O Ceará apresentou uma expressiva queda de 15,5% nos Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLIs) em maio, em comparação com o mesmo mês do ano passado. No total, foram 267 ocorrências registradas no último mês contra 316 em maio de 2024, configurando o melhor resultado dos últimos cinco anos nesse indicador. Os dados são da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp), órgão vinculado à Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS).
Curta, siga e se inscreva nas nossas redes sociais:
Facebook | X | Instagram | YouTube | Bluesky
Sugira uma reportagem. Mande uma mensagem para o nosso WhatsApp.
Entre no canal do Revista Cariri no Telegram e veja as principais notícias do dia.
O resultado reflete uma tendência de queda ao longo de 2025: de janeiro a maio, o estado acumulou uma redução de 17,7% nas mortes violentas, com 1.198 casos registrados, ante 1.455 no mesmo período de 2024. Os CVLIs abrangem crimes como homicídio doloso, feminicídio, lesão corporal seguida de morte e latrocínio.
🔍 Redução em todas as regiões
Todas as regiões do estado apresentaram melhora nos índices de violência. O Interior Sul teve o maior recuo em maio, com redução de 32,4% (de 74 para 50 casos). O Interior Norte teve uma queda de 17,5% (de 80 para 66). Na Região Metropolitana de Fortaleza, o índice caiu 11,2% (de 89 para 79), enquanto Fortaleza apresentou redução de 1,4% (de 73 para 72).
No acumulado dos cinco primeiros meses, o Interior Sul novamente se destacou, com redução de 23,2%, seguido pela Região Metropolitana, com 22,2% a menos de ocorrências. O Interior Sul somou 229 casos em 2025 (contra 298 em 2024), enquanto a RMF totalizou 330 casos (frente a 424 no mesmo período do ano anterior).
🛡 Estratégia integrada é apontada como fator-chave
Para o secretário da SSPDS, Roberto Sá, os resultados são frutos de uma estratégia integrada e inteligente de segurança pública, baseada em diagnósticos e metas. “Dividir o Estado em áreas, estabelecer responsáveis, definir metas, criar planos de ação integrados e reforçar a presença policial onde as manchas criminais são mais críticas — tudo isso contribuiu para essa melhora”, destacou.
Ele também atribuiu o avanço ao aumento do policiamento ostensivo e à repressão qualificada, com foco em investigações e prisões de criminosos de alta periculosidade.
📊 Misp e o programa Ceará Contra o Crime
Os dados positivos ocorrem no contexto da implantação do sistema de Metas Integradas de Segurança Pública (Misp), estabelecido pela Lei nº 19.178/2025, dentro do programa Ceará Contra o Crime. A iniciativa promove cooperação entre as forças de segurança, com foco na redução dos crimes letais e contra o patrimônio.
Em maio, o Governo do Estado já havia divulgado que o primeiro quadrimestre de 2025 registrou quedas tanto nos CVLIs quanto nos Crimes Violentos contra o Patrimônio (CVPs).
Por Heloísa Mendelshon