Neste sábado (04), o ministro da Educação, Abraham Weintraub, usou seu perfil no Twitter para reforçar uma teoria da conspiração que sugere que China se aproveitou da Covid-19 para se sobressair diante de outras nações.
Na postagem, o ministro da Educação usou a capa do gibi “Turma da Mônica” e tentou imitar a maneira como o personagem Cebolinha – que tem a língua presa – fala. “Geopolíticamente (sic), quem podeLá saiL foLtalecido, em teLmos Lelativos, dessa cLise mundial? PodeLia seL o Cebolinha? Quem são os aliados no BLasil do plano infalível do Cebolinha paLa dominaL o mundo? SeLia o Cascão ou há mais amiguinhos?”, escreveu Weintraub no Twitter .
Todavia, a alfinetada de Weintraub saiu pela culatra após os internautas notarem que, além de errar na imitação de Cebolinha – que só troca o “R” pelo “L” quando o fonema treme -, ele errou no uso da língua portuguesa.
Confira a publicação (apagada depois):
Confira algumas reações:
Geopolíticamente…
Isso é o que, uma proproproparoxítona???
— Lucio Maciel ?????️? (@luciofm) April 4, 2020
Poderia estar aprendendo português neste exato momento ao invés de ser racista e xenófobo. Imprecionante.
— Juliana Pavlichenko (@pavlichenka) April 4, 2020
Seu Ministlo
Eu não tloco o R no final da palavla… pic.twitter.com/yVtfYVK9rN
— Cebolinha ? (@CeboIinhaaa) April 4, 2020
Deixa de ser burro, ministro. O Cebolinha só troca o R pelo L quando o fonema treme. Em final de palavra (especialmente verbos no infinitivo) ele não troca.
Sua besta.
— é o acopalipes (@sarahsuzye) April 4, 2020
Fonte: Último Segundo