A Meta, dona do Facebook, Instagram e WhatsApp, anunciou nesta terça-feira (29) o lançamento de seu primeiro aplicativo próprio de inteligência artificial, o Meta AI.
Curta, siga e se inscreva nas nossas redes sociais:
Facebook | X | Instagram | YouTube | Bluesky
Sugira uma reportagem. Mande uma mensagem para o nosso WhatsApp.
Entre no canal do Revista Cariri no Telegram e veja as principais notícias do dia.
📲 O app foi apresentado pelo CEO Mark Zuckerberg em um vídeo no Instagram e já pode ser baixado nas lojas de aplicativos dos Estados Unidos.
🇧🇷 No Brasil, a empresa ainda não deu previsão de lançamento (veja mais abaixo).
🧠 Segundo Zuckerberg, o Meta AI foi desenvolvido “para ser sua inteligência artificial pessoal”, com interações por comando de voz e respostas adaptadas aos interesses do usuário.
Ver essa foto no Instagram
📸 Criação e compartilhamento de conteúdo com IA
Além de responder a perguntas e auxiliar em tarefas, o Meta AI permitirá criar e compartilhar publicações de IA, integrando os recursos com os outros aplicativos da empresa.
“Um bilhão de pessoas já usam IA da Meta em nossos aplicativos”, afirmou Zuckerberg, ao explicar que este será o primeiro app totalmente independente com inteligência artificial do grupo.
🗣️ O aplicativo começará com funções básicas e algum contexto sobre o usuário, mas, segundo Zuckerberg, com o tempo será possível ensinar mais sobre você e suas conexões para deixar a experiência mais personalizada.
📉 Concorrência direta com o ChatGPT
O Meta AI surge em meio à liderança da OpenAI com o ChatGPT, que vem recebendo atualizações constantes e novos recursos desde seu lançamento.
Com esse movimento, a Meta tenta se posicionar no mercado de assistentes de IA generativa, cada vez mais integrado a aplicativos móveis, desktop e dispositivos inteligentes.
👓 Substituição do app Meta View
O novo aplicativo também substitui o Meta View, usado anteriormente para configurar os óculos inteligentes Ray-Ban Meta e sincronizar dados entre dispositivos e interfaces da Meta.
💬 Com a mudança, os usuários passam a usar o Meta AI para centralizar interações com os óculos e o ecossistema digital da empresa.
🚫 Sem data para lançamento no Brasil
Questionada pelo Revista Cariri, a Meta confirmou que o aplicativo Meta AI ainda não tem previsão para chegar ao Brasil.
“Estamos trabalhando para levar a Meta AI e recursos como multimodalidade, voz e personalização para mais pessoas ao redor do mundo, mas hoje ainda não temos novidades sobre o cronograma”, afirmou a empresa em nota.
🌍 A companhia explicou que a expansão está sendo feita de forma gradual, com uma abordagem cuidadosa para cada região, a fim de garantir melhor desempenho e experiência de uso.
Por Bruno Rakowsky