Na tarde desta sexta-feira (13), a Universidade Federal do Cariri (UFCA) divulgou nota da instituição sobre as medidas de enfrentamento ao novo coronavírus. Eventos da universidade em ambientes fechados estão suspensos. Assim como também, viagens cujo motivo esteja relacionado às atividades profissionais de seus servidores, ressalvados os casos em que não haja possibilidade de cancelamento.
Leia a íntegra da nota:
“A Universidade Federal do Cariri (UFCA), a fim de zelar pela saúde de sua comunidade acadêmica e também de se somar aos esforços globais de prevenção e combate ao novo tipo de coronavírus, descoberto em dezembro do ano passado, vem informar à sociedade uma série de medidas que serão adotadas pela instituição, tendo em vista o cenário atípico.
Estão mantidas as aulas de graduação e de pós-graduação, em todos os campi da UFCA, pelo fato de ainda não haver circulação sustentada do Covid-19 no Ceará. Até a tarde desta quinta-feira, 12 de março de 2020, ainda não havia casos confirmados do vírus no Estado. Todavia, dado o dinamismo do contexto epidemiológico, esse cenário pode mudar, de forma que as aulas podem futuramente ser suspensas. A orientação do Ministério da Saúde é que práticas distintas nesse sentido só devem ser tomadas “na ocorrência de qualquer mudança no cenário epidemiológico que justifique a adoção de outras medidas de prevenção e controle dirigidas à comunidade acadêmica”, que, se adotadas, serão divulgadas “por intermédio dos veículos oficiais de comunicação”.
Com a atual manutenção das aulas, está mantido também o funcionamento do Refeitório Universitário (RU), que vai passar a adotar práticas preventivas, conforme orientações das autoridades sanitárias.
Dada a necessidade de rapidez na adoção de medidas da Universidade no contexto de possível disseminação do novo coronavírus na região em que está a UFCA, foi instituído o Comitê Interno de Enfrentamento ao Covid-19 (Cieco-19/UFCA), formado por equipe multidisciplinar, de maneira a manter a comunidade acadêmica informada sobre a evolução do quadro epidemiológico relativo ao vírus no Cariri e, ainda, a tomar decisões quanto a situações novas que se estabeleçam.
A UFCA informa que estão suspensos os eventos a serem realizados em ambientes fechados da instituição que envolvam também públicos externos à Universidade. Também estão suspensas todas as viagens cujo motivo esteja relacionado às atividades profissionais de seus servidores, ressalvados os casos em que não haja possibilidade de cancelamento. Servidores, docentes ou técnico-administrativos, que não puderem cancelar seus compromissos deverão submeter seus argumentos à apreciação do Cieco-19/UFCA, pelo endereço eletrônico cieco19@ufca.edu.br. Eventos e viagens só serão mantidos com a autorização do Comitê.
Os eventos cuja realização for autorizada deverão ocorrer preferencialmente em ambientes com ventilação natural.
A UFCA informa ainda que entrará em contato com as empresas responsáveis pelo sistema de transporte coletivo que serve os campi da instituição, requisitando o aumento da oferta de ônibus nos horários de pico, para evitar a aglomeração de usuários.
Servidores docentes, servidores técnico-administrativos e discentes em regresso de viagens nacionais ou internacionais que passaram por regiões dentro do rastreio epidemiológico das autoridades de saúde, brasileiras ou estrangeiras, e que apresentarem sintomas característicos de síndrome gripal (febre, dor no corpo ou tosse) estão autorizados a adotarem a prática de quarentena produtiva, por período máximo de 14 dias. As pessoas que se enquadrarem nessa descrição poderão encaminhar para a UFCA, também pelo endereço eletrônico cieco19@ufca.edu.br, uma autodeclaração de suspeição, com a descrição sintomática, que servirá como justificativa de ausência. A instituição recomenda fortemente que, na ocorrência de qualquer sintoma suspeito, a comunidade acadêmica não compareça às suas atividades na UFCA e procure, o mais rápido possível, os serviços públicos de saúde, para que receba atendimento adequado.
O Cieco-19/UFCA já começou uma campanha informativa permanente sobre o Covid-19, até que seja restabelecida a normalidade, cujos canais serão as mídias sociais da UFCA, o canal no YouTube na Universidade e o Portal da UFCA na internet. O objetivo é munir de informação a sociedade e a comunidade acadêmica, além de comunicar novas medidas da UFCA para a prevenção e combate ao vírus. O Comitê também estuda a viabilidade de estabelecer atividades remotas, de maneira a evitar, sempre que possível, a aglomeração de pessoas. Além disso, o Cieco-19/UFCA vai promover treinamentos, junto às equipes de limpeza da instituição, para fortalecer as rotinas sanitárias e, assim, mitigar possíveis focos de contaminação nos espaços físicos da UFCA.
Para dúvidas relativas ao coronavírus, a Secretaria de Saúde do Estado do Ceará (Sesa) disponibiliza, no endereço saude.ce.gov.br, uma série de materiais informativos, como a Cartilha Etiqueta da Tosse, o Cartaz Higienização das mãos (álcool em gel, água e sabão) e orientações para profissionais de saúde. Além desses materiais, está disponível, para dispositivos Android e IOS, um aplicativo chamado “Coronavírus – SUS”, produzido pelo Sistema Único de Saúde em parceria com o Ministério da Saúde. Esse aplicativo é uma das ferramentas do governo federal para enfrentamento ao vírus. Ele traz dicas de prevenção, descrição de sintomas, formas de transmissão, mapa de unidades de saúde e até uma lista de notícias falsas disseminadas sobre o assunto. A UFCA anima a comunidade acadêmica a baixar o aplicativo e, assim, contribuir para o rastreio da doença no Brasil.
O novo coronavírus traz preocupações para todo o planeta, mas o espírito de união, a informação confiável e a adoção de medidas preventivas serão críticos para a superação desse desafio. A UFCA está agindo com seriedade no enfrentamento ao Covid-19, com a convicção de que, juntos, vamos vencê-lo.
Reitoria da Universidade Federal do Cariri e Comitê Interno de Enfrentamento ao Covid-19 (Cieco-19/UFCA)”