Anúncio
Hospedagem de sites ilimitada superdomínios
Revista Cariri
  • Início
  • Últimas
  • Regionais
    • Crato
    • Barbalha
    • Juazeiro do Norte
    • Cariri
  • Segurança
  • Brasil
  • Política
    • Análises
  • Saúde
  • Classe A Rádio Hits
  • Rádio Forró das Antigas
  • Contato

Sem Resultado
Ver resultados
  • Início
  • Últimas
  • Regionais
    • Crato
    • Barbalha
    • Juazeiro do Norte
    • Cariri
  • Segurança
  • Brasil
  • Política
    • Análises
  • Saúde
  • Classe A Rádio Hits
  • Rádio Forró das Antigas
  • Contato
Sem Resultado
Ver resultados
Revista Cariri
Sem Resultado
Ver resultados
PUBLICIDADE

Alta temporada vai gerar 1,7 mil vagas entre junho e agosto no Ceará

Empregos temporários estão concentrados nos segmentos de segurança de eventos, garçom, cozinheiro e consultor de eventos. Segundo o Sine/IDT, resultado deste ano é semelhante ao registrado em igual período de 2018

27 de junho de 2019
Alta temporada vai gerar 1,7 mil vagas entre junho e agosto no Ceará

Vagas de garçons estão entre as mais demandadas pelas empresas cearenses. Turismo é um dos principais fatores para alta no número de ofertas de empregos temporários no Estado

PUBLICIDADE

A alta estação sempre traz esperanças de boa movimentação da economia cearense, a partir da chegada de turistas. E em 2019 não deverá ser diferente, com uma boa expectativa do Sistema Nacional de Emprego/Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (Sine/IDT) para geração de vagas de emprego temporária para o período de férias no Estado. De acordo com o órgão, a expectativa é que sejam geradas cerca de 1.700 oportunidades de trabalho temporário durante o período que deve ir do fim de junho até o começo de agosto.

Segundo Rubens da Cunha Rodrigues, coordenador de intermediação de profissionais do Sine/IDT, a estimativa deve manter 2019 em patamar semelhante ao ano passado no quesito da criação de vagas temporárias. Mas, apesar da estabilidade, ele ponderou que o resultado é positivo, pois indica um bom nível para atividade econômica local.

Além disso, Rodrigues afirmou que o resultado mostra que a geração de outros tipos de serviços, não convencionais, marcados especialmente pelos aplicativos de transporte e locação de imóveis, por exemplo, não interferiu nas vagas tradicionais.

“O sistema público de emprego conseguiu se manter com o mesmo patamar e nível dos anos passados. Claro que há outras áreas da economia, mas existe um mercado muito amplo para todas as áreas, como aplicativos, que podem atuar sem interferir diretamente”, disse.

Rodrigues ainda explicou que uma das razões para a estimativa positiva para 2019 é a série de iniciativas do Governo do Estado para promover o Ceará como destino aos turistas nacionais e internacionais que buscam um destino para aproveitar as férias. Reflexo desses esforços, no último dia 20 de junho, pesquisa aponta que Fortaleza é a quarta cidade mais procurada por brasileiros para as viagens de julho.

“O Governo do Estado tem feito grandes investimentos e o Ceará tem atraído muitos turistas, além de ser um período de férias que aumenta a movimentação econômica nos setores de turismo e comércio, por exemplo”, afirmou.

Demanda
O levantamento do Sine ainda aponta que as funções mais procuradas para serviços temporários serão de segurança de eventos, garçom, cozinheiro e consultor de venda. A Capital, mais uma vez, deverá concentrar a maior parte das vagas temporárias ofertadas, acumulando 70% da demanda indicada pelos bancos de dados do Sine.

Rubens afirmou que as vagas em cidades no interior estarão condicionadas à criação de novos negócios, à demanda e aos eventos que estiverem marcados para o local, como a Expo Crato, que deverá ter uma certa quantidade de seguranças.

Otimismo
As expectativas otimistas são compartilhadas pelo secretário do Turismo (Setur), Arialdo Pinho, que indicou um aumento na chegada de turistas no Ceará durante a alta estação em relação a igual período do ano passado.

No entanto, o gestor não precisou de quanto seria a evolução ante o desempenho de 2018. Segundo Pinho, a Setur deverá consolidar as informações sobre a previsão de chegada de turistas até a próxima semana. “A chegada de turistas no Ceará em 2019 deverá, sim, superar o ano passado. Nós ainda não temos os dados precisos, mas a expectativa está adiante do que se viu em 2018. Ainda estamos trabalhando com uma estimativa”, ponderou Arialdo Pinho.

E o desembarque de turistas no Ceará deverá impactar vários setores da economia, direta e indiretamente, de acordo com Rubens Rodrigues, o que pode gerar vagas temporárias em diversas áreas. “Se você olhar para o setor de serviços, a parte de turismo e entretenimento são os que mais vão disponibilizar vagas temporárias, mas isso impacta todo o resto da cadeia. Um maior volume de turistas pode aumentar o comércio e um setor impacta no outro indiretamente”, explicou.

Hotelaria
No entanto, nem todos os setores da economia do Estado estão otimistas com a chegada da alta estação. Segundo o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Ceará (ABIH-CE), Eliseu Barros, o número de reservas em grandes hotéis está abaixo do esperado para o período e o que foi registrado no ano passado. Segundo ele, o setor ainda espera que sejam feitas reservas de última hora, pois a situação atual está causando preocupação nos empresários ligados à entidade.

“A situação preocupa porque estamos percebendo que essas plataformas de venda alternativa estão ganhando muito espaço porque eles têm custos bem abaixo. Eles não têm custo com mão de obra, não pagam impostos, então elas acabam ficando mais competitivas. As plataformas estão oferecendo preços menores, e os empresários acabam perdendo também, assim como o poder público que perde arrecadação”, disse Barros sobre os aplicativos de locação de imóveis, como o AirBNB.

Os grandes hotéis também não deverão gerar vagas temporárias, segundo Eliseu Barros. Pelas características específicas de formação dos profissionais, ele explicou que o hotéis preferem manter um quadro fixo durante o ano inteiro, não abrindo tanto espaço para oportunidades temporárias. “Fazemos isso porque é muito caro formar profissionais”, defendeu Barros.

Fonte: Diário do Nordeste

Revista Cariri Recomenda

INSS antecipa 13º salário para 34,2 milhões de beneficiários; veja como consultar
Economia & Negócios

Governo prorroga prazo para ressarcimento de descontos indevidos do INSS; saiba nova data

27 de janeiro de 2026
Petrobras reduz preço da gasolina a partir desta terça-feira (27); saiba percentual
Economia & Negócios

Petrobras reduz preço da gasolina a partir desta terça-feira (27); saiba percentual

26 de janeiro de 2026
Ceará registra saldo recorde de empresas abertas em 2025, aponta Jucec
Economia & Negócios

Ceará registra saldo recorde de empresas abertas em 2025, aponta Jucec

23 de janeiro de 2026
Liquidação do Will Bank: o que acontece com quem tem conta, CDB e cartão?
Economia & Negócios

Liquidação do Will Bank: o que acontece com quem tem conta, CDB e cartão?

22 de janeiro de 2026
Próximos
Assessor de ministro do Turismo é preso em operação da PF suspeito de envolvimento com ‘laranjas’

Assessor de ministro do Turismo é preso em operação da PF suspeito de envolvimento com 'laranjas'

Sem burocracia: conheça o recurso do Instagram para recuperar conta hackeada

Sem burocracia: conheça o recurso do Instagram para recuperar conta hackeada

BC reduz previsão do PIB de 2% para 0,8% em 2019

BC reduz previsão do PIB de 2% para 0,8% em 2019

Mais Lidas

  • Delete já: vírus que rouba contas bancárias foi encontrado em 10 apps; veja lista

    Trava Zap: o que são as mensagens que travam o WhatsApp

  • Brasil tem 62,6% da população acima do peso e 25,7% obesa, aponta pesquisa

  • Estudo aponta que tamanho do pênis humano pode ter evoluído por atração sexual e competição entre machos

  • Ceará tem todos os municípios sob risco de chuvas intensas até esta quinta-feira, segundo Funceme

  • Resultado do Sisu 2026 já está disponível e matrículas começam na próxima segunda-feira

© Revista Cariri - Desenvolvido por Clik Design.

Sem Resultado
Ver resultados

© Revista Cariri - Desenvolvido por Clik Design.

Controle sua privacidade
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
WhatsApp chat