Anúncio
Hospedagem de sites ilimitada superdomínios
Revista Cariri
  • Início
  • Últimas
  • Regionais
    • Crato
    • Barbalha
    • Juazeiro do Norte
    • Cariri
  • Segurança
  • Brasil
  • Política
    • Análises
  • Saúde
  • Classe A Rádio Hits
  • Rádio Forró das Antigas
  • Contato

Sem Resultado
Ver resultados
  • Início
  • Últimas
  • Regionais
    • Crato
    • Barbalha
    • Juazeiro do Norte
    • Cariri
  • Segurança
  • Brasil
  • Política
    • Análises
  • Saúde
  • Classe A Rádio Hits
  • Rádio Forró das Antigas
  • Contato
Sem Resultado
Ver resultados
Revista Cariri
Sem Resultado
Ver resultados
PUBLICIDADE

UFCA doa mais de 4 mil máscaras para unidades de saúde em 12 municípios cearenses

Os protetores faciais são equipamentos utilizados por pessoas que desempenham atividades expostas a aerossóis ou gotículas, como é o caso de profissionais de saúde que atendem pacientes que podem ter contraído Covid-19

23 de abril de 2020
UFCA doa mais de 4 mil máscaras para unidades de saúde em 12 municípios cearenses

(Foto: Thiago Bessa/UFCA)

PUBLICIDADE

A Universidade Federal do Cariri (UFCA) – por meio da iniciativa e participação de professores e de técnicos dos cursos de Engenharia de Materiais, de Design, de Ciência da Computação e também dos Laboratórios de Calçados e Polímeros, além do apoio e do acompanhamento da Reitoria e do Comitê Interno de Enfrentamento à Covid-19 (Cieco-19/UFCA) – doou, até esta quarta-feira, 22 de abril de 2020, 4.336 protetores faciais (face shields) para unidades de saúde em 12 municípios cearenses. As entregas começaram a ser feitas pela UFCA no último dia 8 de abril.

Os protetores faciais, conhecidos como face shields, são equipamentos utilizados por pessoas que desempenham atividades expostas a aerossóis ou gotículas, como é o caso de profissionais de saúde que atendem pacientes que podem ter contraído Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus.

Até o momento, foram atendidas demandas de Fortaleza (1000), Juazeiro do Norte (1990), Barbalha (185), Crato (261), Brejo Santo (200), Missão Velha (100), Caririaçu (100), Aurora (100), Barro (100), Solonópole (50), Jaguaretama (50) e Várzea Alegre (200). No final desta semana, os municípios de Jati, Orós, Milagres, Irapuan Pinheiro e Juazeiro do Norte receberão outras 900 máscaras no total. Ou seja, até o fim de semana, a UFCA tem a expectativa de doar 5236 máscaras, ao todo.

As doações mais significativas ocorreram em Juazeiro do Norte e em Fortaleza. No primeiro caso, a Universidade doou 1990 face shields para hospitais do município e secretarias da Prefeitura. Na manhã desta quarta-feira, 22 de abril, a Secretaria de Saúde de Juazeiro do Norte recebeu 1000 protetores faciais, e a Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho ganhou outros 100 equipamentos. Ainda está previsto para a Secretaria de Saúde do município receber outras 500 máscaras.

Em Fortaleza, profissionais de saúde do Complexo Hospitalar e do Centro de Desenvolvimento Familiar (Cedefam) da Universidade Federal do Ceará (UFC) receberam 1000 protetores faciais no último dia 20. O material das máscaras produzidas pela UFCA para a UFC veio a partir de uma contrapartida do Sindicato dos Trabalhadores das Universidades Federais no Estado do Ceará (Sintufce). O Sintufce, de acordo com o chefe de gabinete da Reitoria da UFCA, Assis Nogueira, que tem acompanhado as doações, disponibilizou material para fazer cerca de três mil máscaras.

Produção
A produção das máscaras iniciou no começo do mês de abril, após esforços conjuntos de diversos grupos da UFCA, com o apoio de doações de matéria-prima e de suporte técnico dos parceiros (pessoas físicas, órgãos governamentais e empresas da região do Cariri).

Entre esses parceiros, é possível destacar as Prefeituras de Caririaçu e de Juazeiro do Norte; a fabricante de produtos farmacêuticos Farmace, em Barbalha; o Sintufce; a indústria de calçados PVC (que cedeu o molde dos suportes das máscaras); e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai – Juazeiro do Norte), que disponibilizou um equipamento chamado balancim para fazer o corte do acetato (estrutura do protetor que cobre o rosto) de forma mais ágil, ampliando a capacidade de produção da Universidade.

Apesar da agilidade na produção, que pode chegar a 1200 máscaras por dia, esse trabalho esbarra em um fator limitador: matéria-prima para confeccionar as face shields. A UFCA, caso busque comprar os insumos necessários para a confecção dos equipamentos, tem de seguir os ritos burocráticos exigidos na Administração Pública pela Lei 8.666/93 (Lei das Licitações).

O texto prevê, no Artº 24, inciso quarto, que a licitação (processo de contratação de compras e de serviços da Administração Pública – que pode levar até 120 dias para ser concluído) é dispensável “nos casos de emergência ou de calamidade pública, quando caracterizada urgência de atendimento de situação que possa ocasionar prejuízo ou comprometer a segurança de pessoas, obras, serviços, equipamentos e outros bens, públicos ou particulares”.

Mesmo assim, a Universidade dependeria do tempo da formalização de todo o processo e da oferta dos insumos no mercado, que estão escassos, devido à alta demanda por materiais usados na confecção de equipamentos de proteção individual (EPIs) para profissionais de saúde, no atual contexto de enfrentamento à Covid-19.

Por esse motivo, a UFCA está cadastrando – junto à Fundação de Apoio a Serviços Técnicos, Ensino e Fomento de Pesquisas (Fastef), da Universidade Federal do Ceará (UFC) – um projeto de Extensão para receber doações de materiais ou de quantias em dinheiro para a compra da matéria-prima. Caberá à própria Fastef/UFC a compra dos materiais ou a destinação dos possíveis insumos doados.

Doações e contrapartida
Enquanto esses trâmites estão sendo resolvidos, o chefe de gabinete da UFCA, Assis Nogueira, explicou que as instituições que precisarem das máscaras podem continuar enviando ofício à Reitoria, informando a quantidade e a necessidade. Nesses casos, a Universidade sugere contrapartida em materiais, caso o demandante tenha condições de oferecer para contribuir com a confecção de mais máscaras. Ele ressaltou ainda que é importante estimar corretamente a demanda para que a UFCA possa ajudar o máximo de instituições possíveis.

Revista Cariri Recomenda

Nova estátua da Menina Benigna é concluída em Santana do Cariri e tem data de inauguração prevista
Cariri

Complexo Religioso da Beata Benigna Cardoso será inaugurado em Santana do Cariri; saiba data

5 de fevereiro de 2026
Elmano de Freitas anuncia pacote de R$ 309 milhões para fortalecer a agricultura familiar
Regionais

Governo do Ceará e municípios assinam adesão ao Garantia Safra 2025/2026 e beneficiam mais de 195 mil agricultores

4 de fevereiro de 2026
Aeroporto de Juazeiro do Norte é o único do Brasil dentro de um Geoparque da Unesco
Cariri

Aeroporto de Juazeiro do Norte registra mais de 500 mil passageiros em 2025 e reforça crescimento do turismo no Cariri

31 de janeiro de 2026
Domingo de Páscoa tem ‘perigo’ de chuvas intensas em todo o Ceará, mostra aviso do Inmet
Regionais

Chuvas atingem 20 municípios do Cariri e Jardim registra maior volume do dia

30 de janeiro de 2026
Próximos
Camilo reconhece importância de pensar volta às atividades, mas admite não há prazo definido

Camilo reconhece importância de pensar volta às atividades, mas admite não há prazo definido

O sumiço das Reginas – Por Alexandre Lucas

O sumiço das Reginas - Por Alexandre Lucas

Agricultores enfrentam dificuldades para vender a produção

Agricultores enfrentam dificuldades para vender a produção

Mais Lidas

  • Delete já: vírus que rouba contas bancárias foi encontrado em 10 apps; veja lista

    Trava Zap: o que são as mensagens que travam o WhatsApp

  • Hemoce registra recorde histórico de doações de sangue no Ceará em 2025

  • Governo Elmano de Freitas é aprovado por 56% dos eleitores, aponta Real Time Big Data

  • Prefeitura de Maracanaú abre concurso com 100 vagas para o magistério

  • Brasil deve registrar 781 mil novos casos de câncer por ano entre 2026 e 2028, aponta INCA

© Revista Cariri - Desenvolvido por Clik Design.

Sem Resultado
Ver resultados

© Revista Cariri - Desenvolvido por Clik Design.

Controle sua privacidade
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
WhatsApp chat