O Ceará avança em direção à segurança hídrica com as obras do Ramal do Salgado, que irão beneficiar mais de 5 milhões de pessoas em 54 municípios até 2027. A estrutura, que faz parte do Projeto de Integração do Rio São Francisco (PISF), está sendo construída com recursos do Governo Federal e já alcançou 10,45% de execução.
Curta, siga e se inscreva nas nossas redes sociais:
Facebook | X | Instagram | YouTube | Bluesky
Sugira uma reportagem. Mande uma mensagem para o nosso WhatsApp.
Entre no canal do Revista Cariri no Telegram e veja as principais notícias do dia.
Nesta quarta-feira (11), a vice-governadora Jade Romero, ao lado do ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, visitou o canteiro de obras, que já gera cerca de 500 empregos diretos e representa um investimento de mais de R$ 622 milhões.

“Ter água na torneira representa vida, desenvolvimento em diversos setores e crescimento do Ceará. Toda a nossa gratidão ao presidente Lula por permitir e garantir todos os investimentos para a construção do Ramal do Salgado”, destacou Jade Romero.
🛠️ Obra estratégica para o semiárido
Com 35 km de extensão, o Ramal do Salgado tem início no km 30 do Trecho IV do Ramal do Apodi, na divisa entre Ceará e Paraíba, e percorre os municípios cearenses de Ipaumirim e Lavras da Mangabeira. A entrega está prevista para junho de 2027.

Segundo o ministro Waldez Góes, a estrutura será essencial não apenas para o consumo humano, mas também para a produção de alimentos e o desenvolvimento econômico do estado: “É uma obra que transforma vidas. Traz segurança hídrica para as famílias, fortalece a agricultura, a indústria e gera condições reais de desenvolvimento humano e social”, pontuou.
🔄 Integração com o Cinturão das Águas
Outro grande projeto hídrico que avança no Ceará é o Cinturão das Águas, que já está com 86% das obras concluídas. A estrutura será responsável por levar água do Eixo Norte do PISF à região do Cariri e ao restante do estado, por meio da barragem de Jati.
Com 145 km de extensão, o Cinturão das Águas vai beneficiar cerca de 800 mil pessoas e tem previsão de entrega para junho de 2026. O governador Elmano de Freitas anunciou recentemente o reforço no número de máquinas no canteiro — de 150 para 200 — para acelerar a finalização do projeto.

🌱 Água como vetor de desenvolvimento
As obras do Ramal do Salgado e do Cinturão das Águas integram um esforço coordenado entre os governos federal e estadual para enfrentar os desafios hídricos do semiárido nordestino. Com a conclusão dos projetos, o Ceará deve avançar em áreas como:
🌾 Agricultura irrigada
🏭 Indústria e geração de empregos
🏘️ Abastecimento urbano
🌍 Sustentabilidade e adaptação às mudanças climáticas
Por Fernando Átila