Anúncio
Hospedagem de sites ilimitada superdomínios
Revista Cariri
  • Início
  • Últimas
  • Regionais
    • Crato
    • Barbalha
    • Juazeiro do Norte
    • Cariri
  • Segurança
  • Brasil
  • Política
    • Análises
  • Saúde
  • Classe A Rádio Hits
  • Rádio Forró das Antigas
  • Contato

Sem Resultado
Ver resultados
  • Início
  • Últimas
  • Regionais
    • Crato
    • Barbalha
    • Juazeiro do Norte
    • Cariri
  • Segurança
  • Brasil
  • Política
    • Análises
  • Saúde
  • Classe A Rádio Hits
  • Rádio Forró das Antigas
  • Contato
Sem Resultado
Ver resultados
Revista Cariri
Sem Resultado
Ver resultados
PUBLICIDADE

Artesãos cearenses se reinventam para manter atividade lucrativa

Diante da crise econômica atual e da concorrência desleal com os produtos industrializados, buscar soluções criativas e inovadoras é a alternativa para os artesãos do interior driblarem as adversidades

12 de abril de 2020
Artesãos cearenses se reinventam para manter atividade lucrativa

O jogo de xadrez é hoje o carro-chefe do casal de artesãos de Juazeiro do Norte (Foto: Antonio Rodrigues)

PUBLICIDADE

Aos olhos do consumidor, as pequenas peças sobrepostas na mesa de xadrez, revestidas de cores vivas e com um traçado singular que conota a cultura nordestina, são oriundas do barro, material amplamente utilizado pela grande maioria dos artesãos. Demóstenes Fidélis, no entanto, foge à regra. Há mais de três décadas o artesão juazeirense deu nova funcionalidade à goma de tapioca.

A matéria-prima que, ao ser peneirada e posta ao fogo faz nascer a tapioca, iguaria típica nordestina, passou a ser utilizada para esculpir peças das mais variadas formas. “Hoje é fácil manusear. Já estamos bem adaptados à substituição do barro pela goma”, garante Pebinha, como popularmente o artesão é conhecido. Para alcançar resultados exitosos, porém, ele e a sua esposa, Lusyennir Lacerda, levaram quase uma década.

Adaptação
Reinventar-se foi preciso diante das dificuldades. Demóstenes explica que suas peças, anteriormente feitas com barro, “ficavam muito pesadas”. Este simples detalhe fazia toda a diferença na hora de exportar o produto para outros centros, isso em meados dos anos 1990. “A transportadora me cobrava por peso, então eu pagava uma taxa ampla para enviar poucas unidades”. A insistência foi a bússola do casal. Depois do barro, veio a resina, biscuit e, posteriormente, a massa epóxi. Nenhuma delas conferiu o resultado desejado. Os experimentos seguiram por dez anos até que o casal decidiu realizar testes com a goma de tapioca, devido a sua viscosidade.

“Ela tem uma cola natural, é maleável e bastante barata”, destaca Lusyennir. Após atingir a consistência adequada, todas as peças passaram a ser confeccionadas com o produto. “Só utilizo água e um pouco de cola escolar”, revela o segredo. O peso, grande vilão das peças anteriores, passou a ser um aliado. “A goma é bastante leve”, destaca Fidélis.

Carro-chefe
A matéria-prima do artesanato de Fidélis e Lusyennir não foi a única a sofrer mudanças. Entre 1986 – quando iniciaram a atividade artesanal – e início dos anos 2000, os artesãos confeccionavam todo tipo de peça que estivesse relacionada com a cultura popular nordestina. Há duas décadas, porém, os tabuleiros personalizados de xadrez tornaram-se o principal produto de trabalho da dupla. A singularidade do artesanato vai além do material inusitado utilizado para sua produção. O xadrez e suas peças são temáticos. Cangaceiros, bumba meu boi e até a histórica Guerra de Canudos dão forma às peças do tabuleiro. Antônio Conselheiro representa o rei, peça mais importante do xadrez ocidental, cuja captura é o único objetivo do jogo. A rainha é simbolizada pela figura da beata, enquanto as capelas representam as torres do tabuleiro.

“Pensar essa adaptação é a parte mais criteriosa do trabalho. Não pode ser qualquer tema. Tem que existir um elo com as peças que compõem o xadrez e, além disso, trabalhamos dentro de um limite de espaço. O tabuleiro tem um tamanho padrão, portanto, as peças também atendem uma metragem específica, o que acaba limitando alguns temas”, explica Demóstenes.

Diante do sucesso adquirido com os xadrezes temáticos, a dupla limitou o trabalho. “A procura era tão grande que não estávamos conseguindo produzir outras peças. Então, há 20 anos passamos a nos dedicar integralmente aos tabuleiros”, complementa Pebinha. Além das vendas provenientes de encomendas pontuais, os artesãos comercializam para a Central de Artesanato do Ceará (CeArt), em Fortaleza.

Habilidade
Autodidata, o artista plástico icoense Francisco Corrêa também usou como pilar a inovação para projetar sua arte. Ele adotou os pregos como principal matéria-prima de suas obras. Seus quadros nascem a partir da aplicação de milhares de pregos que dão contornos à representação de figuras diversas, desde rostos humanos, super-heróis e, sobretudo, animais. Seus trabalhos começaram ainda nos anos de 1990, usando o tradicional lápis. Quase três décadas depois, ele se viu obrigado a inovar para manter-se no mercado. Em 2017, adotou os pregos e o resultado, depois de “inúmeras tentativas, deu certo”.

“Os erros fazem parte. A insistência tem sempre que prevalecer”, adverte. Com talento e insistência, Corrêa já fabricou mais de uma centena de peças, ao preço que varia entre R$ 350 e R$ 400. “Comecei por hobby, mas hoje sinto que venci, alcancei o que queria”.

Por Antonio Rodrigues

Fonte: Diário do Nordeste

Revista Cariri Recomenda

Elmano de Freitas anuncia criação do Plano de Cargos e Carreiras para os servidores da Cultura
Cultura

Elmano de Freitas anuncia criação do Plano de Cargos e Carreiras para os servidores da Cultura

27 de novembro de 2025
Adeus a Jards Macalé: ‘anjo torto’ da MPB morre aos 82 anos
Cultura

Adeus a Jards Macalé: ‘anjo torto’ da MPB morre aos 82 anos

17 de novembro de 2025
Projeto “Concertos Didáticos” leva música para escolas públicas do Crato
Cultura

Ritmos, memórias e identidades negras ganham destaque em programação cultural no Crato

10 de novembro de 2025
Crato sediará o II Encontro Estadual dos Pontos de Cultura em novembro
Cultura

Crato sediará o II Encontro Estadual dos Pontos de Cultura em novembro

5 de novembro de 2025
Próximos
O que acontece se você consumir meio dente de alho por dia?

O que acontece se você consumir meio dente de alho por dia?

O mundo na UTI – Por J. Flávio Vieira

O mundo na UTI - Por J. Flávio Vieira

Confira pagamentos e tributos adiados ou suspensos durante pandemia

Confira pagamentos e tributos adiados ou suspensos durante pandemia

Mais Lidas

  • Dívidas no programa Desenrola podem ser negociadas nos Correios

    Governo confirma salário mínimo para 2026; saiba valor

  • Redução de penas que beneficia Bolsonaro e condenados pelo 8 de janeiro é aprovada na Câmara

  • Investimento bilionário impulsiona infraestrutura elétrica no Ceará; cidades do Cariri serão contempladas

  • União Brasil expulsa Celso Sabino após impasse sobre permanência no Ministério do Turismo

  • Austrália passa a exigir idade mínima de 16 anos para uso de redes sociais

© Revista Cariri - Desenvolvido por Clik Design.

Sem Resultado
Ver resultados

© Revista Cariri - Desenvolvido por Clik Design.

Controle sua privacidade
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
WhatsApp chat