Anúncio
Hospedagem de sites ilimitada superdomínios
Revista Cariri
  • Início
  • Últimas
  • Regionais
    • Crato
    • Barbalha
    • Juazeiro do Norte
    • Cariri
  • Segurança
  • Brasil
  • Política
    • Análises
  • Saúde
  • Classe A Rádio Hits
  • Rádio Forró das Antigas
  • Contato

Sem Resultado
Ver resultados
  • Início
  • Últimas
  • Regionais
    • Crato
    • Barbalha
    • Juazeiro do Norte
    • Cariri
  • Segurança
  • Brasil
  • Política
    • Análises
  • Saúde
  • Classe A Rádio Hits
  • Rádio Forró das Antigas
  • Contato
Sem Resultado
Ver resultados
Revista Cariri
Sem Resultado
Ver resultados
PUBLICIDADE

Nova espécie de réptil fóssil é descoberto com participação de pesquisador cearense

O estudo, liderado pela paleontóloga Tiane de Olivera, teve orientação do paleontólogo cearense Felipe Pinheiro. Nascido em Fortaleza, sua trajetória como pesquisador teve início no Cariri cearense

16 de abril de 2020
Nova espécie de réptil fóssil é descoberto com participação de pesquisador cearense

Batizado de Elessaurus gondwanoccidens, o animal pertenceu ao período Triássico inferior (Foto: Arquivo pessoal)

PUBLICIDADE

Um estudo publicado no último dia 8, apresenta uma nova espécie de réptil fóssil brasileiro, encontrado na Formação Sanga do Cabral, localizada na Bacia do Paraná, no Rio Grande do Sul. Batizado de Elessaurus gondwanoccidens, o animal pertenceu ao período Triássico inferior, data 20 milhões de anos antes do surgimento dos primeiros dinossauros. A pesquisa foi liderada pela paleontóloga Tiane de Olivera, com participação do paleontólogo cearense Felipe Pinheiro.

O fóssil foi encontrado há 10 anos. Na época, os pesquisadores desenterraram parte de uma perna, o começo da cauda e a cintura pélvica. “Este achado passou muito tempo engavetado. Foi levado a laboratório, limpo, e só depois desse processo, que a gente chama de preparação, pôde ser estudado. Há três anos iniciamos a pesquisa”, explica Felipe.

Com afinidade com répteis, incluindo o grupo tanistrofeídeos da qual a nova espécie pertence, Felipe foi convidado a orientar Tiane nesta pesquisa. “Essa espécie é de um grupo muito pouco conhecido, principalmente no nosso continente. São animais muito conhecidos na Europa, mas não tinha registro seguro na América do Sul”, ressalta.

Importância
A descoberta do Elessaurus gondwanoccidens, traz um contexto muito interessante, segundo Felipe, que além da extinção em massa dos dinossauros, houve uma ainda maior, há 250 milhões de anos, que praticamente dizimou toda a vida na Terra. “Esse animal e tantos outros mostram como foi a recuperação da fauna, que deu origem a uma série de animais, como dinossauros, mamíferos. Ele faz parte da recuperação pós-destruição, tendo um panorama completo de como foi a extinção”, justifica.

Trajetória
Nascido em Fortaleza, Felipe, 31, é formado em Biologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC), tem mestrado e doutorado em Geociências – Paleontologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRS) e é professor de Paleontologia na Universidade Federal do Pampa (Unipampa). Porém, sua trajetória com este campo de pesquisa começou no Sul do Ceará, na Chapada do Araripe.

Sua paixão por dinossauros começou ainda criança, quando assistiu, pela primeira vez, Jurassic Park (1993), no cinema. “Eu decidi desde criança ser paleontólogo. Fui ao Araripe aos seis anos. Desde aquele tempo”, conta. Aos 21, mudou-se para o Rio Grande do Sul, onde fez seu mestrado e doutorado estudando pterossauros da Bacia do Araripe. “Até hoje vou ao Cariri com frequência. Vou uma vez por ano e passo um bom tempo. É meu lugar favorito no mundo. A região tem uma riqueza que extrapola a paleontologia”, acredita.

Em 2019, ele liderou junto com o paleontólogo Gustavo Prado uma pesquisa que encontrou uma molécula de melanina na crista de um fóssil de pterossauro de 110 milhões de anos, na Chapada do Araripe. “Normalmente, essas moléculas biológicas se degradam com rapidez. Lá, é comum ver tecidos moles preservados. É um exemplo de preservação excepcional. Prova que o Cariri é um dos melhores lugares do mundo em preservação”, exalta.

Em comparação a Formação onde foi encontrada o Elessaurus gondwanoccidens, Felipe detalha que é comum encontrar apenas os ossos. “Aqueles com potencial de ficar preservado por um tempo muito maior. Isso é o que encontra aqui e na maior partes das regiões do mundo”, explica. Na Bacia Sedimentar do Araripe, para o pesquisador, é diferente, pois, em poucos minutos é fácil de encontrar vários fósseis de peixes, insetos. “É muito melhor por conta dos tecidos moles. Se a gente comparar a preservação dos fósseis do Rio Grande do Sul, o Araripe dá de dez a zero”, compara o paleontólogo.

Por outro lado, o pesquisador lamenta que no Ceará não tenha uma fiscalização mais rigorosa em cima do seu patrimônio arqueológico como próprio território gaúcho. “É uma coisa que agrava é a precarização da região do Araripe. Até melhorou bastante nos últimos 10 anos, mas sempre foi muito saqueado pelo tráfico de fósseis. Tem que pensar isso como um patrimônio nosso”, finaliza.

Por Antonio Rodrigues

Fonte: Diário do Nordeste

Revista Cariri Recomenda

Nova estátua da Menina Benigna é concluída em Santana do Cariri e tem data de inauguração prevista
Cariri

Complexo Religioso da Beata Benigna Cardoso será inaugurado em Santana do Cariri; saiba data

5 de fevereiro de 2026
Elmano de Freitas anuncia pacote de R$ 309 milhões para fortalecer a agricultura familiar
Regionais

Governo do Ceará e municípios assinam adesão ao Garantia Safra 2025/2026 e beneficiam mais de 195 mil agricultores

4 de fevereiro de 2026
Aeroporto de Juazeiro do Norte é o único do Brasil dentro de um Geoparque da Unesco
Cariri

Aeroporto de Juazeiro do Norte registra mais de 500 mil passageiros em 2025 e reforça crescimento do turismo no Cariri

31 de janeiro de 2026
Domingo de Páscoa tem ‘perigo’ de chuvas intensas em todo o Ceará, mostra aviso do Inmet
Regionais

Chuvas atingem 20 municípios do Cariri e Jardim registra maior volume do dia

30 de janeiro de 2026
Próximos
Bolsonaro demite Luiz Henrique Mandetta do Ministério da Saúde

Bolsonaro demite Luiz Henrique Mandetta do Ministério da Saúde

Camilo lamenta demissão de Mandetta: “uma enorme perda para o Brasil”

Camilo lamenta demissão de Mandetta: "uma enorme perda para o Brasil"

Em menos de um mês, Ciops registra mais de 10 mil denúncias por aglomerações e comércios abertos

Em menos de um mês, Ciops registra mais de 10 mil denúncias por aglomerações e comércios abertos

Mais Lidas

  • Delete já: vírus que rouba contas bancárias foi encontrado em 10 apps; veja lista

    Trava Zap: o que são as mensagens que travam o WhatsApp

  • Hemoce registra recorde histórico de doações de sangue no Ceará em 2025

  • Governo Elmano de Freitas é aprovado por 56% dos eleitores, aponta Real Time Big Data

  • Elmano de Freitas lidera disputa pelo Governo do Ceará, aponta pesquisa Real Time Big Data

  • Brasil deve registrar 781 mil novos casos de câncer por ano entre 2026 e 2028, aponta INCA

© Revista Cariri - Desenvolvido por Clik Design.

Sem Resultado
Ver resultados

© Revista Cariri - Desenvolvido por Clik Design.

Controle sua privacidade
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
WhatsApp chat