O Governo do Ceará iniciou, nesta sexta-feira (6), mais uma fase da Operação Integração Saturação Total, que leva reforço de mais de mil policiais às ruas de todas as regiões do estado. O objetivo é intensificar o combate à criminalidade com ações ostensivas e presença ampliada das forças de segurança.
Curta, siga e se inscreva nas nossas redes sociais:
Facebook | X | Instagram | YouTube | Bluesky
Sugira uma reportagem. Mande uma mensagem para o nosso WhatsApp.
Entre no canal do Revista Cariri no Telegram e veja as principais notícias do dia.
O governador Elmano de Freitas acompanhou a saída das tropas e afirmou que a medida reforça o compromisso da gestão com a proteção da população.

“A estratégia é ter presença policial nas ruas para proteger o cidadão e inibir a prática de crimes. Se o infrator insistir, será preso. Estamos reforçando o policiamento em todo o estado com mais de mil agentes extras, garantindo mais tranquilidade para a população que termina a semana de trabalho”, declarou o governador.
Além da presença nas ruas, Elmano destacou outras iniciativas do governo para fortalecer a segurança, como a realização de concursos públicos, aquisição de novas viaturas e equipamentos para as polícias.
“Estamos prontos para tomar todas as decisões necessárias que intensifiquem a atuação das nossas forças de segurança”, afirmou.
Queda nos homicídios
O secretário da Segurança Pública e Defesa Social, Roberto Sá, também participou da operação e apontou os avanços na repressão ao crime. Segundo ele, de janeiro a maio de 2025, 1.144 pessoas foram presas por envolvimento com homicídios — um aumento de 50% nas prisões em maio, em comparação com o mesmo mês do ano passado. Desses, 721 detidos estavam ligados a organizações criminosas.

“Essas operações são fundamentais para manter os índices em queda e garantir mais segurança à população. O mês de maio de 2025 registrou a maior redução percentual de Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLIs) dos últimos cinco anos”, afirmou o secretário.
Entre janeiro e maio de 2025, o Ceará apresentou uma redução de 17,7% nos CVLIs em comparação com o mesmo período de 2024. Roberto Sá reforçou que o trabalho continuará com foco na repressão às facções criminosas.

“Estamos determinados a enfrentar as organizações criminosas que afetam todo o país. A população cearense pode confiar que faremos tudo o que for preciso para garantir a paz”, concluiu.
Por Bruno Rakowsky