Anúncio
Hospedagem de sites ilimitada superdomínios
Revista Cariri
  • Início
  • Últimas
  • Regionais
    • Crato
    • Barbalha
    • Juazeiro do Norte
    • Cariri
  • Segurança
  • Brasil
  • Política
    • Análises
  • Saúde
  • Classe A Rádio Hits
  • Rádio Forró das Antigas
  • Contato

Sem Resultado
Ver resultados
  • Início
  • Últimas
  • Regionais
    • Crato
    • Barbalha
    • Juazeiro do Norte
    • Cariri
  • Segurança
  • Brasil
  • Política
    • Análises
  • Saúde
  • Classe A Rádio Hits
  • Rádio Forró das Antigas
  • Contato
Sem Resultado
Ver resultados
Revista Cariri
Sem Resultado
Ver resultados
PUBLICIDADE

Anvisa autoriza pesquisa em pacientes com leucemia linfoide aguda B

Estudos estão em fase clínica inicial. Objetivo é avaliar a segurança no tratamento de pacientes com leucemia linfoide aguda B e linfoma não Hodgkin B, recidivados e refratários, em casos de reaparecimento da doença

27 de setembro de 2023
Exames mostram antes e depois de câncer de paciente; à direita, imagem mostra remissão da doença (Foto: Arquivo pessoal)

Exames mostram antes e depois de câncer de paciente; à direita, imagem mostra remissão da doença (Foto: Arquivo pessoal)

PUBLICIDADE

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou a Fundação Hemocentro de Ribeirão Preto (Fundndherp), em parceria com o Instituto Butantan, a iniciar ensaio clínico no Brasil com um medicamento a base de células CAR-T em pacientes com leucemia linfoide aguda B e linfoma não Hodgkin B, recidivados e refratários (ou seja, em casos de reaparecimento da doença ou de resistência ao tratamento padrão). Os estudos estão em fase clínica inicial, quando o objetivo é avaliar a segurança e a eficácia.

Curta, siga e se inscreva nas nossas redes sociais:

Revista CaririRecomenda

Anvisa registra seis mortes suspeitas e casos de pancreatite associados ao uso de canetas emagrecedoras no Brasil

Hipertensão compromete outros órgãos; confira 10 fatores de risco

Hospital Regional do Cariri registra aumento de atendimentos por acidentes com animais peçonhentos

Facebook | Twitter | Instagram | YouTube | Koo

Sugira uma reportagem. Mande uma mensagem para o nosso WhatsApp.

Entre no canal do Revista Cariri no Telegram e veja as principais notícias do dia.

A aprovação do ensaio clínico com as células geneticamente modificadas é parte de um projeto inovador de colaboração regulatória entre a Anvisa e pesquisadores e desenvolvedores brasileiros visando incentivar o desenvolvimento de produtos de terapias avançadas disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS).

Segundo a Anvisa, o tratamento consiste na reprogramação das próprias células do paciente para atacar e destruir o câncer de forma precisa. Em laboratório, é feita a transferência de genes de interesse para as células de defesa (linfócito T) do paciente.

Nessa forma de tratamento, as células T do paciente (um tipo de célula do sistema imunológico) são alteradas em laboratório para reconhecer e atacar as células cancerígenas ou tumorais. O termo CAR refere-se a um receptor de antígeno quimérico (chimeric antigen receptor, em inglês). O procedimento já é adotado nos Estados Unidos e em outros países para tratar linfomas e leucemias avançadas como último recurso.

“Em janeiro deste ano, a Fundherp e o Instituto Butantan foram selecionados através do Edital de Chamamento 17/2022. Isso deu início a um suporte regulatório intensificado para aprimorar e acelerar a fase de busca de dados pré-clínicos para início da fase de desenvolvimento clínico do produto. Foram 104 dias de avaliação documental realizada pela Anvisa e 144 dias de respostas às exigências trabalhadas pela Fundherp”, explicou a Anvisa.

Revisões frequentes
A partir de agora, o estudo será acompanhado com revisões frequentes dos dados e informações da pesquisa, com ações planejadas até dezembro de 2024, para monitorar de perto o desenvolvimento do produto.

Se os resultados forem bons, o objetivo é registrar o produto rapidamente para que as pessoas tenham acesso a uma opção de tratamento seguro, eficaz e de alta qualidade disponível no SUS.

Segundo a Anvisa, desde 2020, a agência registrou três produtos de terapia gênica, do tipo CAR-T, para tratamento de leucemias, linfomas e mielomas, e dois produtos de terapia gênica para doenças genéticas raras, desenvolvidos por empresas farmacêuticas biotecnológicas internacionais. No momento, mais de 40 ensaios clínicos com produtos de terapia avançada (PTAs) experimentais estão acontecendo no país, após a aprovação da Anvisa.

Tratamento em Ribeirão Preto
Os primeiros estudos no Brasil começaram entre pacientes em tratamento no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, no interior paulista, em 2019.

Nos Estados Unidos, o FDA (agência reguladora de saúde) fez a liberação para uso da indústria farmacêutica em 2017. No Brasil, o uso da indústria farmacêutica começou em janeiro deste ano.

Para quem pode pagar o tratamento, o custo é de cerca de R$ 2 milhões. Como a terapia celular ainda estava em fase experimental no Brasil, os pacientes foram tratados de forma compassiva, ou seja, por decisão médica, quando o câncer está em estágio avançado e não há alternativas de terapia.

No programa de tratamento, um dos pacientes estava com linfoma não-Hodgkin. “Cerca de um mês após a produção dessas células, podemos infundi-las no sangue. Então, as células vão se direcionar contra as células do tumor, porque estão capacitadas a fazer isso, para poder combater os tumores, no caso desse paciente, o linfoma. Ele teve uma remissão completa um mês depois da injeção dessas células”, explicou o professor de hematologia, hemoterapia e terapia celular da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), Vanderson Rocha, também coordenador nacional de terapia celular da rede D’Or.

Segundo Rocha, o primeiro caso de remissão da doença por meio dessa técnica no país ocorreu em 2019, mas o paciente morreu por outra causa dois meses depois do tratamento.

“O paciente obteve uma remissão parcial, mas pode ser que, naquele momento, ainda tivesse tempo de responder [totalmente ao tratamento]”, detalha o médico.

Em 2019, a reportagem da Agência Brasil contou a história do aposentado Vamberto Castro, que, aos 62 anos, estava com linfoma em estado grave e sem resposta a tratamentos convencionais.

Cerca de 20 dias após o início do tratamento, a resposta de saúde do paciente foi promissora: os exames passaram a mostrar que as células cancerígenas desapareceram. No fim do mesmo ano, no entanto, Vamberto morreu em decorrência de um acidente doméstico, não relacionado à doença.

Até maio de 2023, 14 pacientes haviam sido tratados com o CAR-T Cell. Todos os pacientes tiveram remissão de pelo menos 60% dos tumores e todos se trataram na rede do SUS.

Fonte: Agência Brasil

Revista Cariri Recomenda

Canetas emagrecedoras têm alerta para pancreatite na bula (Foto: Samuel Pinheiro/Revista Cariri)
Saúde

Anvisa registra seis mortes suspeitas e casos de pancreatite associados ao uso de canetas emagrecedoras no Brasil

2026/02/07

Seis mortes suspeitas e 225 casos de pancreatite associados ao uso de canetas emagrecedoras foram notificados à Agência Nacional de...

Leia Mais
A pressão alta afeta o coração e pode comprometer vários órgãos (Imagem gerada por IA)

Hipertensão compromete outros órgãos; confira 10 fatores de risco

2026/02/07
Pedro Marcelino foi picado por escorpião e recebeu atendimento na emergência do HRC (Foto: Divulgação/HRC)

Hospital Regional do Cariri registra aumento de atendimentos por acidentes com animais peçonhentos

2026/02/06
Quase 7 em cada 10 pacientes com câncer desconhecem direitos durante tratamento, aponta pesquisa (Foto: Freepik)

Maioria dos pacientes com câncer desconhece direitos garantidos por lei, revela pesquisa

2026/02/06
Carregar Mais
Próximos
O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Novo PAC: Governo federal lança edital de R$ 65,5 bi em recursos para municípios

O governador Elmano de Freitas em live semanal (Foto: Carlos Gibaja/Governo do Ceará)

Elmano anuncia criação da Patrulha Rural da Polícia Militar do Ceará; veja municípios contemplados

(Foto: stockgiu/Freepik)

WhatsApp deixará de funcionar em 15 dispositivos; veja quais

Mais Lidas

  • Bolsonaro revoga decreto que impedia expansão da cana-de-açúcar para Amazônia

© Revista Cariri - Desenvolvido por Clik Design.

Arquivos

  • fevereiro 2026
  • janeiro 2026
  • dezembro 2025
  • novembro 2025
  • outubro 2025
  • setembro 2025
  • agosto 2025
  • julho 2025
  • junho 2025
  • maio 2025
  • abril 2025
  • março 2025
  • fevereiro 2025
  • janeiro 2025
  • dezembro 2024
  • novembro 2024
  • outubro 2024
  • setembro 2024
  • agosto 2024
  • julho 2024
  • junho 2024
  • maio 2024
  • abril 2024
  • março 2024
  • fevereiro 2024
  • janeiro 2024
  • dezembro 2023
  • novembro 2023
  • outubro 2023
  • setembro 2023
  • agosto 2023
  • julho 2023
  • junho 2023
  • maio 2023
  • abril 2023
  • março 2023
  • fevereiro 2023
  • janeiro 2023
  • dezembro 2022
  • novembro 2022
  • outubro 2022
  • setembro 2022
  • agosto 2022
  • julho 2022
  • junho 2022
  • maio 2022
  • abril 2022
  • março 2022
  • fevereiro 2022
  • janeiro 2022
  • dezembro 2021
  • novembro 2021
  • outubro 2021
  • setembro 2021
  • agosto 2021
  • julho 2021
  • junho 2021
  • maio 2021
  • abril 2021
  • março 2021
  • fevereiro 2021
  • janeiro 2021
  • dezembro 2020
  • novembro 2020
  • outubro 2020
  • setembro 2020
  • agosto 2020
  • julho 2020
  • junho 2020
  • maio 2020
  • abril 2020
  • março 2020
  • fevereiro 2020
  • janeiro 2020
  • dezembro 2019
  • novembro 2019
  • outubro 2019
  • setembro 2019
  • agosto 2019
  • julho 2019
  • junho 2019

Categorias

  • Análises
  • Avisos e Editais
  • Barbalha
  • Brasil
  • Cariri
  • Carreira & Oportunidades
  • Ceará
  • Colunistas
  • Conteúdo Patrocinado
  • Copa do Mundo 2022
  • Coronavírus
  • Cotidiano
  • CPI da Covid
  • Crato
  • Cultura
  • Curiosidades
  • Desmentindo boatos
  • Economia & Negócios
  • Educação
  • Eleições 2020
  • Eleições 2022
  • Eleições 2024
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Famosos
  • Geral
  • Juazeiro do Norte
  • Meio Ambiente
  • Morte do Papa Francisco
  • Mundo
  • Novelas
  • Opinião
  • Política
  • Posse de Lula
  • Regionais
  • Saúde
  • Segurança
  • Tecnologia


Canetas emagrecedoras têm alerta para pancreatite na bula (Foto: Samuel Pinheiro/Revista Cariri)
Saúde

Anvisa registra seis mortes suspeitas e casos de pancreatite associados ao uso de canetas emagrecedoras no Brasil

7 de fevereiro de 2026

Seis mortes suspeitas e 225 casos de pancreatite associados ao uso de canetas emagrecedoras foram notificados à Agência Nacional de...

Leia Mais
Imóvel disponível pelos Correios na cidade de Catarina (Foto: Correios/VIP Leilões)

Correios colocam à venda seis imóveis no Ceará em leilões digitais; veja valores e como participar

7 de fevereiro de 2026
Baliza deixa de ser exigida no exame prático a partir de segunda (9) no Ceará (Imagem gerada por IA)

Detran-CE deixa de aplicar prova de baliza em exames práticos a partir de segunda-feira (9)

7 de fevereiro de 2026
Aniversário do PT reúne Lula, Camilo, Elmano, Evandro e Chagas na Bahia (Foto: Reprodução/Instagram)

Lula, Camilo, Elmano, Evandro e Chagas se reúnem para celebrar aniversário do PT na Bahia

7 de fevereiro de 2026
A pressão alta afeta o coração e pode comprometer vários órgãos (Imagem gerada por IA)

Hipertensão compromete outros órgãos; confira 10 fatores de risco

7 de fevereiro de 2026
Canetas emagrecedoras têm alerta para pancreatite na bula (Foto: Samuel Pinheiro/Revista Cariri)
Saúde

Anvisa registra seis mortes suspeitas e casos de pancreatite associados ao uso de canetas emagrecedoras no Brasil

7 de fevereiro de 2026

Seis mortes suspeitas e 225 casos de pancreatite associados ao uso de canetas emagrecedoras foram notificados à Agência Nacional de...

Leia Mais
Imóvel disponível pelos Correios na cidade de Catarina (Foto: Correios/VIP Leilões)

Correios colocam à venda seis imóveis no Ceará em leilões digitais; veja valores e como participar

7 de fevereiro de 2026
Baliza deixa de ser exigida no exame prático a partir de segunda (9) no Ceará (Imagem gerada por IA)

Detran-CE deixa de aplicar prova de baliza em exames práticos a partir de segunda-feira (9)

7 de fevereiro de 2026
Aniversário do PT reúne Lula, Camilo, Elmano, Evandro e Chagas na Bahia (Foto: Reprodução/Instagram)

Lula, Camilo, Elmano, Evandro e Chagas se reúnem para celebrar aniversário do PT na Bahia

7 de fevereiro de 2026
A pressão alta afeta o coração e pode comprometer vários órgãos (Imagem gerada por IA)

Hipertensão compromete outros órgãos; confira 10 fatores de risco

7 de fevereiro de 2026
  • Anuncie
Sem Resultado
Ver resultados

© Revista Cariri - Desenvolvido por Clik Design.