Uma moradora do Crato vive uma situação inusitada e preocupante após a instalação de um poste de alta tensão da Enel Ceará em frente à garagem de sua casa, localizada no conjunto habitacional Minha Casa Minha Vida, no bairro Barro Branco. A dona da residência, a trabalhadora autônoma Kelly Cristina Rocha, afirma que o problema tem afetado diretamente sua rotina e causado diversos transtornos.
Curta, siga e se inscreva nas nossas redes sociais:
Facebook | X | Instagram | YouTube | Bluesky
Sugira uma reportagem. Mande uma mensagem para o nosso WhatsApp.
Entre no canal do Revista Cariri no Telegram e veja as principais notícias do dia.
“Se um dia eu ganhar um carro, não tem como passar”, desabafou a moradora.
Segundo Kelly, quando recebeu a casa, já havia um poste menor em frente à garagem. Na época, ela chegou a acionar a Justiça para pedir a remoção da estrutura, mas o pedido foi negado. Algum tempo depois, pouco antes da pandemia, a Enel substituiu o equipamento por um de alta tensão, o que agravou ainda mais o problema.
Ela lembra que, no dia da instalação, pediu aos funcionários que o poste fosse colocado diante da parede e não da garagem, mas sua solicitação não foi atendida. Ao registrar um protocolo junto à empresa, foi surpreendida com uma cobrança de R$ 3 mil para a retirada do poste.
Transtornos e riscos
A moradora relata que não tem condições de pagar o valor exigido e que o novo poste tem provocado impactos emocionais. Ela conta que sofre de ansiedade e teme possíveis acidentes devido aos fios de alta tensão.
Além disso, a dificuldade de acesso à garagem impede até mesmo que parentes que possuem carro possam visitá-la. “Eles não têm como guardar o veículo, e deixar na rua é perigoso”, afirma.
Posição da Enel Ceará
Em nota, a Enel Distribuição Ceará informou que recebeu o relato da moradora sobre a instalação do poste em frente à garagem e que irá enviar uma equipe técnica ao local para avaliar o caso.
“A distribuidora já acionou uma equipe técnica que irá ao local para averiguar a situação e avaliar as medidas cabíveis. A empresa reforça que segue critérios técnicos e de segurança na instalação da rede elétrica, mas permanece à disposição dos clientes para analisar casos específicos e buscar soluções que minimizem transtornos”, declarou a companhia.
Por Bruno Rakowsky










