O WhatsApp está desenvolvendo um novo recurso para usuários de Android que permitirá a associação de um nome de usuário a um número de telefone, proporcionando mais privacidade aos seus usuários. Com essa atualização, será possível compartilhar apenas o nome de usuário ao invés do número de telefone, especialmente útil em situações em que o usuário deseja proteger seus dados pessoais.
Curta, siga e se inscreva nas nossas redes sociais:
Facebook | X | Instagram | YouTube | Bluesky
Sugira uma reportagem. Mande uma mensagem para o nosso WhatsApp.
Entre no canal do Revista Cariri no Telegram e veja as principais notícias do dia.
Esse recurso já é comum em outras plataformas, como o Telegram, e agora está sendo implementado no WhatsApp. De acordo com o site WABetaInfo, especializado em versões de teste do aplicativo, os perfis que já iniciaram uma conversa ainda poderão ver o número de telefone. No entanto, em novas conversas, será possível filtrar essa informação, permitindo que apenas o nome de usuário seja exibido.
Outra novidade em teste é a implementação de um PIN para proteger o contato de um usuário. Ao criar um nome de usuário, o WhatsApp permitirá que o usuário associe uma senha de quatro dígitos ao nome. Esse PIN será necessário para que alguém inicie uma conversa, oferecendo uma camada adicional de segurança. É importante destacar que o PIN não poderá ser o mesmo código utilizado na verificação em duas etapas, reforçando a proteção da conta.
A exigência do PIN não será aplicada às pessoas com quem o usuário já tem uma conversa ativa no aplicativo, uma vez que esses contatos já têm acesso ao número de telefone.
O WhatsApp vem implementando uma série de medidas para aumentar a segurança de seus usuários. Uma das ferramentas que ainda está em fase de teste é a possibilidade de bloquear mensagens de remetentes desconhecidos, uma tentativa de reduzir o envio de spam pelo aplicativo. Quando essa função está ativada, o WhatsApp impede o recebimento de mensagens enviadas por números desconhecidos e em grande volume.
Essas atualizações refletem o compromisso contínuo do WhatsApp em oferecer uma experiência mais segura e privada para seus usuários.
Por Nicolas Uchoa