Comprar pela internet é fácil, mas vender online requer atenção para alguns detalhes a fim de gerar um negócio bem sucedido. Mas não é preciso quebrar a cabeça e nem ter medo. Algumas atitudes simples antes e durante o processo da venda, podem facilitar muito o seu trabalho. Por isso, listamos 5 dicas fundamentais de como vender pela internet e ter sucesso.
1. Escolha o site que mais se adequa ao seu objetivo
Atualmente existem dezenas de sites que ajudam você a vender desde objetos usados comuns, como um liquidificador, até computadores e carros. Escolher o site errado para vender o que você precisa pode prejudicar suas vendas. Escolha, por exemplo, um site ou uma categoria dentro de um site que se adeque ao produto que você está vendendo.
Lembre-se de que na internet a procura por palavras-chave é importante. Então, quanto mais o seu anúncio tiver palavras relevantes para a busca, mais chances de efetuar a venda você terá. Além disso, leia atentamente o regulamento de cada site e escolha a opção que mais se adequa ao seu perfil.
2. Disponibilize fotos do produto em diversos ângulos
Escolha sites que permitam disponibilizar o máximo de fotos do seu produto que você puder. Mostre a sua oferta de diversos ângulos: isso fará com que o possível comprador tenha uma ideia melhor do que ele está comprando. Independentemente do produto que queira vender pela internet, separe um tempo para fotografá-lo com cuidado. Observe a luz e a posição para que as pessoas o vejam bem. Mas tome cuidado: fotos de má qualidade podem prejudicar ao invés de ajudar.
3. Informe seus dados corretamente
A maioria das compras online são feitas por impulso. Então, se alguém vir o seu produto no site, mas não tiver todas as informações e não conseguir falar com você imediatamente, é bem possível que desista. Assim, é muito importante que você informe corretamente seus dados, como número do celular ou e-mail. Nada de descrições genéricas e “preço por inbox”, ok?
4. Ofereça detalhes sobre o produto
Seja verdadeiro quando fizer a descrição do seu produto. Se ele estiver com algum defeito ou arranhão, informe. Assim não correrá o risco de alguém desistir em cima da hora ou se sentir lesado. Se souber as condições reais em que o produto se encontra, o interessado vai adquiri-lo sem reclamar depois.
5. Coloque o preço que você acha justo e calcule o frete
Não peça um valor exorbitante quando vender pela internet. Seja coerente e leve em consideração o frete que a pessoa terá de pagar. Coloque-se no lugar dela e peça o valor que você acha justo pelo seu produto. Em seguida, não demore para calcular o frete – o ideal é que você já tenha pesquisado uma empresa ou site que faça esse serviço. E não se esqueça de pedir um sinal antes de entregar o produto. Se for enviá-lo pelos correios, peça o depósito antes.
Fonte: Seleções