O Hospital Regional do Cariri (HRC), unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) sob administração do Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH), foi convidado pelo Lean Institute Brasil para apresentar, nesta semana, o seu exemplo da Transformação Lean nas Emergências no evento Lean Global Connection – Building the future together. Organizado pela Lean Global Network, a iniciativa conta com a participação de 32 países. O equipamento hospitalar integra o projeto desde junho de 2019, por meio de parceria com o Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS), e recebe consultorias do Hospital Sírio-Libanês.
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O HRC foi representado pela diretora de Gestão e Atendimento, Fabiana de Sousa Alves, acompanhada pela gerente do Núcleo de Atendimento ao Cliente, Andrezza Saraiva, e pela gerente de Riscos, Nárya Brito. Foram apresentados indicadores que mostram o quanto a unidade avançou nos ciclos de melhorias desde a implantação do projeto. Entre eles, a redução da superlotação da Emergência em 71%.
Além disso, o hospital estadual, que está instalado em Juazeiro do Norte, reduziu o tempo de permanência do paciente na Emergência de 19 para 10 horas, desde a entrada até a alta, e a espera por leito de internação de 54 para cerca de 20 horas. Todas essas conquistas foram realizadas ainda na primeira fase do Projeto Lean. A unidade agora encontra-se na segunda fase da iniciativa, que tem como foco melhorar processos nas unidades de internação e no centro cirúrgico. Apenas seis hospitais do Brasil foram selecionados pelos consultores do modelo de gestão nesta etapa. No Ceará, além do HRC, foi escolhido o Hospital Geral de Fortaleza (HGF). O Hospital Geral Dr. César Cals (HGCC), também da Rede Sesa, participou da fase inicial da metodologia.
Para Fabiana Alves, “a experiência do Lean nas Emergências resultou em muitos benefícios para nossa instituição, tendo como maior destaque a agilidade proporcionada a partir das tomadas de decisão cada vez mais assertivas e participativas, podendo resultar na internação dos pacientes ou na conclusão do atendimento emergencial e posterior encaminhamento para a rede de saúde”.
A diretora também destaca que, por meio do projeto, é possível “melhorar a eficiência, tornando-nos ainda mais resolutivos e seguros, proporcionando uma assistência de melhor qualidade e utilizando ferramentas a baixo custo”.
O modelo Lean (“enxuto”, em tradução livre) tem origem na filosofia de manufatura precisa e vem do Japão, com o Sistema Toyota de Produção, após a Segunda Guerra Mundial, e foi adaptado para a área da Saúde.