Líder do campeonato, o inglês Lewis Hamilton foi punido com a perda de três posições no grid de largada por ter atrapalhado o finlandês Kimi Raikkonen. Com esta decisão, o piloto que havia registrado o segundo melhor tempo, vai largar na quinta colocação no Grande Prêmio da Áustria. O incidente aconteceu no Q1 do treino de classificação de Fórmula 1 deste sábado.
A pole position ficou com Charles Leclerc, que registrou 1min03s003 e quebrou uma sequência de quatro corridas com carros da Mercedes largando na frente. Hamilton deveria estar ao lado dele, mas a punição alterou o grid e beneficiou outros pilotos. Max Verstappen, Valtteri Bottas e Lando Norris ganharam uma posição cada com o inglês caindo para quinto.
A manobra que causou a punição a Hamilton ocorreu quando ele andava lentamente pela pista. Raikkonen se aproximou na curva 2 e foi atrapalhado, reclamando com um gesto obsceno. O inglês até tentou evitar a perda de tempo do rival, chegando a sair da pista, mas como estava muito lento não obteve sucesso. A direção de prova informou que o incidente seria julgado depois do treino classificatório e mais tarde anunciou a punição.
Mesmo atrapalhado, Kimi Raikkonen avançou no Q1 e chegou até a última etapa do treino. Ele vai largar na sétima posição com o tempo de 1min04s166.
Fonte: UOL