Oito homens foram presos em flagrante pela Polícia Militar do Ceará (PMCE) na última segunda-feira (10), no Crato. O grupo foi detido em posse de armas de fogo e munições, e as investigações apontam que eles planejavam o assassinato do ex-prefeito de Nova Olinda, o médico Ítalo Brito.
Curta, siga e se inscreva nas nossas redes sociais:
Facebook | X | Instagram | YouTube | Bluesky
Sugira uma reportagem. Mande uma mensagem para o nosso WhatsApp.
Entre no canal do Revista Cariri no Telegram e veja as principais notícias do dia.
A operação foi conduzida pela Assessoria de Inteligência da Polícia Militar (Asint), que identificou o plano criminoso e passou a monitorar a quadrilha. A primeira abordagem aconteceu por volta das 15h, quando policiais do Batalhão Especializado em Policiamento do Interior (BEPI) interceptaram um Renault Sandero no bairro Batateiras, em Crato. Dentro do veículo estavam três suspeitos, que, ao serem questionados, indicaram a localização de dois comparsas hospedados em um hotel.
No hotel, os agentes encontraram e apreenderam uma pistola calibre 9mm, um carregador e nove munições intactas. Segundo a PMCE, os suspeitos eram naturais de Gravatá, em Pernambuco, e confessaram que estavam na região para cometer um homicídio. Eles afirmaram que aguardavam a entrega de uma motocicleta e outra arma de fogo para executar o crime.

O restante da quadrilha foi encontrado posteriormente em um veículo Ford Ranger. No automóvel estavam os supostos mandantes do crime, entre eles, pelo menos um empresário. No interior do carro, os policiais apreenderam mais uma pistola calibre .40 com 15 munições intactas, além de uma motocicleta.
Os oito suspeitos foram encaminhados à Delegacia Regional do Crato, onde foram autuados por porte ilegal de arma de fogo e associação criminosa. As investigações seguem para apurar a motivação do crime e identificar possíveis envolvidos na articulação do atentado.
Ex-prefeito se manifesta
O ex-prefeito de Nova Olinda, Ítalo Brito Alencar Alves, conhecido como ‘Dr. Ítalo’ (gestão 2020-2023), afirmou ter recebido a notícia com surpresa, destacando que não possui inimizades que justificassem tal ameaça.
“Ameaça covarde e traiçoeira, que deve ser investigada a fundo e punida com o maior rigor da lei”, declarou o ex-prefeito em nota oficial.
Confira a nota na íntegra:
“Fui surpreendido na noite de ontem, 10/03, com a informação da prisão de algumas pessoas, que estavam articulando uma tentativa de assasinato a mim. Não possuo inimizades, no âmbito da política possuía adversários, que hoje enxergo que a política não passou para essas pessoas.
Essa trama política ameaça a minha vida, simplesmente pelo fato de eu estar hoje em uma posição de liderança em Nova Olinda. Ameaça covarde e traiçoeira, que deve ser investigada a fundo, punido com o maior rigor da lei. Pois os que hoje estão presos, não representam os reais mandantes.
Espero como cidadão o apoio das instituições e como político, a cobrança com grande rigor do esclarecimento desses fatos. Os dias de impunidade devem acabar!”