Um estudo recente realizado por Steve Cunningham, professor da Universidade de Edimburgo, pode representar um avanço no combate aos resfriados. Segundo a pesquisa apresentada no Congresso Anual da Sociedade Respiratória, o uso de uma solução hipertônica de cloreto de sódio (2,6%) reduziu em dois dias, em média, a duração dos sintomas do resfriado em crianças pequenas.
Curta, siga e se inscreva nas nossas redes sociais:
Facebook | X | Instagram | YouTube | Bluesky
Sugira uma reportagem. Mande uma mensagem para o nosso WhatsApp.
Entre no canal do Revista Cariri no Telegram e veja as principais notícias do dia.
O ensaio clínico contou com 407 crianças de até seis anos, das quais 301 contraíram resfriado durante o período de observação. As crianças foram divididas em dois grupos: o primeiro grupo, com 151 crianças, seguiu o tratamento convencional, enquanto o segundo, com 150 crianças, recebeu gotas nasais da solução salina quatro vezes ao dia até a recuperação.
“Descobrimos que as crianças que utilizaram a solução hipertônica apresentaram sintomas por uma média de seis dias, contra oito dias no grupo que seguiu o tratamento usual”, explicou Cunningham. Além disso, foi observada uma menor transmissão do vírus para familiares das crianças que usaram a solução: apenas 46% dos casos, em comparação a 61% no grupo de controle.
Como funciona
A explicação para a melhora, segundo o pesquisador, está no sódio da solução. Ele é utilizado pelas células que revestem as vias respiratórias para produzir ácido hipocloroso, substância que ajuda a inibir a replicação do vírus causador do resfriado.
A solução salina já é indicada por especialistas para aliviar sintomas de resfriados, como explica Manoel de Nóbrega, presidente do Departamento de Otorrinolaringologia da Sociedade de Pediatria de São Paulo (SPSP). “O diferencial desta pesquisa está na quantificação ideal: três gotas em cada narina são suficientes para obter os benefícios desejados”, afirmou.
Cuidados ao utilizar a solução salina
Embora promissora, a solução hipersalina pode causar desconforto nasal, especialmente em crianças. Por isso, é importante que a quantidade e a frequência de aplicação sejam ajustadas conforme a recomendação médica. Especialistas recomendam ainda o acompanhamento de profissionais de saúde para garantir que o uso da solução seja seguro e eficaz.
A descoberta reitera o potencial de métodos simples e acessíveis para o tratamento de doenças comuns, como o resfriado, especialmente em crianças. No entanto, o estudo reforça a importância de seguir orientações médicas para adaptar o uso a cada caso.
Por Aline Dantas