A média calculada para cada novo paciente é calculada com base no total de pessoas internados que já passaram ou ainda estão na Ala Covid do Hospital Santo Antônio, em Barbalha, mantido pela Fundação Otília Correia Saraiva (FOCS).
O setor abriu 13 leitos de enfermaria no dia 20 de março e, nesses 45 dias de trabalho, tem-se um balanço parcial informa de atividades em relação à Covid-19 contabiliza.
Desde a abertura até hoje, 25 pacientes internados com suspeitas de infecção pelo novo Coronavírus, bem como os casos confirmados.
Desse total de 25, mais de 70% são homens e 30% mulheres; atualmente, há três pacientes internados. O hospital também dispõe de uma ala de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para atender crianças de até 13 anos de idade, de 45 municípios cearenses, com suspeitas da Covid.
O Diretor do hospital, o médico Guilherme Saraiva, alerta que a tendência é que neste mês de maio o número de casos aumente, pois estamos no pico da doença no Ceará. “Para que isso não aconteça é importante ficar em casa, se puder. Quem precisar sair, evite aglomerações, mantenha mãos limpas e use sempre, sempre mesmo a máscara. Ao apresentar sintomas de gripe, com febre persistente e dificuldade de respirar e hora de procurar serviço de saúde da sua cidade o mais rápido possível ”, orienta o diretor.