Um avião desembarcará no Ceará, no próximo domingo (26), um carregamento de 90 toneladas de insumos hospitalares para suprir a demanda do sistema público de saúde estadual. A lista de itens conta com testes de identificação do coronavírus e equipamentos de proteção individual.
A informação foi confirmada pelo governador Camilo Santana durante uma transmissão nas redes sociais.
Camilo também destacou que o Estado já criou 398 leitos de unidades de terapia intensiva (UTI) para atendimento exclusivo de casos graves de Covid-19, e mais de 600 leitos de enfermaria.
O chefe do Executivo estadual, contudo, ressaltou que a população cearense precisa manter o nível de isolamento social e respeitar o decreto estadual. Com a taxa de isolamento apresentado uma redução, ele afirmou que o Estado poderá entrar em colapso no atendimento da rede pública.
“Houve uma queda do nível de isolamento. Eu sei que isso causa efeitos colaterais, mas é importantes mantermos o nível de isolamento durante esse momento de pico porque a movimentação causa pressão no sistema público de saúde, gerando filas para o atendimento. O isolamento existe para que o Estado possa ampliar a atendimento”, disse Camilo.
“Estamos perto do esgotamento das unidades de UTI no Estado. O decreto vai até 5 de maio e precisamos que as pessoas entendam a importância disso”, completou.
Fonte: G1 CE