O Governo do Ceará entregou, nesta segunda-feira (12), mais de 7,3 mil equipamentos à Polícia Civil do Ceará (PCCE). A solenidade ocorreu no Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp), em Fortaleza, e contou com a presença do governador Elmano de Freitas, além de dirigentes das forças de segurança estaduais.
Curta, siga e se inscreva nas nossas redes sociais:
Facebook | X | Instagram | YouTube | Bluesky
Sugira uma reportagem. Mande uma mensagem para o nosso WhatsApp.
Entre no canal do Revista Cariri no Telegram e veja as principais notícias do dia.
Durante o evento, o governador destacou que a entrega representa um reforço contínuo às instituições de segurança pública. “É um momento importante para que possamos, assim, ir garantindo o fortalecimento das instituições e intensificar o trabalho para alcançarmos índices ainda melhores de redução da violência no estado do Ceará”, afirmou Elmano de Freitas.

Segundo o chefe do Executivo estadual, os novos equipamentos proporcionam melhores condições de trabalho aos profissionais da segurança. “Tudo isso está sendo feito para dar condições às nossas forças de segurança para que possamos alcançar os resultados, reduzir homicídios, prender ainda mais faccionados no Ceará e garantir que o nosso povo possa viver em paz e tranquilidade”, assegurou.
🧥📦 Equipamentos entregues
O investimento total ultrapassa R$ 3 milhões, com recursos do Fundo Nacional de Segurança Pública (FNSP). Entre os itens entregues estão:
• Uniformes operacionais
• Coletes balísticos (plates) destinados à Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (Core)
• Jaquetas
• Algemas
• Capas de chuva

O delegado-geral da PCCE, Márcio Gutiérrez, ressaltou que a iniciativa garante mais estrutura e segurança para o trabalho policial. “São equipamentos que vão trazer mais segurança e proteção para os nossos policiais, como coletes apropriados para o enfrentamento mais duro e direto contra criminosos fortemente armados”, destacou.
🚁🔍 Drones ampliam eficiência nas investigações
Além dos equipamentos de uso individual, o Governo do Estado também entregou drones de última geração, que serão utilizados pela Delegacia de Combate às Ações Criminosas Organizadas (Draco) e pelos setores de inteligência da Polícia Civil.

Os aparelhos contam com câmeras térmicas e autonomia de voo de quase uma hora, permitindo operações inclusive em áreas de mata e durante a noite. Para utilizá-los, os policiais passam por capacitação específica, que inclui orientações sobre a legislação vigente para o uso de aeronaves remotamente pilotadas.
De acordo com Márcio Gutiérrez, os drones têm papel fundamental no trabalho investigativo. “Esses drones têm sido essenciais para que a gente consiga mais assertividade na captura. Nossos policiais são muito bem preparados e treinados para operar melhor esses equipamentos, que podem ser usados à noite, inclusive em região de mata”, avaliou.
Por Nicolas Uchoa










