Com 54 metros de altura, a maior estátua dedicada a Nossa Senhora de Fátima no mundo foi entregue aos fiéis nesta quinta-feira (13), no Crato. A cerimônia contou com a presença do governador Elmano de Freitas, do ministro da Educação e ex-governador do Ceará, Camilo Santana, do secretário-chefe da Casa Civil, Chagas Vieira, além de autoridades estaduais, municipais e líderes religiosos.
Curta, siga e se inscreva nas nossas redes sociais:
Facebook | X | Instagram | YouTube | Bluesky
Sugira uma reportagem. Mande uma mensagem para o nosso WhatsApp.
Entre no canal do Revista Cariri no Telegram e veja as principais notícias do dia.

A inauguração reforça a identidade romeira da região, conhecida nacionalmente pelo turismo religioso. Durante o evento, Elmano destacou a importância espiritual e cultural do monumento. “É uma alegria muito grande estar hoje na cidade do Crato, a cidade mais católica do Brasil. Essa nova imagem expressa o fervor mariano do povo do Crato, do povo do Cariri”, afirmou.
Impacto no turismo
A região do Cariri movimenta cerca de R$ 2,5 milhões por ano com turismo religioso, impulsionado por romarias, celebrações católicas e pela forte devoção popular. “Aqui temos pessoas de vários estados. Não é qualquer região que tem a cidade mais religiosa do Brasil e dois santos – Padre Cícero e Menina Benigna. A fé desse povo é diferente”, destacou Elmano.

Um símbolo de fé, esperança e acolhimento
Natural do Crato, o ministro Camilo Santana ressaltou o significado do novo monumento para sua terra natal. “Essa imagem simboliza esperança, proteção e consolo. Que este espaço seja sempre de oração e reflexão. O mundo está precisando de amor, fraternidade e proteção”, disse.

🌟 Cerimônia reúne oração, música e devoção
A solenidade começou com uma missa especial no palco montado diante da imagem, seguida da bênção inaugural. Muitos fiéis chegaram ainda no fim da tarde para garantir um bom lugar e acompanhar toda a programação.
Além da celebração litúrgica, o público assistiu a apresentações musicais de Irmã Raquel e Patrícia e do padre Fábio de Mello, uma das atrações mais aguardadas da noite, que levou música e espiritualidade ao evento.
O espaço ao redor da estátua ficou completamente tomado pelos fiéis, que aproveitaram a noite para registrar o momento histórico e expressar sua devoção.
A inauguração reuniu mais de 100 caravanas de fiéis vindos de, pelo menos, seis estados.
🛕 Novo polo de turismo religioso no Cariri
Com a inauguração, a expectativa é que o monumento se consolide como um dos principais pontos de visitação do Cariri, atraindo mais romeiros e turistas impulsionados pela fé. A região já é reconhecida pelo forte calendário religioso, e o novo atrativo deve ampliar ainda mais o fluxo de visitantes.
A força espiritual do Cariri

O bispo da Diocese do Crato, Dom Magnus Henrique Lopes, celebrou o momento como um marco da fé local. “Estamos em uma região em que a fé faz parte da alma. Aqui temos a vivência da fé, necessária para transformar o coração”, declarou.
Arte que nasce da dor e da devoção
A estátua monumental é obra do escultor Ranilson Viana, natural de Petrolina. Ele lembrou emocionado sua trajetória pessoal: “Tudo começou com o sonho de fazer um quarto para o meu filho, e cheguei até aqui. Meu filho não está mais comigo, mas ele veio para me transformar em um escultor.”

Ranilson descreveu a entrega da obra como um momento histórico. “Através das minhas esculturas posso levar conexão com o nosso Criador. Eu nem tenho mais lágrimas para chorar. É muito gratificante estar aqui neste momento tão especial para o Ceará, para o Brasil e para o mundo”, concluiu.
Por Aline Dantas










