O Ministério Público Federal (MPF) em São Paulo recebeu, na noite de quinta-feira (25), um ofício do aplicativo de mensagens WhatsApp, informando que a funcionalidade “Comunidades” e o aumento do tamanho dos grupos da plataforma não serão implementados no Brasil, antes de 2023.
Curta e siga nossas redes sociais:
Sugira uma reportagem. Mande uma mensagem para o nosso WhatsApp.
Entre no canal do Revista Cariri no Telegram e veja as principais notícias do dia.
A ferramenta “Comunidades” permitirá agregar vários grupos em um espaço compartilhado, permitindo enviar avisos para milhares de pessoas ao mesmo tempo. O WhatsApp já começou a fazer testes da ferramenta em alguns países do mundo. A data para o lançamento no Brasil não foi divulgada.
Em abril, a Meta – controladora do aplicativo – já havia anunciado que adiaria a nova funcionalidade para depois das eleições de 2022.
No fim de julho, os procuradores de São Paulo enviaram um ofício à empresa recomendando o adiamento para janeiro de 2023. Eles afirmaram que a ampliação dos grupos de mensagem facilitaria a disseminação de mensagens falsas em período eleitoral e vai na contramão de medidas tomadas pela própria empresa contra o problema.
Com a decisão, o MPF-SP disse que foram atendidas as expectativas que embasaram a solicitação. O órgão informou que “seguirá atuando, procurando contribuir para o aprimoramento das políticas de enfrentamento à desinformação das principais plataformas digitais que operam no país”.
“Estamos entusiasmados com o valor que a funcionalidade ‘Comunidades’ trará para que organizações sociais e empresas possam gerenciar suas conversas em grupo. Enquanto estamos progredindo, não temos a expectativa de lançar ‘Comunidades’ no Brasil antes de 2023″, disse um porta-voz do WhatsApp.
O que é o ‘WhatsApp Comunidades’
A funcionalidade ‘Comunidades’ foi divulgada pelo Whatsapp como parte de um pacote de novos recursos do aplicativo, permitindo que grupos da plataforma sejam integrados em espaços de interesse comum, chamados “WhatsApp Comunidades”.
A função dessa ferramenta é agregar vários grupos em um espaço compartilhado, permitindo enviar avisos para milhares de pessoas ao mesmo tempo.
Fonte: g1