativas. Isso é bom quando nos defrontamos com as adversidades, como a perda de um ente querido ou um emprego. Mas tornar-se imune a eventos positivos pode ser prejudicial.
A boa notícia é que entender a conexão entre a adaptação hedônica e o tédio pode nos ajudar a manobrar a situação. Um estudo publicado em 2018 no Boletim de Psicologia Social e da Personalidade mostrou que encontrar maneiras peculiares de interagir com pessoas, lugares e situação familiares pode fazer com que as experiências cotidianas pareçam emocionantes. Em outras palavras, às vezes você precisa agitar um pouco as coisas.
Precisa de ideias novas para vencer o tédio e manter a vida fresca? Confira 5 dicas.
Como vencer o tédio e manter o cérebro ativo
Mantenha o seu trabalho dinâmico
Passar muito tempo no mesmo ambiente pode nos impedir de fazer nossas atividades com energia e prazer. No entanto, as mudanças não precisam ser grandes para fazer impacto, de acordo com Rachel Look, uma coach de liderança na Universidade de Maryland, nos Estados Unidos.
Compre algumas flores para a sua mesa de trabalho, ela sugere. Mova o seu home office para um lugar diferente por alguns dias na semana. Além disso, tente abordar uma tarefa rotineira de uma forma de diferente. Por exemplo, se você está encarregado de conduzir uma reunião de trabalho, tente iniciá-la com uma meditação ou uma discussão que não seja trabalho.
Interaja com o seu parceiro
“O tédio é estado emocional e acontece quando casais param de aproveitar as oportunidades de crescer e se conectar profundamente uns com os outros”, diz Venus Nicolino, doutora e especialista em comunicação humana e relacionamentos. Por isso, procure por novos desafios para encarar juntos, como um jantar temático, por exemplo.
Fale com as pessoas que você ama
Em vez de “Como foi seu dia?” tente perguntar “O que você vai fazer hoje?” ou “Posso te ajudar com alguma coisa essa semana?”. Sua curiosidade lembra as pessoas que você está interessada em quem elas são, e essa é a chave para manter a intimidade. Estudos mostram que ter curiosidade a respeito das outras pessoas pode, também, nos tornar mais interessantes.
Torne as suas refeições mais desafiadoras
Um estudo publicado no The Bulletin descobriu que comer de formas não convencionais pode reacender a animação que nós sentimos quando algo é novo. Assim, quando se sentir entediado, tente fazer algo novo na cozinha e mude algum hábito culinário que você tenha.
Tenta animar o seu trajeto
Essa dica é para quem precisa sair para trabalhar ou fazer compras. Se você dirige, tente fazer um caminho diferente ou ouça um podcast durante o trajeto. Se você anda a pé ou usa transporte público, tente deixar os fones de ouvido de lado e pratique a observação.
“Apenas observar os arredores pode parecer entediante, mas feita com atenção, esse ato pode se tornar interessante e até mesmo profundo”, diz Tim Lomas, professor de psicologia positiva na Universidade do Leste de Londres.
Apenas lembre-se que o quer quer você faça para vencer o tédio hoje, deve ser feito diferente amanhã e depois de amanhã.
Fonte: Seleções