O governador Elmano de Freitas vistoriou, na manhã deste sábado (28), as obras de reconstrução da Escola Indígena Kariri Tabajaras, em Crateús, no Bairro Maratoan. Com cerca de 70% das intervenções concluídas, a unidade terá capacidade para atender até 400 crianças e jovens das etnias Kariri, Tabajara, Kalabaça, Tupinambá, Potyguara, Jenipapo-Kanindê e Guarani. A entrega está prevista para novembro de 2025.
Curta, siga e se inscreva nas nossas redes sociais:
Facebook | X | Instagram | YouTube | Bluesky
Sugira uma reportagem. Mande uma mensagem para o nosso WhatsApp.
Entre no canal do Revista Cariri no Telegram e veja as principais notícias do dia.

Durante a visita, Elmano destacou o significado da obra para a comunidade indígena local. “É uma escola que tem um toré, um espaço sagrado da cultura indígena. Isso representa muito. Um dia disseram que não havia povos indígenas no Ceará, e hoje temos povo indígena, escola indígena e toré dentro da escola”, afirmou. O investimento ultrapassa R$ 9,5 milhões.
📚 Infraestrutura moderna e respeito à ancestralidade
A nova estrutura contará com bloco administrativo, seis salas de aula, quatro laboratórios de ciências, biblioteca, sala multimídia, refeitório, cozinha, lavanderia, vestiários, quadra coberta, jardins, áreas de convivência acessíveis e um Salão de Ritual dedicado ao Toré — símbolo da religiosidade e cultura dos povos originários.

🌱 “Demarcamos esta terra com educação”, afirma diretor
Lucas Kariri, diretor da escola, comemorou o avanço da obra como uma conquista coletiva. “Demarcamos essa terra com educação, preservação ambiental, alegria e ancestralidade. Não podemos parar aqui. Precisamos de mais escolas indígenas em nossa realidade”, defendeu.
Renarê Kariri, liderança jovem indígena e auxiliar administrativo da escola, lembrou que a atual conquista é fruto de uma luta de anos. “Começamos em uma casinha pequena, hoje funcionamos em um prédio alugado. Agora, estamos perto de ter uma estrutura digna. Esse prédio novo é resultado da nossa resistência.”
Por Nicolas Uchoa