As obras da Ferrovia Transnordestina ganharam novo impulso nesta quinta-feira (5) com a assinatura da ordem de serviço do lote 8, que ligará Quixadá a Baturité, passando por Itapiúna e Capistrano, no Ceará. O trecho terá 46 km de extensão e receberá investimento de R$ 1 bilhão, com expectativa de gerar até mil empregos diretos.
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A solenidade, realizada em Baturité, contou com a presença do governador Elmano de Freitas, do ministro dos Transportes, Renan Filho, e de outras autoridades, como o diretor-presidente da Transnordestina Logística S.A., Tufi Daher Filho, e o secretário do Turismo do Ceará, Eduardo Bismarck.

“Já colocamos em obra o lote 11, agora colocamos o 8. Faltam apenas dois lotes até Caucaia, o que deve ocorrer até setembro. Com isso, teremos 8 mil trabalhadores atuando na ferrovia até o fim do ano”, destacou o ministro Renan Filho.
🏗️ Infraestrutura e geração de empregos
O lote 8 prevê a construção de três pontes, dois viadutos e quatro passagens de nível, consolidando a infraestrutura para o avanço até o Complexo Industrial e Portuário do Pecém, na Região Metropolitana de Fortaleza. O projeto faz parte do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC) e está com 75% da primeira fase já executada. A previsão de entrega dessa etapa é 2027.
Em visita anterior a um trecho das obras em Quixadá, o ministro ouviu de um operário que “nunca havia visto a obra avançar com tamanha velocidade”. Segundo Renan Filho, o ritmo atual se deve aos R$ 5 bilhões garantidos pelo Governo Federal para a conclusão da ferrovia.
🌱 Impacto regional e desenvolvimento
Natural de Baturité, o governador Elmano de Freitas agradeceu ao Governo Federal e reforçou o papel estratégico da ferrovia no desenvolvimento regional: “Nossa estação ferroviária era um ponto de encontro e negócios. Queremos que a ferrovia volte a ser vetor de crescimento, atraindo empresas e investimentos para o Ceará”, afirmou.

A Transnordestina terá 1.206 km de extensão total, atravessando 53 municípios nordestinos desde Eliseu Martins (PI) até o Porto do Pecém. No Ceará, serão 608 km, passando por 28 municípios, com três terminais de carga previstos.
A ferrovia será crucial para o escoamento de grãos, fertilizantes, combustíveis e minérios, barateando custos logísticos e fortalecendo o agronegócio nordestino no mercado global. As primeiras operações de carga devem começar em 2025, a partir do Terminal Intermodal de Bela Vista do Piauí.
🛤️ Terminais e Portos Secos
Um dos terminais de grãos será instalado entre Iguatu e Quixadá, atendendo desde grandes produtores do Piauí até pequenos agricultores e a bacia leiteira cearense. Os terminais de combustíveis e fertilizantes ainda terão localização definida.
O Ceará também contará com complexos logísticos multimodais, os chamados Portos Secos. O primeiro será construído em Quixeramobim, com investimento de R$ 500 milhões pela Value Global Group. O empreendimento terá uma Estação Aduaneira do Interior (EADI), ocupará 360 hectares e poderá gerar mais de 1,3 mil empregos. A previsão de faturamento anual é de R$ 300 milhões.
Outro possível Porto Seco está em estudo para ser instalado em Missão Velha, com viabilidade sendo analisada pela Adece (Agência de Desenvolvimento do Ceará) e Fundação Astef.

🚄 Transnordestina em números:
• Extensão total: 1.206 km
• Trecho no Ceará: 608 km
• Municípios atendidos no CE: 28
• Investimento total estimado: R$ 15 bilhões
• Empregos previstos até o fim de 2025: 8 mil
• Início das operações de carga: 2025
• Conclusão da 1ª fase: 2027
• Conclusão da 2ª fase: 2029
Por Bruno Rakowsky