Anúncio
Hospedagem de sites ilimitada superdomínios
Revista Cariri
  • Início
  • Últimas
  • Regionais
    • Crato
    • Barbalha
    • Juazeiro do Norte
    • Cariri
  • Segurança
  • Brasil
  • Política
    • Análises
  • Saúde
  • Classe A Rádio Hits
  • Rádio Forró das Antigas
  • Contato

Sem Resultado
Ver resultados
  • Início
  • Últimas
  • Regionais
    • Crato
    • Barbalha
    • Juazeiro do Norte
    • Cariri
  • Segurança
  • Brasil
  • Política
    • Análises
  • Saúde
  • Classe A Rádio Hits
  • Rádio Forró das Antigas
  • Contato
Sem Resultado
Ver resultados
Revista Cariri
Sem Resultado
Ver resultados
PUBLICIDADE

Confira como está o nível de alerta para transmissão da Covid-19 nas 184 cidades do Ceará

Dos indicadores avaliados pela Sesa, o que mais preocupa é a taxa de letalidade, que está em 3,1% e com tendência crescente

20 de abril de 2021
Riscos e falta de leitos: as dificuldades para a transferência de pacientes com Covid-19 no Ceará

Todos os municípios cearenses estão na classificação de risco alto ou altíssimo (Foto: Camila Lima)

PUBLICIDADE

A tendência de queda na taxa de contágio do novo coronavírus apontado por especialistas ainda não se reflete nos indicadores das cidades cearenses. De acordo com a plataforma IntegraSUS, da Secretaria da Saúde (Sesa) do Estado, todos os municípios permanecem com alerta alto ou altíssimo para transmissão da Covid-19.

Em comparação com a semana anterior, houve uma sensível piora. Eram 176 cidades no alerta “altíssimo”, agora são 177. A métrica do sistema vai de baixo (nível 1) a altíssimo (nível 4).

Na análise anterior — período correspondido às semanas epidemiológicas 13 e 14 — oito cidades estavam em nível de alerta alto: Paramoti, Iracema, Piquet Carneiro, Catarina, Orós, Icó, Granjeiro e Lavras da Mangabeira.

Agora — nas semanas 14 e 15, período correspondido entre os dias 4 a 17 de abril — o número caiu para sete: Itatira, Tarrafas, Campos Sales, Araripe, Icó, Jaguaribara e Catarina, única que cidade que não teve alteração no quadro.

Medidas restritivas
Esse panorama ainda preocupante forçou algumas cidades a adotarem medidas mais restritivas do que as vigentes no decreto estadual. Antonina do Norte, Capistrano, Santana do Cariri e Baturité mantiveram o lockdown diante do aumento exponencial dos casos.

Nestas três primeiras cidades, além do fechamento de supermercados e a proibição da circulação de moradores nas ruas, os decretos municipais vetaram a venda de bebidas alcoólicas.

Ontem (19), Quixadá, no Sertão Central, também proibiu a comercialização de bebidas. A restrição se estende até a próxima segunda-feira (26). Esta já é a segunda vez, neste ano, que o município aplica a medida. A primeira foi no dia 1º de março. Naquela ocasião, houve também toque de recolher. As restrições duraram por uma semana.

Projeção positiva
Para traçar as métricas de risco de contágio nas cidades, a Sesa leva em consideração cinco indicadores (Incidência de casos por 100 mil habitantes, internações, percentual de leitos ocupados, taxa de letalidade e taxa de positividade nos testes). Destes, apenas uma apresenta tendência crescente: a taxa de letalidade, que atualmente está em 3,1%. Os demais apontam tendência de queda.

• Incidência por 100 mil habitantes: 360;
• Internações: 516,9;
• Percentual de leitos de UTIs ocupados: 92,9%;
• Taxa de letalidade: 3,1%;
• Taxa de positividade em testes RT-PCR: 48,2%

Se esses indicadores continuarem em queda, a projeção é de que ocorra, nas próximas semanas, melhora no risco de transmissão da Covid-19, no Ceará. A última vez que o Estado teve pelo menos uma cidade dentro da classificação de risco moderado foi no início de abril. À época, Pereiro e Ererê estavam no risco nível 2.

Entenda a classificação

Novo Normal: Taxa de ocupação dos leitos menor que 70%; taxa de letalidade inferior que 1%; e percentual de positividade de testes menor que 25%;

Moderado: Taxa de ocupação dos leitos entre 70% e 80%; taxa de letalidade entre 1% e 2%; percentual de positividade de testes para diagnóstico da Covid-19 entre 25% e 49,9%;

Alto: Taxa de ocupação dos leitos entre 80,1% e 95%; taxa de letalidade entre 2% e 3%; percentual de positividade entre 50% e 75%;

Altíssimo: Taxa de ocupação dos leitos superior a 95%; taxa de letalidade maior que 3%; e percentual de positividade de testes para diagnóstico da Covid-19 acima de 75%

Por André Costa

Fonte: Diário do Nordeste

Revista Cariri Recomenda

☔ Alerta de chuvas intensas no Ceará é ampliado para 108 cidades, segundo Inmet
Cariri

Cariri enfrenta fim de semana de calor intenso e baixa umidade, com possibilidade de chuvas isoladas

5 de dezembro de 2025
Hospital Polo Regional do Centro-Sul inicia obras em Iguatu com investimento superior a R$ 312 milhões
Regionais

Hospital Polo Regional do Centro-Sul inicia obras em Iguatu com investimento superior a R$ 312 milhões

4 de dezembro de 2025
Elmano de Freitas autoriza início das obras do Hospital Regional do Maciço de Baturité
Regionais

Elmano de Freitas autoriza início das obras do Hospital Regional do Maciço de Baturité

29 de novembro de 2025
Compra de caixas em Várzea Alegre vira alvo de investigação por suspeita de superfaturamento
Cariri

Compra de caixas em Várzea Alegre vira alvo de investigação por suspeita de superfaturamento

29 de novembro de 2025
Próximos
Consórcio Nordeste articula aquisição de doses da vacina Sputnik V para uso emergencial

Governadores do Nordeste se reúnem com Ministro da Saúde para debater inclusão da Sputnik V no PNI

Óbitos pela Covid-19 crescem 98% no interior do Estado, em junho

Selo Município Verde: Crato e Juazeiro do Norte serão contemplados; Barbalha fica fora da lista

N9: Cientistas alertam para mais uma nova variante do coronavírus no Brasil

Brasil ultrapassa 14 milhões de casos de Covid e registra 3 mil óbitos em 24h

Mais Lidas

  • Elmano anuncia pagamento da segunda parcela do 13º e antecipação da folha de dezembro

    Elmano anuncia pagamento da segunda parcela do 13º e antecipação da folha de dezembro

  • Acréscimo de 25% pode aumentar aposentadoria do INSS; saiba como solicitar

  • Seleção Brasileira conhece tabela da fase de grupos da Copa de 2026

  • Carro desgovernado atropela duas mulheres e invade casas em Várzea Alegre

  • Datafolha aponta vantagem de Lula sobre Flávio Bolsonaro e Tarcísio em cenários para 2026

© Revista Cariri - Desenvolvido por Clik Design.

Sem Resultado
Ver resultados

© Revista Cariri - Desenvolvido por Clik Design.

Controle sua privacidade
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
WhatsApp chat