A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) emitiu um alerta nesta terça-feira (3) sobre um novo golpe digital que vem circulando por e-mails e outras plataformas, utilizando indevidamente o nome da agência. As mensagens falsas notificam os destinatários sobre supostas multas por acesso à plataforma “X” (antigo Twitter) por meio de redes privadas virtuais (VPN). A Anatel esclarece que essas notificações são fraudulentas e não devem ser levadas em consideração pelos usuários.
Curta, siga e se inscreva nas nossas redes sociais:
Facebook | X | Instagram | YouTube | Bluesky
Sugira uma reportagem. Mande uma mensagem para o nosso WhatsApp.
Entre no canal do Revista Cariri no Telegram e veja as principais notícias do dia.
A agência reforçou as orientações de segurança: “Se receber uma mensagem desse tipo, não abra nenhum arquivo anexado, não clique em links e exclua imediatamente o e-mail”, alertou em comunicado.
O golpe ocorre em meio à suspensão da plataforma “X” no Brasil, determinada pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Na última segunda-feira (2), os cinco ministros da Primeira Turma do STF votaram, por unanimidade, pela manutenção da suspensão da rede social até que a empresa cumpra todas as ordens judiciais, pague as multas impostas e indique um representante legal no país. Além disso, os ministros também validaram uma multa de R$ 50 mil para usuários que tentarem acessar o “X” por meio de ferramentas tecnológicas como VPNs.
A decisão judicial, associada à circulação de e-mails falsos, reforça a necessidade de cautela por parte dos usuários ao lidarem com mensagens que mencionem penalidades ou questões envolvendo a plataforma. A Anatel destacou que não envia multas por e-mail e que qualquer comunicação oficial deve ser verificada diretamente pelos canais oficiais da agência.
Por Nicolas Uchoa